Motor de 3 cilindros está em alta nos EUA (e V6 e V8 em decadência)

Estudo indica que o mercado de 'subcompactos' está impulsionando o aumento de vendas dos três-cilindros; V8 está sendo abandonado

toyota gr corolla motor
GR Corolla: 3 cilindros japonês vendido nos EUA (Foto: Toyota | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 13/10/2023 às 09h03

Toda matéria sobre motor de 3 cilindros que é publicada no AutoPapo desencadeia uma verdadeira avalanche de comentários de haters esbravejando contra eles. Mas um novo estudo ratifica que a sua adoção pelas montadoras é irreversível e a sua oferta aumenta até em mercados “conservadores” como os EUA.

Antes de 2019, a participação nas vendas de carros 0 km nos EUA para veículos com motores de três cilindros era essencialmente zero. Mas, desde então, este número está crescendo, subindo para 5,6% no final do segundo trimestre de 2023 e aproximando-se de 6,2% durante parte do terceiro trimestre.

VEJA TAMBÉM:

De acordo com o diretor associado de soluções de fidelidade e análise do setor da S&P Global Mobility, Tom Libby, isso se deve à crescente demanda por SUVs como o Buick Encore GX, o Ford Bronco Sport e o Chevrolet Trailblazer, classificados como subcompactos no mercado dos EUA.

Motores maiores em baixa

Os motores de quatro cilindros continuam como os mais populares nos EUA e sua participação no mercado aumentou para 57,2% no ano passado. Entretanto, a procura por veículos com motores de seis cilindros caiu, representando agora 26,8% das vendas, abaixo dos 28,6% do ano passado. A participação dos motores de oito cilindros também caiu de 11,5% em 2022 para 10,9% este ano.

A queda na participação dos motores de oito clindros, de acordo com Libby,  pode ser atribuída em grande parte aos fabricantes de automóveis que agora oferecem motores de seis cilindros mais potentes e mais eficientes em termos de combustível em relação aos V8.

A oferta de motores menores está alinhada com a necessidade da indústria de aumentar a eficiência energética para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de poluentes.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jaime 17 de março de 2024

Morando a 17 anos em NYC e conhecendo um pouco do gosto do Americano, acho que os motores 3 cilindros não vão fazer sucesso aqui não, carros como bronco, trailbrazer, cooper sao pouco visto rodando nas ruas, os que vc mais vê nas ruas são toyotas, hondas, kias, hunday alem de pick ups e grandes SUVs com motores V6 e V8

Avatar
Fábio 15 de outubro de 2023

Engraçado e suspeita é a insistência desse Ilustre comentarista automotivo em abraçar, empurrar e propagar essa falsa ideia de que esses motores de 3 cilindros são confiáveis. Para os que tem o mínimo censo, conversem com seus mecânicos e consultem reportagens confiáveis e façam suas deduções ou apostas. Garanto que, de 10 consultas, 8 serão contra e apenas 2 à favor. Há motores desses abrindo o bico com 20 mil kms. Quer arriscar ainda?

Avatar
Leonardo 14 de outubro de 2023

O mundo está ficando sem graça mesmo. Fato !!

Avatar
Luis Antônio de Andrade 14 de outubro de 2023

A indústria está fazendo de tudo para empurrar guéla abaixo estes motores 3 cilindros, pra isso usam estes dizem especialistas no assunto.
Só verba prática, pergunte para os mecânicos e retíficas.

Avatar
A Matos 14 de outubro de 2023

Um lixo, motores que aguentam 40 mil km rodados e estouram
São piores já produzido pela indústria

Avatar
Lafayette Magalhaes 13 de outubro de 2023

Creio que para os EUA a solução será os 4 cilindros Turbo com 2L que desenvolvem 250 a 300HP

Avatar
Marcos 14 de outubro de 2023

Para de puxar sardinha para esses lixos de motores..

Avatar
Paulinho 13 de outubro de 2023

Pensa numa decadência, o cara sai de uma Dodge RAM , muito comum aqui nos EUA, com o motor Cummins turbodiesel 6.7L, com 377cv de potência e 1.150Nm de torque, para embarcar num tuc tuc com 3 cilindros, vibrando mais que uma britadeira.
Por enquanto aqui isto é ficção.

Avatar
Edson Varela de Souza 13 de outubro de 2023

Nós estados unidos eles fazem motor de qualidade e confiança

Avatar
Mister Gasosa 13 de outubro de 2023

Acho uma hipocrisia permitir fabricar motores que consomem muito combustível como por exemplo V8 e dizer ao mesmo tempo que são mais eficientes e tal. Pois a pessoa poderia muito bem ter um carro dec3 ou 4 cilindros, mas por luxo anda de Ferrari.
Vai chegar o dia que a lei vai limitar o consumo de combustível do veículo, neste dia eu vou dar risada.Por exemplo consumo de combustível máximo rodoviário a 100 km/h de 20 km/litro.

Avatar
Deixe um comentário