Audi recua em decisão sobre o nome de seus carros
A marca queria separar os carros a combustão dos elétricos, mudando alguns nomes que já são tradicionais no mercado
A marca queria separar os carros a combustão dos elétricos, mudando alguns nomes que já são tradicionais no mercado
A Audi anunciou em 2023 que mudaria a nomenclatura de seus carros para diferenciar os modelos a combustão dos elétricos. Isso acarretaria na mudança de nomes tradicionais e gerou bastante confusão.
A lógica é: números pares vão para os carros elétricos e os modelos a combustão usariam números ímpares. Ou seja, a nova geração do Audi A4 mudou o nome para A5.
VEJA TAMBÉM:
Essa situação será revertida a partir de 4 de março de 2025. Essa é a data de lançamento do novo Audi A6, que estava cotado para se chamar A7.
Segundo Marco Schubert, Membro do Conselho de Administração para Vendas e Marketing da Audi AG, essa decisão foi feita para manter uma orientação intuitiva dos clientes. Ela foi tomada após consultar o público e também os concessionários.
Os carros da Audi são identificados por uma letra e um número, Q para os SUVs e A para as outras carrocerias. O número identifica o tamanho e posicionamento na gama.
As carrocerias são identificadas como Sedan, Sportback (cupê de quatro portas ou hatch) ou Avant (perua). A motorização vem em seguida, podendo ser e-tron (elétrico), TFSI (puramente a combustão), TFSI e (híbrido) ou TDI (diesel).
Como o novo Audi A6 elétrico é um carro diferente do novo A6 a combustão, a diferenciação virá pela sigla da motorização. Nas lojas terá, por exemplo, a perua A6 Avant TFSI ao lado da A6 Avant e-tron.
Segundo a revista britânica Autocar, o novo Audi A5 não voltará a se chamar A4. Um representante da marca justificou a decisão dizendo que o A4 elétrico que estão preparando será menor que o A5.
Quanto aos SUVs elétricos Q4 e Q6, seus nomes não serão alterados. Esse tipo de mudança em nomenclaturas é algo que os alemães estavam gostando de fazer.
A BMW passou seus cupês para números pares, transformando o tradicional M3 em M4. Já a Mercedes-Benz mudou os nomes de seus SUVs para trazer a letra do sedã equivalente, com o ML se tornando GLE.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |