A guerra de preços no mercado automotivo chinês afeta a BYD e causa um excesso de carros com destino a outros países
A China financiou e incentivou sua indústria automobilística nas últimas duas décadas, o que resultou em um crescimento rápido e inegável. Essa estratégia permitiu que montadoras como a BYD se tornassem líderes globais, especialmente no setor de veículos eletrificados.
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No entanto, o modelo de incentivo estatal começou a apresentar um desequilíbrio. A produção superou a demanda, o que resultou em um excesso de oferta, queda nos lucros e uma intensa guerra de preços.
A montadora chinesa registrou uma queda nos lucros pela primeira vez em três anos. Essa retração nas vendas, que já dura há três meses, mostra que a dificuldade pode ser estrutural.
Com uma meta de vender 5,5 milhões de unidades na China em 2025, as projeções atuais mostram que a BYD deve ficar mais de 1 milhão de unidades abaixo da meta. O grande desafio que a empresa está enfrentando é a falta de compradores internos, mesmo com uma redução nos preços. O excesso de oferta forçou uma guerra de preços entre as montadoras locais, que agora competem com descontos para tentar aliviar seus estoques.
O problema da alta nos estoques afeta também veículos movidos a combustão, que acabam encontrando novos mercados no exterior. Países como Rússia, Ásia Central e Oriente Médio recebem esse “dumping automotivo”, com milhares de unidades vendidas a preços abaixo de seu valor real. Essa prática pressiona os concorrentes em diversas regiões e gera incertezas nos mercados, principalmente na Europa e nos EUA, que já veem os carros chineses como uma ameaça.
Como se a queda das vendas já não fosse preocupante o suficiente, as montadoras chinesas ainda apresentam preocupações com a saúde financeira de sua cadeia de fornecedores. Recentemente, algumas empresas assinaram um compromisso formal de manter os pagamentos em dia, o que pode indicar que um risco de calote começou a circular no setor.
Essa crise enfrentada pela BYD é um reflexo de um crescimento baseado em subsídios e produção acelerada. A curto prazo, gera lucro e crescimento, mas com o passar do tempo começa a apresentar incertezas econômicas.
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Lion torcendo contra? Tá cheirando inveja kkkkkkk
Todo mundo sabia que isso ia acontecer. Várias montadoras chinesas já fecharam as portas, e o modelo da BYD sempre foi ainda mais dependente de uma estratégia bastante frágil. Um ex executivo da BYD já havia antecipado essa situação há um ano. Quero ver a cara de quem comprou essas porcarias quando a bolha estourar.
Essa “porcaria me libertou dos altos custos do carro a combustão. Eu não comprei uma marca eu comprei um conceito de mobilidade. É isso que os 4, 6 cilindrados não entendem
Matéria paga, esse mesmo texto está no site notícias automotivas.
Não cansam de apregoar crise na BYD, deve estar rolando um patrocínio bom das montadoras tradicionais…
Vai chorar? Kkkkkk é apenas o começo do fim dessas porcarias