Lata Velha: memes ressurgem na internet e relembram fracassos do quadro
Internautas relembram as maiores pérolas do quadro de reforma automotiva Lata Velha e relembraram modelos icônicos do programa
Internautas relembram as maiores pérolas do quadro de reforma automotiva Lata Velha e relembraram modelos icônicos do programa
O quadro Lata Velha foi criado em 2005 e era exibido durante o programa do Luciano Huck nas tardes de sábado. A dinâmica foi inspirada no ‘Pimp My Ride’, da MTV dos Estados Unidos e funcionava da seguinte forma: o espectador com um carro muito velho e extremamente mal cuidado se inscrevia para participar e era selecionado pela produção do programa.
Geralmente os escolhidos sempre tinham uma conexão muito forte com o carro por diferentes motivos – ter pertencido a um ente querido, ser utilizado para o trabalho etc. Após escolher o felizardo, a ‘Lata Velha’ era levada para a oficina para restauração e o proprietário precisava cumprir algumas provas no palco do programa para recuperar o veículo – normalmente era uma apresentação musical com dança.
VEJA TAMBÉM:
No entanto, apesar de ganhar uma restauração completamente gratuita, nem sempre elas eram de encher os olhos. O AutoPapo, inclusive, já listou os 10 piores modelos restaurados pelos mecânicos de Luciano Huck.
Como se esquecer do Fiat 147 que ganhou um novo eixo e foi transformado em uma limusine? O pior de todos talvez seja o Logus GLSi de ‘Luizinho’ que trabalhava de faz tudo e considerava o carro ‘pau para toda obra’. Pensando nessas mil e uma utilidades do candidato, a produção teve a brilhante ideia de estampar o veículo com uma plotagem que simulava tijolo e azulejo. Como se isso não fosse o suficiente, o veículo recebeu alguns apetrechos que remetiam à profissão de ‘Luizinho’, como o câmbio de marchas em formato de martelo.
Em uma das edições do Lata Velha o professor de física Jaime teve o seu Del Rey reformado e, por gostar muito de churrasco, a equipe de customização inseriu uma churrasqueira na traseira do veículo.
Essa deixa, foi o suficiente para os internautas, vez ou outra, ressuscitarem o meme do lata velha na internet. Para isso, os usuários da rede social encontram a foto de algum carro bizarramente modificado na internet, associam ela ao gosto ou profissão do proprietário e atribuem a obra ao quadro do programa do Luciano Huck.
Veja alguns exemplo abaixo:
https://twitter.com/alcrsk/status/1584639537610862593
“sou vendedor de melancia”
luciano huck: não diga mais nada pic.twitter.com/igKG7qVcZ9
— 𝔬 𝔥𝔞𝔫𝔦𝔠𝔥🦀 (@mathe_hanich) October 26, 2022
"gosto de sinuca"
luciano huck: não diga mais nada pic.twitter.com/PlETWnuY5R
— djamba vencida (@brusnos) October 25, 2022
O cara: Gosto de tartarugas
Luciano Huck reformando o carro dele: pic.twitter.com/XkO1GBCnTW— Shitpost só que de verdade (@shitpostverdade) October 25, 2022
Mas não podemos generalziar e taxar todas as reformas feitas pelo Lata Velha de barangas. Darlan Romani, atleta que disputou as Olimpíadas no ano passado, participou do programa e teve a oportunidade de reformar a Kombi que pertenceu ao seu falecido pai.
Romani, no entanto, não tinha condições de fazer a restauração por conta própria e, por isso, escreveu inúmeras vezes para o programa até ser selecionado. Um dos pedidos do atleta foi manter o veículo o mais próximo possível do original para que ele recebesse a placa preta. Então por isso, o modelo não foi equipado com muitas firulas e, diga-se de passagem, ficou maravilhoso.
Foi preciso trocar algumas peças da lataria como a seção dianteira, o assoalho e as laterais aonde vão as portas. Embreagem, freios e o motor estavam em condições relativamente boas. A suspensão foi apenas reajustada e teve uma troca no amortecedor.
No momento de escolher a cor, a oficina optou pelo Azul Pavão – uma cor bonita, pouco chamativa e que compunha a paleta de cores oferecida pela VW na época.
Ademais, o modelo 71 contava com frisos, tapeçaria em duas cores e maçanetas e retrovisores cromados, tendo sido tudo refeito de acordo com os padrões originais. Apesar de a Kombi brasileira ter sido projetada para o transporte de cargas, o modelo de Darlan recebeu pneus radiais – para segurança e conforto.
Romani recebeu a Kombi no programa do Luciano Huck que foi exibido em 2020. Na ocasião, o atleta precisou cantar se vestir de Michel Teló como prova para ganhar o carro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |