Quarta geração dos carros da Fórmula E estreia tração integral e é o mais potente já usado na competição, com 816 cv
A Fórmula E apresentou nesta semana o Gen4, carro que promete redefinir a categoria elétrica a partir da temporada 2026-27. O modelo, revelado antes do ePrix de Mônaco, é o mais potente da história do campeonato e foca em eficiência energética e sustentabilidade.
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O Gen4 tem esse nome porque é a quarta geração dos carros de Fórmula E.
Ele alcançará 816 cv de potência máxima, embora em modo de corrida a operação seja limitada a 476 cv. Os números colocam o desempenho do carro elétrico em patamar próximo ao da atual Fórmula 2.
Uma das principais novidades técnicas é a adoção da tração integral (AWD), resultado de um novo powertrain dianteiro. Nas gerações anteriores, o uso do motor da frente era restrito a momentos específicos, como largadas.
O sistema de recuperação de energia foi igualmente aprimorado: com capacidade regenerativa de 700 kW, poderá reaver até 40% da energia gasta em prova. O modelo terá ainda duas configurações aerodinâmicas distintas, uma para classificação (alta pressão) e outra para corrida (baixa pressão).

O Gen4 também avança em sustentabilidade, utilizando materiais como linho e fibra de carbono reciclada em sua construção.
O motor elétrico atingirá uma eficiência superior a 95%. Segundo Alberto Longo, cofundador da Fórmula E, o Gen4 foi “projetado para os pioneiros de amanhã”. O projeto, segundo a categoria, busca transferir mais rapidamente as tecnologias de pista para os veículos elétricos de rua.
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