Kombi com 4 eixos e ‘esteiras de tanque’ é restaurada após 60 anos
Modelo foi desenvolvido por mecânico austríaco que queria um veículo versátil com grande capacidade off-road
Modelo foi desenvolvido por mecânico austríaco que queria um veículo versátil com grande capacidade off-road
A Kombi foi um dos veículos mais versáteis já produzido e tem uma grande quantidade de exemplares modificados, mas recentemente a Volkswagen adquiriu modelo bastante peculiar, uma Kombi com suas rodas substituídas por esteiras, como em um trator.
Chamado de Half-Track Fox, a Kombi de 1962 é um dos dois modelos convertidos pelo mecânico austríaco Kurt Kretzne em um veículo que pudesse enfrentar o terreno montanhoso do país independentemente de qual fosse o clima e sem sacrificar a versatilidade e o espaço que só a “Velha Senhora” oferece.
VEJA TAMBÉM:
Os 2 eixos dianteiros são equipados com rodados duplos que servem para direcionar a Kombi. Já os eixos traseiros são equipados com rodas de 13 polegadas cobertas por esteiras para enfrentar qualquer terreno.
A Kombi Fox, tem um freio em cada roda e um motor boxer de 4 cilindros e 1.2 litro qu desenvolvee 34 cv. A velocidade máxima é de apenas 35 km/h.
A Kombi dos alpes, como foi chamada, poucas vezes foi vista, apareceu em Viena e quase uma década depois foi vista novamente e comprada em 1995 pelo museu da Porsche em Gmünd , uma pequena cidade austríaca onde a empresa iniciou suas atividades.
Uma restauração foi tentada no início dos anos 2000, mas falhou devido a razões logísticas.. Em 2018, foi adquirida pela pela divisão de Veículos Clássicos da Volkswagen.
VW conseguiu consertar a carroceria da Kombi e pintar no laranja fosco original, uma cor que foi escolhida para que ela se destacasse nos alpes
A parte mecânica e o interior também foram completamente restaurados para que ficassem dignos do nível do museu. Bem que uma dessas serviria para andar nas ruas mal asfaltadas do Brasil.
A Volkswagen já iniciou a pré-venda do ID.Buzz, a chamada Kombi elétrica. Apesar de não carregar os mesmo nome, o furgão elétrico é uma espécie de sucessor da Kombi que já conhecemos e faz parte da linha de elétricos ID da fabricante alemã. Inclusive, ela utiliza a mesma plataforma modular MEB presente no ID 3, ID 4, ID 5 e ID 6 da VW.
Disponível em 11 esquemas de cores diferentes, a Kombi elétrica está prevista para chegar nos países europeus em novembro deste ano. Inicialmente, ela será oferecida em uma configuração de cinco lugares em que o assento pode ser rebatido (60/40). O tamanho do porta-malas varia de acordo com a posição dos bancos, comportando entre 1.121 litros e 2.205 litros.
Boris Feldman dirigiu a Kombi do futuro quando ainda era um protótipo:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |