Nova marca chega ao Nordeste para desafiar BYD e GWM com elétricos

Controlada pela gigante SAIC, a clássica MG deve usar estrutura no Ceará para nacionalizar veículos a partir de peças importadas

MG S5 (13)
MG S5: SUV médio é um dos carros que a marca já vende no Brasil (foto: MG | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 15/12/2025 às 09h00
Atualizado em 15/12/2025 às 19h14

O Ceará garantiu um novo investimento no setor automotivo e passará a abrigar uma linha de montagem da MG Motor, segundo a Autoesporte. A marca, de origem britânica mas controlada pela gigante estatal chinesa SAIC Motor, confirmou a operação de nacionalização de veículos elétricos no Brasil, mas ainda não anunciou o local oficialmente, entretanto.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Segundo a reportagem, a operação não trata-se da construção de uma fábrica própria do zero, mas de um acordo estratégico com a Comexport, uma das maiores empresas de comércio exterior do país. A companhia, que já opera no complexo portuário do Ceará, ficará responsável pela montagem dos veículos em regime CKD (Completely Knock-Down), no qual os carros chegam desmontados e são finalizados em solo nacional.

O anúncio foi ratificado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, sinalizando uma resposta do estado à vizinha Bahia, que recentemente recebeu a fábrica da BYD em Camaçari. Com a chegada da MG, o Nordeste consolida três polos automotivos importantes, somando-se à Stellantis (Jeep) em Pernambuco.

“A MG Motor está em negociações avançadas com parceiros locais para montagem de veículos da marca no Brasil, com previsão de início para o fim de 2026. Informações sobre o local serão divulgadas oportunamente”, disse a companhia, em nota, ao AutoPapo.

VEJA TAMBÉM:

Gigante chinesa e conexão com a GM

Embora a MG tenha nascido no Reino Unido, sua tecnologia e capital atuais são da SAIC Motor, a maior montadora da China. A corporação é conhecida globalmente por suas joint ventures com grandes fabricantes ocidentais, sendo a principal sócia da General Motors (GM) e da Volkswagen no mercado chinês.

Chevrolet Spark EUV azul na fábrica da PACE ceará
Fábrica do Ceará já é utilizada no montagem do Chevrolet Spark EUV (Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

A estratégia de iniciar a produção via montagem terceirizada permite à marca testar a receptividade do mercado brasileiro com menor risco inicial, focando em modelos eletrificados para competir diretamente com GWM e BYD. A data oficial para o início da montagem e os modelos específicos ainda serão detalhados, mas a movimentação, caso confirmada, enfatiza o Ceará no mapa da eletrificação nacional.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário