Depois de fotos do HB20 2023 reestilizado terem vazado nas redes sociais, Hyundai divulga primeiras imagens oficiais do compacto
Quando a Hyundai lançou o HB20, em 2012, ela deu um tiro certeiro. O compacto tinha sido desenvolvido após o Volkswagen Gol ter sido literalmente dissecado na matriz da marca sul-coreana. Suspensão bem ajustada para o “padrão” brasileiro e dois motores bem resolvidos garantiriam uma boa aceitação do novato.
VEJA TAMBEM:
No entanto, seu design era um fator extra. O carrinho era lindo. Depois da primeira reestilização, ele ficou ainda mais bacaninha. Em 2019 veio a segunda geração. E como já cantava Chico Buarque: “Aí a notícia carece de exatidão”.
Isso porque a segunda geração do HB20 gerou surpresa e espanto. A marca adotou uma linguagem de estilo que já tinha sido aplicada no exterior. O estilo “exótico” gerou milhares de memes e reações pelas redes sociais: bagre, clone do Ka, foram algumas das associações da carranca pouco convencional do compacto.
só eu q acho o novo HB20 parecido com um bagre?
ps: ñ é uma crítica donos de hb20, eu gosto de bagres pic.twitter.com/SUFSkreTxR— Liu (@LiuLive) July 30, 2021
Mas fato é que o desenho estranho não espantou o consumidor. Nos anos de 2020 e 2021, o HB20 licenciou exatas 86,5 mil unidades, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Além disso, foi o vice-líder geral de vendas nos dois períodos. Ou seja, manteve seu desempenho. Afinal o sul-coreano sempre foi o eterno vice do Onix e hoje segue a Strada. Este ano não tem sido diferente, o HB20, segue na segunda colocação, com quase 35 mil unidades emplacadas de janeiro a maio. É o carro de passeio mais vendido do mercado.
Mesmo assim, a Hyundai viu já era de mudar e lançará na próxima terça-feira (5), a linha 2023 reestilizada. As fotos vazaram na rede, como o leitor pode conferir aqui no AutoPapo.
Como é de praxe em reestilizações, a fabricante mexeu apenas nas extremidades do carro. O HB20 ganhou novos faróis, grade do radiador, capô, para-choques e lanternas.
O desenho triangular das lentes deu lugar a refletores com quatro pontos. que remetem à primeira geração. A grade também segue a mesma lógica. Já o para-choque conta com elemento trapezoidal, como no Volkswagen Polo. O resultado agradou.
Na lateral nada mudou. E aí que surgem as controvérsias. Os elementos retilíneos do conjunto ótico não conversam com os elementos curvos da lateral, principalmente nas formas da área envidraçada, que tem como ponto focal a moldura na coluna C.
Na traseira, a intervenção também ficou estranha. Ela segue a tendência de alguns dos modelos da marca lá fora. O uso de peça inteiriça na iluminação traseira voltou a ser utilizado por várias marcas, como Audi, Porsche, Mercedes-Benz e Volks e a própria Hyundai. O problema é que geralente esse tipo de lanterna direciona o olhar.
No 911 ela direcionava o formato de gota da carroceria. Já no VW ID.5, a lanterna “levanta” a traseira do carro. No HB20 2023 ela faz o contrário. Isso porque redesenhar a tampa do porta-malas demandaria um novo para-brisas, ajustes de estamparia e demais gastos. Foi um remendo parecido com o que a Renault fez com o Sandero.
Será que com o desenho novo o HB20 finalmente deixará de ser o super-vice?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Carro bom, agradável de dirigir não fica em mecânica igual a outras marcas, design deixa a desejar mas o que é um design frente a tantas qualidades não é!!
O MODELO DO HB20S 2018 SEDÃ É O MAI BONITO DE TODOS !SE FICASSE MAIS FINOS OS FARÓIS TRASEIROS, ERA UM SHOW!!!
Esses carros são bons não são muito beberrão o problema o seguro deles não muito caro
I20 para a Europa e HB20 para o terceiro mundo. Cada mundo tem o Hyundai que merece.
Caro que estamos falando de uma reestilizaçao, em que buscaram alinhar o visual com o I20 e mexer com o que foi criticado. Não daria pra esperar demais do design por se tratar de uma atualização. Quem sabe daqui a 4 anos numa possível nova geração ele seja igual ao que temos na Europa.
Comprei meu primeiro HB20 em 2021 e estou muito satisfeita com carro, confortável, econômico e gostoso de dirigir, não pretendo mais sair da marca quando for trocar será por outro hiunday..
O carro é excelente, nunca vai agradar a todos por melhor que o veículo possa ser…
Urubú na guerra é frango
O carro é bem competente para um popular. Uso no trabalho. Melhorou um pouco o design mas continua longe de ser um primor.