O jornalista foi um dos idealizadores da revista de automóveis e ainda lançou publicações como Carta Capital, Jornal da Tarde, Veja e Istoé
Nesta terça-feira (2) faleceu aos 91 anos Mino Carta, uma das referências do jornalismo brasileiro. A Carta Capital, da qual era fundador e diretor de redação, confirmou sua morte após duas semanas internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
De acordo com a revista, o jornalista que também foi responsável pelo lançamento de veículos como Jornal da Tarde, Veja, Istoé e Quatro Rodas estava enfrentando diversos problemas de saúde.
VEJA TAMBÉM:
Nascido em Gênova (Itália) em 1933, Carta mudou-se para São Paulo em 1946. Somente em 1950 ele deu os primeiros passos no jornalismo, quando escreveu artigos sobre a Copa do Brasil para dois jornais italianos. A partir disso, passou a se dedicar à carreira de jornalista.
Em 1960, recebeu o convite de Victor Civita para assumir a direção da Quatro Rodas, uma das primeiras revistas dedicadas aos automóveis do país. E, apesar de não ser especializado no setor automotivo, trouxe importantes contribuições para o êxito da revista. A publicação foi apenas o início para uma trajetória de sucesso na criação e liderança de veículos jornalísticos.
O jornalista foi o editor da Veja no seu lançamento, em 1968 e atuou como diretor de redação até 1976. Mais tarde, ele fundou a IstoÉ, comandando a revista de 1976 até 1981 e de 1988 até 1993. Depois, Mino Carta criou a Carta Capital em 1994, a qual dirigiu até seus últimos dias.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |