Mundial de Clubes tem duelo de montadoras: Hyundai x Mitsubishi entram em campo. Qual clube das montadoras asiáticas vai se sair melhor no mundial?
Enquanto os olhos do mundo se voltam para os gramados do Mundial de Clubes 2025, nos bastidores dois escudos asiáticos escondem algo em comum que vai muito além da paixão pelo futebol: o DNA automotivo.
Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, e Urawa Red Diamonds, do Japão, são dois dos representantes da Ásia no torneio. Mas o que poucos torcedores sabem é que ambos os clubes pertencem a poderosas montadoras: a Hyundai e a Mitsubishi, respectivamente.
VEJA TAMBÉM:
O Ulsan Hyundai FC adversario do Fluminense no Mundial de Clubes foi fundado em 1983 pela Hyundai Heavy Industries, braço do conglomerado Hyundai que inclui desde construção naval até produção de automóveis. A cidade de Ulsan, sede do clube, também abriga a maior fábrica de carros da Hyundai no mundo uma verdadeira cidade industrial também de futebol.
Dentro de campo, o Ulsan coleciona títulos na K-League (o campeonato coreano) e já venceu a Liga dos Campeões da Ásia. Fora das quatro linhas, serve como vitrine global para a marca sul-coreana em um mercado em expansão.
Do outro lado do Mundial de Clubes, no Japão, o Urawa Red Diamonds adversário da Inter de Milão carrega no nome uma referência direta ao logo da Mitsubishi que significa “três diamantes” em japonês. O clube, fundado em 1950 como parte do time corporativo da Mitsubishi, está entre os mais populares do país e tem sede em Saitama, nos arredores de Tóquio.
A ligação com a montadora permanece até hoje, com a Mitsubishi Motors sendo uma das acionistas e apoiadoras do clube. O Urawa também tem uma trajetória vitoriosa na Ásia e busca levar esse prestígio agora ao cenário global no Mundial da FIFA.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |