Minivan da Geely aposta em arquitetura elétrica para aproveitar espaço — e buscou mostrar isso de maneira curiosa
A fabricante chinesa Geely, proprietária de marcas como Volvo e Lotus, estabeleceu um novo recorde mundial do Guinness com sua nova minivan, a Galaxy V900. O veículo conseguiu acomodar 42 pessoas simultaneamente em seu habitáculo, superando marcas anteriores do segmento de veículos multiuso.
O feito foi realizado com um grupo de bailarinas com altura média de 1,70 m e oficializado pela organização do livro dos recordes em outubro, embora divulgado pela montadora apenas nesta semana.
VEJA TAMBÉM:
Para viabilizar a acomodação de tantas pessoas, a V900 se vale de dimensões generosas e de uma arquitetura elétrica focada na otimização de espaço. O modelo mede 5,36 metros de comprimento, 1,99 m de largura e 1,94 m de altura, com um entre-eixos de 3,20 metros. Segundo a Geely, a área interna útil é de 8,41 metros quadrados, o que confere ao veículo uma taxa de aproveitamento de espaço de 91,8% em relação à sua área total.
Mecanicamente, a V900 é um veículo elétrico de autonomia estendida (REEV). Ela é movida por motores elétricos alimentados por baterias de 43,3 kWh ou 50 kWh, que oferecem autonomia puramente elétrica entre 165 km e 202 km (ciclo CLTC). Um motor a combustão 1.5 turbo de 161 cv atua apenas como gerador de energia para as baterias, sem tracionar as rodas diretamente.

Apesar de impressionante para um veículo de passeio, o recorde entra para uma lista curiosa da indústria automotiva que inclui feitos semelhantes em categorias distintas. Em 2015, por exemplo, um Toyota RAV4 conseguiu acomodar 41 pessoas, enquanto uma clássica Kombi da Volkswagen chegou a abrigar 50 ocupantes no mesmo ano.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|