Mino Carta, um dos criadores da Quatro Rodas, morre aos 91 anos

O jornalista foi um dos idealizadores da revista de automóveis e ainda lançou publicações como Carta Capital, Jornal da Tarde, Veja e Istoé

Mino Carta Quatro Rodas faleciento (1)
Carta estava internado na UTI e já lutava contra problemas de saúde (Foto: Carta Capital | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 02/09/2025 às 12h12

Nesta terça-feira (2) faleceu aos 91 anos Mino Carta, uma das referências do jornalismo brasileiro. A Carta Capital, da qual era fundador e diretor de redação, confirmou sua morte após duas semanas internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

De acordo com a revista, o jornalista que também foi responsável pelo lançamento de veículos como Jornal da Tarde, Veja, Istoé e Quatro Rodas estava enfrentando diversos problemas de saúde.

VEJA TAMBÉM:

Nascido em Gênova (Itália) em 1933, Carta mudou-se para São Paulo em 1946. Somente em 1950 ele deu os primeiros passos no jornalismo, quando escreveu artigos sobre a Copa do Brasil para dois jornais italianos. A partir disso, passou a se dedicar à carreira de jornalista.

Em 1960, recebeu o convite de Victor Civita para assumir a direção da Quatro Rodas, uma das primeiras revistas dedicadas aos automóveis do país. E, apesar de não ser especializado no setor automotivo, trouxe importantes contribuições para o êxito da revista. A publicação foi apenas o início para uma trajetória de sucesso na criação e liderança de veículos jornalísticos.

O jornalista foi o editor da Veja no seu lançamento, em 1968 e atuou como diretor de redação até 1976. Mais tarde, ele fundou a IstoÉ, comandando a revista de 1976 até 1981 e de 1988 até 1993. Depois, Mino Carta criou a Carta Capital em 1994, a qual dirigiu até seus últimos dias.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário