Nissan ampliará uso de ‘aço verde’ para a produção de veículos mais sustentáveis
O material que será utilizado no Japão contribuirá com a redução do carbono da fabricante em até 30% até 2030
O material que será utilizado no Japão contribuirá com a redução do carbono da fabricante em até 30% até 2030
A Nissan anunciou que expandirá o uso de aço de baixa emissão de CO₂, o aço verde, em sua produção no Japão. A iniciativa visa aumentar em cinco vezes a utilização desse material no ano fiscal de 2025, em comparação com 2023 e fará parte das metas ambientais da fabricante.
VEJA TAMBÉM:
O aço representa cerca de 60% do peso de um veículo, tornando seu impacto ambiental significativo. Segundo a Nissan, a adoção do chamado “aço verde” busca minimizar as emissões de CO₂ por meio de matérias-primas com menor teor de carbono ou da substituição de altos-fornos por fornos elétricos a arco.
A Nissan começou a utilizar aço verde em 2023, com a adoção do Aço Kobenable, da Kobe Steel, em veículos destinados ao mercado japonês. Agora, a montadora expandirá o uso do material por meio do NSCarbolex Neutral, da Nippon Steel Corporation, do JGreeX, da JFE Steel Corporation, e do aço de redução de carbono da POSCO. Esses materiais reduzem as emissões de CO₂ durante a produção por meio da abordagem de balanço de massa, garantindo um processo mais sustentável.
A japonesa planeja reduzir suas emissões de CO₂ em 30% ao longo de todo o ciclo de vida de seus veículos até 2030, e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Para isso, a Nissan tem intensificado ações voltadas à descarbonização, desde a aquisição de matérias-primas até o processo produtivo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |