Seria esse o começo da crise da BYD?

A guerra de preços no mercado automotivo chinês afeta a BYD e causa um excesso de carros com destino a outros países

byd song plus 2026 azul frente parado
Reflexo da superprodução chega até as montadoras chinesas (Foto: BYD | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 03/09/2025 às 09h00

A China financiou e incentivou sua indústria automobilística nas últimas duas décadas, o que resultou em um crescimento rápido e inegável. Essa estratégia permitiu que montadoras como a BYD se tornassem líderes globais, especialmente no setor de veículos eletrificados.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

No entanto, o modelo de incentivo estatal começou a apresentar um desequilíbrio. A produção superou a demanda, o que resultou em um excesso de oferta, queda nos lucros e uma intensa guerra de preços.

A situação atual da BYD no mercado chinês

A montadora chinesa registrou uma queda nos lucros pela primeira vez em três anos. Essa retração nas vendas, que já dura há três meses, mostra que a dificuldade pode ser estrutural.

Com uma meta de vender 5,5 milhões de unidades na China em 2025, as projeções atuais mostram que a BYD deve ficar mais de 1 milhão de unidades abaixo da meta. O grande desafio que a empresa está enfrentando é a falta de compradores internos, mesmo com uma redução nos preços. O excesso de oferta forçou uma guerra de preços entre as montadoras locais, que agora competem com descontos para tentar aliviar seus estoques.

O problema da alta nos estoques afeta também veículos movidos a combustão, que acabam encontrando novos mercados no exterior. Países como Rússia, Ásia Central e Oriente Médio recebem esse “dumping automotivo”, com milhares de unidades vendidas a preços abaixo de seu valor real. Essa prática pressiona os concorrentes em diversas regiões e gera incertezas nos mercados, principalmente na Europa e nos EUA, que já veem os carros chineses como uma ameaça.

Riscos financeiros e possíveis impactos

Como se a queda das vendas já não fosse preocupante o suficiente, as montadoras chinesas ainda apresentam preocupações com a saúde financeira de sua cadeia de fornecedores. Recentemente, algumas empresas assinaram um compromisso formal de manter os pagamentos em dia, o que pode indicar que um risco de calote começou a circular no setor.

Essa crise enfrentada pela BYD é um reflexo de um crescimento baseado em subsídios e produção acelerada. A curto prazo, gera lucro e crescimento, mas com o passar do tempo começa a apresentar incertezas econômicas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
PSG 4 de setembro de 2025

Lion torcendo contra? Tá cheirando inveja kkkkkkk

Avatar
Lion 3 de setembro de 2025

Todo mundo sabia que isso ia acontecer. Várias montadoras chinesas já fecharam as portas, e o modelo da BYD sempre foi ainda mais dependente de uma estratégia bastante frágil. Um ex executivo da BYD já havia antecipado essa situação há um ano. Quero ver a cara de quem comprou essas porcarias quando a bolha estourar.

Avatar
Luiz 5 de setembro de 2025

Essa “porcaria me libertou dos altos custos do carro a combustão. Eu não comprei uma marca eu comprei um conceito de mobilidade. É isso que os 4, 6 cilindrados não entendem

Avatar
toycly 3 de setembro de 2025

Matéria paga, esse mesmo texto está no site notícias automotivas.

Avatar
Rogério Rocha 3 de setembro de 2025

Não cansam de apregoar crise na BYD, deve estar rolando um patrocínio bom das montadoras tradicionais…

Avatar
Pedro 5 de setembro de 2025

Vai chorar? Kkkkkk é apenas o começo do fim dessas porcarias

Avatar
Deixe um comentário