A Mercedes-AMG usa o “teste do Batman” para garantir que seus novos modelos sejam agressivos, mesmo com a eletrificação
A Mercedes-AMG, divisão de alto desempenho da Mercedes-Benz, está no meio de uma transformação estratégica, mas não planeja mudar sua identidade mais agressiva. Apesar da redução no uso de motores V8 tradicionais, a marca quer que os novos modelos transmitam personalidade e ousadia. Michael Schiebe, membro do conselho da Mercedes-AMG, explicou que os carros da marca precisam passar por um conceito interno chamado “teste do Batman”.
VEJA TAMBÉM:
O termo faz referência à ideia de que a montadora deve se assemelhar ao Batman, um super-herói sombrio e ousado. A ideia é que cada veículo da AMG cause um impacto emocional e transmita força, exclusividade e um toque de rebeldia.
“Queremos ser o genro perigoso, não o genro perfeito. Quando desenvolvemos um novo carro, nos perguntamos: ‘Isto é Batman o suficiente?’”, disse Schiebe.
A divisão da Mercedes-AMG está em expansão e tem planos de vender 200 mil veículos por ano. Esse crescimento inclui novos modelos elétricos de alto desempenho, como o GT XX Concept de 1.340 cv, com planos de estabelecer 25 recordes para veículos elétricos.
O chefe de design da Mercedes-Benz, Gordon Wagener, já deu seu alerta para não exagerar no visual agressivo. Alguns modelos já foram considerados “muito Batman”, especialmente por aqueles compradores que preferem visuais mais elegantes. Agora, o principal desafio será equilibrar brutalidade e sofisticação.
A China está sendo vista como o mercado-chave para a AMG. Schiebe acredita que a demanda por EVs premium irá aumentar na região. Essa alta na procura é o que pode abrir espaço para os novos “batmóveis” competirem com montadoras locais. O “teste do Batman” chega para se unir à filosofia da AMG de inovação e caráter rebelde, mesmo em tempos de eletrificação e preocupação ambiental.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |