Nova geração do Subaru WRX continua seguindo a fórmula consagrada
A nova geração do Subaru WRX migra para a plataforma global da marca e traz motor 2.4 com maior faixa de torque; cambio manual continua de série
A nova geração do Subaru WRX migra para a plataforma global da marca e traz motor 2.4 com maior faixa de torque; cambio manual continua de série
Os japoneses reservaram 2021 para lançar esportivos. Hoje (10) foi a vez da Subaru apresentar de forma oficial a nova geração do WRX. O sedã médio esportivo foi apresentado em dois modelos, a versão mais forte STi demorará mais um pouco para ser mostrada.
O WRX migrou para a nova plataforma global da Subaru, que traz uma rigidez torcional 28% maior que a geração anterior e centro de gravidade mais baixo. O motor 2.4 é da mesma família FB do 2.0 utilizado no WRX anterior.
VEJA TAMBÉM:
O ganho de potência foi de apenas 3 cv, subindo para 274 cv a 5.600 rpm. O torque de 35,6 kgfm é o mesmo do antigo 2.0, mas agora aparece em um faixa mais ampla, de 2.000 a 5.200 rpm. O cambio manual de seis marchas é item de série, como opcional está a caixa CVT com oito marchas simuladas com paddle shifters.
Como o Subaru WRX possui uma proposta de servir como um prático sedã médio no dia-a-dia e um esportivo nos finais de semana, a Subaru adotou amortecedores eletrônicos no modelo topo de linha GT. Os modos de condução agora podem deixar o esportivo mais confortável.
O chassi do carro recebeu atenção especial. A suspensão agora possui curso mais longo, melhorando o desempenho em estradas de terra e pisos irregulares. A barra estabilizadora traseira agora passa a ser fixada diretamente no monobloco, não no sub-chassi.
A assistência elétrica da direção usa um sistema novo onde o motor elétrico que alivia o peso fica separado da coluna de direção. Segundo a Subaru isso melhora a resposta e e feeling da direção, que são duas críticas comuns às direções com assistência elétrica.
O interior novo é uma revolução quando comparado à geração antiga. O painel ganhou linhas mais modernas e tem como destaque a grande tela vertical que comanda a central multimídia e comandos do ar-condicionado dentre outras funções do carro.
A tela de 11,6 polegadas é batizada de Starlink é compartilhada com o Legacy, a Outback e o Ascent. Essa tela traz Apple CarPlay e Android Auto. Para facilitar o acesso existem botões físicos para volume do som e para os principais comandos do ar-condicionado.
O WRX conta com freio de estacionamento eletrônico quando equipado com a transmissão CVT. O assistente de partidas em rampa é disponível com ambas transmissões, como é tradição na Subaru desde os anos 80.
As vendas da nova geração do Subaru WRX só inicia em 2022, até lá a versão STi deverá ser apresentada. Para o modelo mais forte a expectativa é de que o motor 2.4 turbo produza entre 350 e 400 cv. Caso a CAOA mantenha a importação dos carros da marca, as chances dessa nova geração do WRX chegar ao Brasil são altas.
Fotos: Subaru | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Isso é sonho de todos os homens que apreciam o bom prazer da direção esportiva…. e de quebra, que Design!! Lembra as lanternas do CIVIC atual, boa inspiração!