Junto à Michelin, Porsche 911 mostra que medida dos pneu não é apenas estética

Youtuber calçou o Porwsche 911 com pneus de diferentes medidas e em diferentes condições e constatou que a borracha maior era mais eficiente

teste medida pneus michelin porsche 911
911 respondeu melhor com o jogo de pneus maiores (Foto: Youtube | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 12/08/2022 às 14h07
Atualizado em 12/08/2022 às 15h35

Muitos motoristas não sabem a real importância dos pneus para os carros e acreditam que as suas medidas diferentes – seja ela maior, ou menor – são apenas para conferir uma estética diferente ao veículo. A partir disso, acabam fazendo mudanças no diâmetro de maneira inconsequente à fim de dar uma pegada mais agressiva, ou esportiva, ao automóvel.

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Alterá-lo de maneira equivocada pode prejudicar o funcionamento do veículo, já que os pneus são um item de segurança importantíssimo responsáveis por conferir maior estabilidade, desempenho, poder de frenagem além de ajudar no conforto e na economia de combustível.

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Para mostrar o devido valor do componente, o canal Tire Reviews do Youtube explicou na teoria e na prática a diferença entre as medidas dos pneus e, para isso, utilizou um Porsche 911 Carrera calçado com a borracha Michelin Pilot Sport 4 S NAO especialmente projetados para o esportivo.

De fábrica a Porsche já equipa o 911 com pneu 19” e 20” nas rodas dianteiras e traseiras, respectivamente, mas esse número pode subir em até uma polegada caso o cliente pague um pouco a mais por isso.

A Michelin contou com equipes distintas para trabalhar nas diferentes especificações das medidas dos pneus, e o desempenho foi era ajustado para cada dimensão específica.

Equipado com a especificação de borracha de fábrica, o youtuber fez o teste de frenagem do Porsche 911 em pista seca. Para desacelerar de 100 km/h a 5 km/h o modelo precisou percorrer 33,18m. Com as medidas maiores dos pneus a distância foi reduzida em 0,15m.

No piso molhado a diferença foi menor, mas os pneus 20” e 21” continuaram sendo mais eficientes. Para desacelerar de 80 km/h para 5 km/h foi registrado 33,63m contra 33,67m.

Um outro teste foi feito completando o traçado molhado que contava com retas e curvas de raio longo. Apesar da diferença de tempo ter sido pequena, 2min02seg contra 2min01seg, o pneu de medida maior dava uma sensação de estabilidade um pouco melhor e completou o percurso de maneira mais eficiente.

De acordo com o piloto de testes, caso você queira acelerar com os pneus maiores, você consegue controlar melhor o carro e a direção e os níveis de aderência são melhores quando comparados aos pneus de medidas 19” e 20”.

A Michelin também anunciou que vai trabalhar no desenvolvimento de pneus especiais para carros elétricos. A borracha será ecologicamente correta e tem como objetivo dar mais autônomia aos modelos a bateria.

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