iPhones 15 são danificados pelo carregamento por indução da BMW

Problemas com carregamento por indução envolvendo BMW e iPhone 15 está atingindo um pequeno grupo de pessoas, com dinheiro para comprar os dois

BMW Motorrad logotipo escudo
É melhor carregar a moda antiga (Foto: BMW | Divulgação)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 03/10/2023 às 19h02

O padrão carregamento por indução não é uma tecnologia nova, ela existe desde 2008. Isso significa que as pessoas têm aproveitado a tecnologia há quase 15 anos e ela tem sido bastante confiável ao longo desse tempo. Isto é, a menos que você faça parte do pequeno grupo de pessoas que possuem um BMW e um iPhone 15, nesse caso, é melhor você carregar seu celular a moda antiga.

Os proprietários do novo iPhone 15 têm relatado que as bases de carregamento em seus BMWs estão bloqueando os chips de NFC, bloqueando os pagamentos por aproximação, as chaves digitais de carro e outros recursos relacionados a aproximação. Ainda não é possível afirmar se isso está acontecendo com os carros da marca no Brasil.

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  • Segundo alguns relatos nas redes sociais, os usuários que enfrentam o problema dizem que, durante o carregamento, seus iPhones exibem uma tela branca e entram no modo de recuperação. Após reiniciado, tudo parece normal até que o usuário tente usar alguma função que exija aproximação.
  • Os usuários com dispositivos afetados verão uma mensagem de erro dentro do aplicativo Wallet que diz “Não foi possível configurar o Apple Pay”.
  • Não parece haver uma solução ainda, embora alguns clientes relatem que a Apple substituiu seus dispositivos danificados após o erro.
  • Os padrões de carregamento por indução, embora usem o mesmo método de acoplamento indutivo para a transmissão de dados sem fio, operam em frequências diferentes. O NFC, com sua frequência muito baixa de 13,56 MHz, é principalmente usado para transmitir dados em situações de proximidade, como pagamentos sem contato.
  • Por outro lado, o Qi é um padrão dedicado ao carregamento sem fio de dispositivos, operando em frequências como 127,7 kHz para dispositivos mais antigos e 360 kHz para dispositivos mais recentes, com uma capacidade de carga de até 15 watts.
  • Recentemente, alguns usuários relataram problemas com o superaquecimento de seus iPhones quando colocados em carregadores sem fio, como os da BMW. Isso levantou questões sobre se o problema está relacionado ao NFC ou ao superaquecimento devido ao carregamento sem fio.
  • A Apple está investigando e promete resolver essas questões por meio de atualizações de software, enquanto a BMW também está investigando o problema, deixando os proprietários de iPhones 15 aconselhados a evitar o uso de carregadores sem fio por enquanto. Ainda não está claro qual é a causa raiz desses problemas.
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