Multas que você ignora e são comuns no trânsito
algumas dessas chegam a ser habituais e muitos nem tem noção de que estão cometendo infrações ao Código de Trânsito Brasileiro
algumas dessas chegam a ser habituais e muitos nem tem noção de que estão cometendo infrações ao Código de Trânsito Brasileiro
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê 243 condutas classificadas como infrações de trânsito com punições. As mais comuns ou vistas costumam ser tratadas nas auto-escolas ou já são de conhecimento popular, como alterações no veículo, inadimplência de impostos e atos de alta velocidade, por exemplo. Mas existem outras que podem ser cometidas e que o motorista nem se dá conta que estão sujeitos a multa.
VEJA TAMBÉM:
Algumas dessas situações que rendem multa e o motorista ignora, podem ser causadas apenas por descuido e por isso mesmo não se imagina a infração.
A especialista no assunto, Jacobi Advocacia de Trânsito, afirma, por meio do advogado Guilherme Jacobi, que:
É importante conhecer e estar atento às condutas praticadas na direção de um veículo, principalmente para evitar infrações, imprevistos e multas”, pontua.
Confira as situações comuns que podem te render multa:
O artigo 180 do CTB prevê punição ao motorista que deixar seu veículo imobilizado na via por falta de combustível.
Ou seja, quem tem o costume de andar com o veículo na reserva, pode ser multado caso o carro fique sem gasolina. Nessa situação, a infração é considerada média, possui multa como penalidade e a medida administrativa é a remoção do veículo.
Caso utilizada de maneira indevida, a buzina também caracteriza infração de trânsito. Entre essas maneiras indevidas, estão: uso prolongado e sucessivamente a qualquer pretexto; em locais e horários proibidos pela sinalização e entre às 22h e às 6h. A infração é considerada leve e possui multa como penalidade.
Outra infração pouco conhecida é dirigir sem ligar o limpador de pára-brisa durante a chuva. Segundo Jacobi, essa infração é considerada grave, gerando cinco pontos na carteira, com pagamento de multa e ainda retenção do veículo para regularização. “Nesse caso, é irrelevante utilizar o argumento de que o equipamento está com defeito”, explica o advogado.
Em dias de chuva, a atenção no trânsito deve ser redobrada, já que é comum o aparecimento de poças de águas nas ruas. Utilizar o veículo para arremessar, sobre pedestres ou veículos, água ou detritos, com intenção, é considerado uma infração média e possui penalidade de multa.
O uso de fones de ouvido enquanto dirige é uma prática considerada normal para alguns motoristas, principalmente nos dias atuais. Mas o que muitos não sabem é que essa utilização é caracterizada como infração média, possui multa e penalização com quatro pontos na carteira.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |