Lexus LBX Morizo RR é o GR Yaris de luxo

O SUV compacto de luxo ganhou a mecânica do pequeno esportivo japonês, mas sem perder o refinamento típico da Lexus

lexus lbx morizo rr azul frente fazendo curva
O SUV tem medidas similares às do Citroën C4 Cactus (Fotos: Lexus | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 22/07/2024 às 13h02

A Toyota criou o GR Yaris para homologar um carro de rali que nunca correu. Para não perder o investimento, colocou o conjunto mecânico no Corolla. Agora, mais um carro ganhou o motor 1.6 turbo tricilindrico e a tração integral com diferencial central Torsen: o Lexus LBX Morizo RR.

Agora é possível ter um SUV compacto de luxo com powertrain derivado dos carros de rali. O Lexus LBX é irmão do Yaris Cross europeu, mas, assim como o GR Yaris, a versão Morizo RR recebeu várias mudanças em sua plataforma para ficar mais esportivo.

VEJA TAMBÉM:

Toda a suspensão foi redesenhada para lidar com a potência. A rodas de 19 polegadas calçadas com pneus 235/45 R19 são forjadas. Mas, ao mesmo tempo, melhorias para manter os níveis de ruídos e aspereza baixos foram feitas. Afinal, ainda estamos falando de um Lexus.

O LBX Morizo RR usa o motor 1.6 turbo na configuração de 304 cv e 40,8 kgfm que estreou no GR Yaris reestilizado. O câmbio pode ser o novo automático de 8 marchas feito para esses esportivo ou a caixa manual de seis marchas. Optar pelos três pedais inclui a troca do freio de estacionamento eletrônico pelo manual.

O SUV compacto pesa 1.440 kg. Suas medidas são próximas a de um Citroën C4 Cactus. Graças a esse porte compacto, ele é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 5,2 segundos.

O Lexus LBX Morizo RR nasceu como um brinquedo de Akio Toyoda, atual presidente da Toyota. Ele corre profissionalmente com o pseudônimo de Morizo, daí o nome do carro. Curiosamente, a sigla F que sempre foi usada nos esportivos da divisão de luxo japonesa não foi adotada aqui.

A decoração esportiva segue a vista no GR Corolla, com uma grande tomada de ar na dianteira e duas ponteiras de escapamento na traseira. A suspensão mais baixa faz o SUV compacto parecer um hatchback.

O interior do Lexus LBX Morizo RR segue o padrão de luxo da marca, com couro nos bancos. A montadora fará 100 unidades feitas sob medida para quem deseja ter um carro mais exclusivo, oferecendo diversas opções de personalização.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário