10 carros com isenção de IPVA 2023: modelos e análise
Modelos completam 20 anos de vida e ficam livres da cobrança do imposto em São Paulo e outros diferentes estados
Modelos completam 20 anos de vida e ficam livres da cobrança do imposto em São Paulo e outros diferentes estados
O Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos muitos custos para quem tem um automóvel 0 km, seminovo e usado. Mas tem gente que se livra dele ao recorrer a carros mais antigos. Em São Paulo e em outros estados brasileiros diferentes carros que têm isenção de IPVA 2023.
Isso porque SP é uma das unidades da federação em que veículos com mais de 20 anos de uso ficam isentos do IPVA – em outros estados, como o Rio de Janeiro, a faixa de isenção é a partir de 15 anos. Aproveitamos para separar carros que foram lançados em 2003 que você já pode comprar como usado e não ter de se preocupar com o tributo.
VEJA TAMBÉM:
O modelo que praticamente inaugurou o conceito de SUV puramente urbano no mundo é um dos carros que tem de isenção de IPVA 2023. O jipinho baseado no Fiesta e fruto do Projeto Amazon da Ford foi lançado justamente em março de 2003 e nunca escondeu suas pretensões exclusivas para o asfalto.
O modelo começou a vida com motores Zetec Rocam. As versões de entrada usavam o 1.0 Supercharger, com compressor mecânico e 95 cv – para se beneficiar do IPI reduzido para motores “mil”. Já o 1.6 rendia 98 cv. Tem ainda as opções com o Duratec 2.0 16V de 143 cv. No mercado de usados, os preços vão de R$ 20 mil a R$ 30 mil.
A primeira e mais legal geração da Montana foi lançada em outubro de 2003, já como linha 2004, porém é um dos carros que têm isenção de IPVA 2023. A picape compacta usa como base o Corsa 2 e já nasceu com motor 1.8 flex de 114/112 cv.
A Montana começou em versão única e com pacotes visuais auto explicativos, Sport e Off-Road. Desempenho e dinâmica são os fortes da picape compacta, que, nos modelos 2003/04, tem preços entre R$ 27 mil e R$ 35 mil.
O C3 acaba de chegar à terceira geração, mas foi em 2003 que a primeira fase do hatch foi lançada. O modelo foi o Citroën que estreou a fábrica da PSA em Porto Real (RJ) e chegou com uma proposta mais “premium” dentro do segmento de compactos – logo o termo foi aproveitado pelo departamento de marketing.
Tanto que o C3 só começou com motor 1.6 16V de 110 cv – o mesmo que perdura até hoje, só que apenas a gasolina no início do milênio. Tem design charmoso até hoje e nível de equipamentos superior em relação aos rivais da época. Os preços: entre R$ 15 mil e R$ 21 mil.
Conheça a nova geração do Citroën C3:
A picape média ganhou sobrenome Sport nesta terceira geração apresentada em 2003. Produzida em Catalão (GO) e com linhas mais arredondadas, a L200 integra uma opção diferente de carro com isenção de IPVA 2023.
O veículo da Mitsubishi estava disponível em duas versões, ambas com motor 2.5 turbodiesel, mas com calibragens diferentes. Na GLS rende 121 cv e na HPE topo de linha, 141 cv – neste caso, com câmbio manual ou automático de quatro marchas. Os preços oscilam entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.
Outro que estreou no fim de 2003 como linha 2004. O hatch altinho da Volkswagen chegou para ser o meio-termo entre o Gol e Polo. Feito sobre uma versão simplificada da plataforma PQ24, foi lançado com os motores EA111 1.0 e 1.6, mas já com tecnologia flex e aliados ao câmbio manual de cinco marchas.
Mas só as configurações duas portas estão entre os isenção de IPVA 2023. Isso porque a variante com quatro portas só chegou em 2004. Os preços do Fox 2003 nos sites de compra e venda de carros variam entre R$ 18 mil e R$ 27 mil.
Muito antes do Kicks, a marca japonesa produziu um SUV no Brasil. Trata-se do Xterra, bom e incompreendido utilitário esportivo derivado da primeira geração brasileira da picape Frontier e feito em São José dos Pinhais (PR) – como parte da aliança Renault Nissan. Tem construção sólida e o robusto motor MWM 2.8 de 132 cv e tração 4×4.
Não vendeu o que a Nissan esperava para bater de frente com o Chevrolet Blazer, mas hoje o SUV médio é valorizado entre os usados. Modelos 2003/04 do Xterra estão entre os carros que não pagam IPVA e tem preços entre R$ 70 mil e R$ 80 mil nas plataformas online de vendas.
Foi em 2003 também que a Volkswagen lançou a versão GTi mais braba do então Golf IV, nosso querido sapão. Importado da Alemanha em minguadas 99 unidades, a variante VR6 era equipada com um V6 de 200 cv de potência e 27 kgfm de torque máximo. O “R” indica o ângulo fechado de 15º entre as bancadas de três cilindros.
Com câmbio manual de seis marchas, o hatch é um belo carro esportivo com isenção de IPVA 2023. Faz o 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, segundo dados da época. Porém, é quase item de colecionador e os preços são tão exclusivos como: vão de R$ 100 mil a R$ 150 mil.
A Ford pena para trazer a F-150 para o Brasil, mas já produziu por aqui um modelo maior, a F-250. Lançada em 1999 para substituir a F1000, foi só em 2003 que a picapona recebeu configuração cabine dupla para figurar entre os carros isentos de IPVA no ano que vem.
Nesta época, já usava o motor 4.2 MWM Sprint turbodiesel de 180 cv e 51 kgfm. Com mais de 6 metros de comprimento, capacidade de carga de mais de 1 tonelada e PBT de 5 toneladas, só pode ser guiado por quem tem CNH na categoria C. Os preços vão de R$ 110 mil a R$ 140 mil.
Um dos grandes sucessos de vendas e carro queridinho do mercado também nasceu em 2003, mais precisamente em abril. Com pegada de hatch e conceito de monovolume, o Fit logo atraiu uma legião de fãs com sua mecânica simples e que dá pouco problema, além da solução interna de bancos que otimiza o espaço interno.
Produzido em Sumaré (SP), o primeiro Fit 2003 começou apenas com motor 1.4 a gasolina de 80 cv e nas versões LX e LXL, com opções de câmbio manual de cinco marchas ou transmissão automática CVT. Os preços vão de R$ 25 mil a R$ 32 mil.
Tem SUV imponente e de luxo entre os carros isentos de IPVA em 2023. Há quase 20 anos a Toyota começou a importar do Japão o Land Cruiser Prado, um dos seus maiores e mais requintados utilitários esportivos da época. O jipão tem 4,85 metros de comprimento, 2,79 m de entre-eixos e vão livre do solo de mais de 22 cm.
O motor é o 3.0 turbodiesel com quatro cilindros, 131 cv de potência e 35 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. O conjunto trabalha com câmbio automático de quatro marchas e tração integral permanente. Os preços vão de R$ 75 mil a R$ 100 mil e variam conforme o estado do SUV.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Boa tarde amigo autor da matéria
Acreditei mesmo na sua matéria e pesquisa, infelizmente sua pesquisa acabou sendo imprecisa e passou uma informação incorreta aos leitores, pois os carros que estão isentos de IPVA são os fabricados em 2002 e não em 2003, só peço mais responsabilidade na hora de publicar, pois isso não está a altura do portal uol, que tem uma credibilidade e pode estar sendo diminuída com esse tipo de matéria.
Gostaria de saber se em MG,vai continuar cobrando IPVA do carro ASTRA em 2023?
Moro em um pe tenho uma Tucson 2009 está vou precisar pagar Ipvc em 2023
Amigo, meu carro, uma chevy 500 de carrocaria, de 1992, completou 30 anos e o detea am ainda ta me cobrando 106, e uns centavos,, isso ta certo???
ERRO !!! Land Cruiser 3.0 gasolina???
Acredito ser uma falha, pois é a Diesel não?
Tenho 69 ano tenho que pagar ipva normal moro na Ba em Vitoria da conquista Ba