PL visa aumentar o PBT para caminhonetes no Brasil

Deputado sugere que PBT das caminhonetes seja aumentados, visto que a segurança aplicada nas picapes é muito maior que há 25 anos atrás.

fiat strada ranch cinza traseira caminhonete PBT
Parlamentar acredita que as picapes de hoje têm mais capacidade do que a de alguns anos atrás (Foto: Fiat | Divulgação)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 11/10/2022 às 14h32

O Projeto de Lei 2400/22 altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para aumentar, de 3.500 para 3.700 quilos, o peso bruto total (PBT) permitido para caminhonetes. O PBT representa a capacidade máxima suportada por um veículo de transporte. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o deputado Marco Brasil (PP-PR) argumenta que a tecnologia utilizada atualmente pelas montadoras de veículos não é a mesma de 25 anos atrás, permitindo o transporte de mais PBT nas caminhonetes com segurança.

VEJA TAMBÉM:

“Os sistemas de freios e suspensão evoluíram de forma notável. Muitas picapes e veículos utilitários contam com modernos sistemas de freio motor por contrapressão no escape, típicos de caminhões, além de controles de tração e estabilidade de alta precisão”, justifica.

“Esse aparato eleva a estabilidade desses veículos a tal patamar, que lhes permite transportar maiores quantidades de carga sem os mesmos riscos de antes”, acrescentou.

Tramitação

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 11 de outubro de 2022

Será que os parafusos das rodas vão aguentar esse aumento do PBT as Toro já estão abrindo o bico: Vide “Donos de Fiat Toro relatam falha que solta rodas com veículo em movimento… ” no UOL, 10/10/2022, by Paula Gama: donos de Toro relatam queda das rodas dianteiras por quebra de parafusos !

Avatar
Gilberto 11 de outubro de 2022

Data estelar: 2.459.864,308
2022-10-11 16:24:05

O quanto os legisladores entendem de automóveis? Quem faz
os cálculos da capacidade de um automóvel? São os
legisladores ou os fabricantes? Algum legislador faz um
projeto de lei e depois deputados do nível tiririca vão
votar. Quem deve determinar a capacidade dos veículos são
os fabricantes e eles deverão ser responsabilizados em
eventuais problemas com os veículos.

GNU Emacs 27.1
Mageia 8

Avatar
Deixe um comentário