“Parem de fazer Velozes e Furiosos” diz consultor dos primeiros filmes

Craig Lieberman, que trabalhou como consultor nos dois primeiros Velozes e Furiosos, junta ao coro de fãs que pedem um fim para essa franquia

banner velozes e furiosos 9
O nono filme da saga fez sucesso nas bilheterias, mas os fãs acham que exagerou além da conta (Foto: Universal Studios)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 20/07/2021 às 15h46
Atualizado em 21/02/2024 às 15h59

O filme Velozes e Furiosos, de 2001, foi um dos marcos para a geração mais nova de fãs de carros. Os carros japoneses modificados na tela do cinema era uma mudança do que era visto em filmes e dava destaques para carros mais fáceis de ser comprados por jovens da época, como o Honda Civic e o Mitsubishi Eclipse.

E uma das pessoas responsáveis pelo elenco automotivo do filme foi Craig Lieberman, um entusiasta de carros modificados que serviu de consulto técnico para o filme e forneceu seu Toyota Supra e seu Nissan Maxima para a produção. O Nissan Skyline do segundo filme também era do consultor.

VEJA TAMBÉM:

Mas apesar de ter ajudado no começo da franquia, Lieberman não está feliz com o rumo que os filmes vem tomando e pede para que a Universal pare de faze sequencias de Velozes e Furiosos. O pedido foi feito em um vídeo de 25 minutos divulgado nesse sábado (17) em seu canal no YouTube, onde ele conta histórias sobre a produção dos filmes e dá dicas sobre carros.

Por que Velozes e Furiosos tem que acabar

Agora em julho foi lançado o décimo filme da franquia, nono filme se não contar com o spin-off Hobbs & Shaw. Apesar do lançamento não ser tão abrangente por causa das restrições causadas pela pandemia do Covid-19, o filme já arrecadou R$ 3,13 bilhões mundialmente nas bilheterias.

craig lieberman velozes e furiosos toyota supra nissan skyline gt r
Craig Lieberman com dois de seus carros que estrelaram em Velozes e Furiosos (Foto: acervo pessoal de Craig Lieberman)

Mas para os fãs dos três primeiros filmes e Craig Lieberman, esses filmes novos chamados Velozes e Furiosos não podem ser considerados parte do mesmo universo dos antigos. O primeiro filme era sobre um policial infiltrado no meio das corridas de rua para prender ladrões de aparelhos de DVD enquanto nos filmes recentes as tramas são de espionagem e tem até viagens para o espaço.

As antigas cenas de corrida de rua vem dando espaço para cenas de ação grandiosas e que desafiam as leis da física. Personagens que morrem em filmes anteriores voltam vivos nas sequencias e o personagem de Paul Walker continua considerado vivo apesar da morte do ator.

Sequencias de ações que beiram o ridículo

O consultor faz um paralelo de Velozes e Furiosos com os filmes de James Bond, que durante os anos 70 se tornaram uma paródia de si mesmos e só voltou aos trilhos em 2006 com Cassino Royale. Os protagonistas “indestrutíveis” fazem que as sequencias de ações não tenham impacto, já que todos sabem que os heróis vão sem arranhões.

Craig cita algumas regras básicas para a estrutura de filmes de ação: conflito, tristeza, medo, redenção, amor e perda. A volta de personagens que morreram em filmes anteriores e a certeza de que os protagonistas sairão inteiros de qualquer situação tiram do espectador o sentimento de que os riscos são reais.

Os filmes mudaram de gênero

Com o lançamento do quinto filme, Operação Rio de 2009, Velozes e Furiosos deixa de ser um filme sobre corridas de rua para virar um filme de ação genérico com alguns carros legais aqui e acolá. Geralmente Dodge ou Jeep devido a patrocínio desses fabricantes.

Esse filme marcou também a inclusão de Dwayne “The Rock” Johnson à franquia. O ator, apesar da aparência bruta, é bastante vaidoso e exige em seus contratos que seus personagens não se machuquem. E como ele foi escalado como vilão isso foi um problema.

Vin Diesel, o protagonista da série de filmes, também tem exigências similares. Com a adição de outro “careca bombado,” Jason Statham, que também exige contratualmente que seu personagem não apanhe, as cenas de luta passaram a parecer cenas de filmes de super-herói.

Claro, que Ethan Hunt, protagonista de Missão Impossível, também é o mocinho de seu filme e é esperado que saia vivo no final. Craig lembra que mesmo assim o personagem apanha e se fere durante os filmes, algo que nunca acontece com os personagens de Vin Diesel e Dwayne Johnson.

O problema do dinheiro

Craig Lieberman sugere que o décimo Velozes e Furiosos seja o último volte as origens e largue essas tramas de espionagem global. Como a série começou com corridas de rua, deveria terminar com corridas de rua. Ele também pede que expliquem o que aconteceu com o personagem de Paul Walker.

cena de velozes e furiosos vin diesel paul walker mitsubishi eclipse
Sugestão de fãs é que Velozes e Furiosos volte às origens com corridas de rua e trama mais simples (Foto: Universal Studios | Divulgação)

Mas os rumores da indústria cinematográfica mostram que o próximo filme não deverá ser o último, mais sequencias foram confirmadas. E apesar dos fãs antigos reclamarem do novo rumo dos filmes, a Universal está ganhando rios de dinheiro com esses exageros.

Um dos mercados onde os filmes faz mais sucesso é a China. O público chinês tem um gosto peculiar para filmes e gosta de exageros, nos filmes de ação recentes está sendo possível notar essa mudança para agradar a eles.

Velozes e Furiosos hoje tem seus nove filmes na sequencia principal, um spin-off, um desenho infantil na Netflix, um jogo de videogame e até uma atração de parque de diversão. Para a tristeza dos fãs, os filmes devem continuar e cada vez mais longe da origem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jefferson 23 de julho de 2021

Se tá louco velozes e furiosos não pode para os filmes e os atores são top 100000000000 eu amo de mais

Avatar
Jonas 22 de julho de 2021

Azem sim porque e um dos melhores filmes que ezite nesse mundo

Avatar
Luís 22 de julho de 2021

Não deve parar nunca, a produção deve continuar sim, por favor não dei-te a baixo o empenho e boa culidade de um bom filme

Avatar
Rogerio dos Santos 22 de julho de 2021

Realmente devemos pára pra ver que o filme não tem mas nada a ver com corrida de rua.?

Avatar
Fernando Mártires 22 de julho de 2021

Até ao velocidade furiosa em Tóquio..muita bom…. Este último… Ai mãe um carro no espaço com fatos de mergulho… É PÁ querem que deixamos de gostar destes filmes.. Tá bem conseguiram. Este último filme é ridículo

Avatar
Gabriel 7 de setembro de 2021

De verdade, o filme é bom, porém não é aquela emoção

Avatar
Lipe 22 de julho de 2021

Velozes e furiosos já presto quando tinha o homem Bryan o Paul Walker ali sim era filme nem o segundo melhor ator eu não tô vendo nessa capa ??

Avatar
Alex da silva 21 de julho de 2021

O que eke diz até faz sentido. Mas poe favor continuem com afranquia. “Agradem ele com alguma coisa”

Avatar
Lua 21 de julho de 2021

Quem aí apoia mata esse cara,mano velozes e furiosos é melhor filme de carro,fuga com os melhores atores

Avatar
OSMANE DAMIANSE ALMEIDA 21 de julho de 2021

Ta dando bilhões em lucro? Pouco importa o que esse consultor tem a dizer!!!

Avatar
Ricardo Oliveira 21 de julho de 2021

Cada um faz o filme do jeito que quiser e assiste quem quiser . Todo o resto é Mi Mi Mi

Avatar
Vinicius Aulicino 21 de julho de 2021

Não acho que precise acabar, apenas mudar de nome.

Avatar
Jhonnys 21 de julho de 2021

Palhaçada o velozes e furiosos hoje está, para mim o velozes e furiosos acabou no 5, depois desse já tem muitas mentiras, acrobacias, super poderes, armas, tanques de guerra, submarino, aviões, guerras,muita tecnologia etc..

Avatar
Yasmim 22 de julho de 2021

E pelo visto vai continuar a franquia, que tenha muito mais velozes é furiosos vcs que lute é se vcs gostam do 3 assitam até o 3 o resto nós nos divertimos pq o filme é nota 10 não é atoa que já estamos indo pro décimo filme #velozes_e_furiosos10

Avatar
Sir.Alves 21 de julho de 2021

Concordo… os filmes novos V&F perderam muito o foco dos primeiros… muito! O V&F8 com um submarino e carros de rua?.. kkkkk nada haver!… tudo bem… os chinas gostam…fazer o que… V&F9 repetiu a viajada na maionese… e os carrões correm dentro de uma selva tropical… kkkkk…. tudo bem? é ação? É… bom pra comer pipoca e peidar no sofar quando não ha nada pra fazer e assistir as mentiras é… então solta o play… mas é o roteiro é TOSCO? é sim, muito! O único roteiro Bom destes filmes mais novos, foi justamente o que saio um pouco da Franquia e não teve os demais personagens, como: Hobbs & Shaw, ficou bacana, ver os dois grandalhões tabacudos brigando feitos criança de 5 anos, é bom de rir..kkkkk Falow.;

Avatar
Ronaldo Guilherme 20 de julho de 2021

Cara, sinceramente acho que a franquia ficou mil vezes melhor quando parou de ser um filme de corridinha de rua e se focou mais na ação em si. Me diverte mais que ficar vendo corrida de carrinho toda hora que logo de cara em todos os três primeiros filmes já dava pra puxar quem ia ganhar, se eu quiser ver essa , vou ver Fórmula 1.

Avatar
Nicolas Emmanuel 21 de julho de 2021

Falo tudo

Avatar
Yasmim 22 de julho de 2021

Concordo plenamente ❤

Avatar
Jake 20 de julho de 2021

Caguei e andei pra esses fãzinhos chorões,se vou ver Velozes e Furiosos, eu quero é ver ação insana e carro voando.

Avatar
Nicolas Emmanuel 21 de julho de 2021

Falo tudo

Avatar
Carlos Henrique 20 de julho de 2021

Parei no 6 ou 7, já tava de saco cheio, saudades dos 3 primeiros filmes…

Avatar
Jake 20 de julho de 2021

Assiste os três primeiros então, ora.

Avatar
Fe 20 de julho de 2021

O valor arrecadado nas bilheterias responderá se a franquia continuará ou não fazendo filmes. Não se preocupe.
E pelo jeito irão continuar a fazer mais e mais filmes…..

Avatar
SILVANA MACHADO PRAZERES 20 de julho de 2021

Realmente péssimo.

Avatar
Gilberto 20 de julho de 2021

Os argumentos dele são excelentes e eu concordo integralmente. Tanto é que parei no terceiro filme.

O problema é que o contra-argumento são R$ 3,13 bilhões. Aí fica difícil…

Avatar
Deixe um comentário