Seria esse o começo da crise da BYD?

A guerra de preços no mercado automotivo chinês afeta a BYD e causa um excesso de carros com destino a outros países

byd song plus 2026 azul frente parado
Reflexo da superprodução chega até as montadoras chinesas (Foto: BYD | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 03/09/2025 às 09h00

A China financiou e incentivou sua indústria automobilística nas últimas duas décadas, o que resultou em um crescimento rápido e inegável. Essa estratégia permitiu que montadoras como a BYD se tornassem líderes globais, especialmente no setor de veículos eletrificados.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

No entanto, o modelo de incentivo estatal começou a apresentar um desequilíbrio. A produção superou a demanda, o que resultou em um excesso de oferta, queda nos lucros e uma intensa guerra de preços.

A situação atual da BYD no mercado chinês

A montadora chinesa registrou uma queda nos lucros pela primeira vez em três anos. Essa retração nas vendas, que já dura há três meses, mostra que a dificuldade pode ser estrutural.

Com uma meta de vender 5,5 milhões de unidades na China em 2025, as projeções atuais mostram que a BYD deve ficar mais de 1 milhão de unidades abaixo da meta. O grande desafio que a empresa está enfrentando é a falta de compradores internos, mesmo com uma redução nos preços. O excesso de oferta forçou uma guerra de preços entre as montadoras locais, que agora competem com descontos para tentar aliviar seus estoques.

O problema da alta nos estoques afeta também veículos movidos a combustão, que acabam encontrando novos mercados no exterior. Países como Rússia, Ásia Central e Oriente Médio recebem esse “dumping automotivo”, com milhares de unidades vendidas a preços abaixo de seu valor real. Essa prática pressiona os concorrentes em diversas regiões e gera incertezas nos mercados, principalmente na Europa e nos EUA, que já veem os carros chineses como uma ameaça.

Riscos financeiros e possíveis impactos

Como se a queda das vendas já não fosse preocupante o suficiente, as montadoras chinesas ainda apresentam preocupações com a saúde financeira de sua cadeia de fornecedores. Recentemente, algumas empresas assinaram um compromisso formal de manter os pagamentos em dia, o que pode indicar que um risco de calote começou a circular no setor.

Essa crise enfrentada pela BYD é um reflexo de um crescimento baseado em subsídios e produção acelerada. A curto prazo, gera lucro e crescimento, mas com o passar do tempo começa a apresentar incertezas econômicas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonarso 6 de setembro de 2025

Rapaz…campanha contra byd tá forte por aqio…

Avatar
PSG 4 de setembro de 2025

Lion torcendo contra? Tá cheirando inveja kkkkkkk

Avatar
Lion 3 de setembro de 2025

Todo mundo sabia que isso ia acontecer. Várias montadoras chinesas já fecharam as portas, e o modelo da BYD sempre foi ainda mais dependente de uma estratégia bastante frágil. Um ex executivo da BYD já havia antecipado essa situação há um ano. Quero ver a cara de quem comprou essas porcarias quando a bolha estourar.

Avatar
Luiz 5 de setembro de 2025

Essa “porcaria me libertou dos altos custos do carro a combustão. Eu não comprei uma marca eu comprei um conceito de mobilidade. É isso que os 4, 6 cilindrados não entendem

Avatar
marcellocarvalho23@yahoo.com.br 5 de setembro de 2025

Ótimo comentário concordo com vc.

Avatar
Marcello 5 de setembro de 2025

NÃO adianta,BYD veio para ficar, aceita que doe menos, é crise todas as montadoras já passaram,para BYD isso e fichinha, vão tirar de letra.

Avatar
toycly 3 de setembro de 2025

Matéria paga, esse mesmo texto está no site notícias automotivas.

Avatar
Rogério Rocha 3 de setembro de 2025

Não cansam de apregoar crise na BYD, deve estar rolando um patrocínio bom das montadoras tradicionais…

Avatar
Pedro 5 de setembro de 2025

Vai chorar? Kkkkkk é apenas o começo do fim dessas porcarias

Avatar
Deixe um comentário