10 caminhões que podem ser dirigidos com ‘carteira B’
Modelos classificados como "Veículos Urbanos de Carga" são ideais para grandes centros urbanos com restrições de circulação
Modelos classificados como "Veículos Urbanos de Carga" são ideais para grandes centros urbanos com restrições de circulação
No Brasil, um motorista com carteira de motorista (CNH) categoria B pode dirigir veículos de carga cujo peso bruto total (PBT) não seja superior a 3.500 kg (3.5 toneladas).
Diante deste fato, mais as restrições a veículos de cargas em grandes centros urbanos como por exemplo São Paulo ou Belo Horizonte, as montadoras viram uma oportunidade e criaram modelos especificamente para esse fim: assim nasceu o VUC (Veículo Urbano de Carga), que atende não só a questão de limite de peso mas também como os limites de altura, largura e comprimento que são empregados em muitas cidades.
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Outra vantagem desses modelos, é que tecnicamente eles são equiparados a carros, com isso por exemplo em uma praça de pedágio você paga o valor de um automóvel e não o valor por eixo como é cobrado dos demais caminhões.
Apenas fique atento que para trabalhar com um caminhão com categoria B é necessário que em sua CNH conste a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada). Para isso, é necessário realizar exame psicológico no Detran e pagar as taxas, que podem variar de valor dependendo do estado.
Vamos aos 10 caminhões que podem ser dirigidos com carteira “B”
Apresentado ao mercado em 2017, a nova versão do Delivery focou em ser um caminhão VUC com interior de carro, sendo ideal para o dia-a-dia nos grandes centros urbanos.
A receita deu certo e o Delivery se tornou um caminhão esperto, com bom conjunto mecânico é com uma dirigibilidade semelhante a um carro.
Uma curiosidade: o Delivery também foi o primeiro caminhão a anunciar a nova “frente única” dos próximos modelos da Volks no Brasil – o modelo mais recente a adotar esse conceito foi pesado/extrapesado Meteor.
Com nome simples e fácil, o HR, modelo que basicamente estreou o segmento de VUC, conta com a maior capacidade de carga do segmento, chegando a 1.800 kg (dependendo do peso do implemento a ser utilizado).
O modelo tem a seu favor o pós-venda do grupo Caoa, além do valor mais acessível. Há também uma generosa lista de itens de série como farol de neblina por exemplo.
A linha Daily City, que fez sua estreia no mercado em 2017 e recebeu uma geração totalmente nova neste ano, mira o segmento de e-commerce, que tem como características entregas em diversos pontos e geralmente cargas mais leves.
Dentre os modelos citados, a nova Iveco Daily segue mais no padrão atual de “luxo”, incluindo volante de base reta, central multimídia e conexão bluetooth com o sistema.
Aqui vemos uma boa jogada da italiana Iveco. O VUC Daily 35.150 tem um Peso Bruto Total (PBT) técnico de 4.200 kg, porém o legal é 3.500 Kg que ainda cabe a motoristas com categoria B dirigir. Já o seu CMT (capacidade máxima de tração é de 6.500 Kg, enquanto o da City é de 5.500 Kg.
A equipe do AutoPapo testou o Iveco Daily 35-160. Confira as impressões de Érico Pimenta e Felipe Boutros:
Talvez esquecida, mas ainda com boa participação de mercado, a Renault Master tem boa capacidade de carga e, tecnicamente falando, não fica atrás das demais concorrentes. Ainda conta com versão chassi-cabine e furgão.
Para o mercado europeu, a Renault Master ganhou uma nova geração, mas não há sinais de ela vir para o Brasil.
A Foton, chinesa que atua no mercado brasileiro desde de 2010, tem no seu portfólio de produtos o caminhão VUC Minitruck 3.5-14 ST que usa chassi com a mesma arquitetura dos utilizados em caminhões pesados.
O modelo ainda oferece de série itens como ar-condicionado, vidros elétricos, trava elétrica das portas, rádio com MP3/USB além de defletor de teto, volante regulável, acelerador manual eletrônico e sensor sonoro de ré.
O único modelo comercial da Kia no Brasil, o Bongo K 2500 recebeu algumas novidades para a sua linha 2021, como o ar-condicionado de fábrica e a incorporação do cinto de 3 pontas e encosto de cabeça para os três ocupantes.
O Fiat Ducato era feito na fábrica da Iveco em Sete Lagoas na geração passado em um acordo entre Fiat e CNH Industrial. Desde que ganhou uma nova geração, passou a ser importado diretamente do México Com a alta do dólar, pode não ser a melhor opção de compra atualmente entre os VUC. Mas quem vem da geração anterior, pode ser um bom upgrade.
Desta lista, chegamos ao caminhão VUC menos potente, com apenas 103 cavalos e também com PTB de 3.200 Kg o modelo é destinado a cargas mais leves, já que a sua capacidade de carga e em torno de 1.500 kg dependendo claro do tipo de implemento que você coloque nele (baú, tanque, carroceria aberta).
Por fim, chegamos a Sprinter, uma das vans comerciais de maior sucesso do Brasil. Ela conta com versões que vão de chassi-cabine até passageiro, porém como o foco é a carteira B: a Sprinter oferece a versão Street 314 CDI tanto na versão chassi-cabine como furgão.
O modelo ainda é ofertado com dois pacotes, sendo o Comfort e Hi-tech porém de série ela já oferece entrada Rádio AM/FM, bluetooth, sistema de partida sem chave, airbag duplo, volante com ajuste de altura e profundidade, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores elétricos com aquecimento, alarme, fechamento central das portas via controle remoto, faróis de neblina, direção elétrica e ar condicionado frontal, luzes de circulação diurna, (piso naval com ancoragem, estribo traseiro e abertura total da porta traseira, estes na versão furgão).
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Hyundai hr ou kia bongo com rodagem dupla no eixo traseiro aumenta a capacidade de carga? Legalmente?
Comprei um VW Delivery Prime 2020, reforcei o feixe de molas. O indicado é 1.450kgs. Posso carregar mais carga? Quanto de carga?
Faltou a carga máxima de cada veículo.
Rodar g dupla categoria b até 3.500 kg
O caminhão 790 pode dirigir com a b
Se o caminhão pesa 2.000 vazio pode carregar mais 1.500 de carga pbt 3.500 até aí e b. Se pesar 1500 pode carregar mais 2.000
Mudou a lei, procura que tu vai ver, o “veículo pode pesar até 3,5 toneladas, e a carga até 6 toneladas, ou seja veículo = carga não podem ultrapassar 9,5 toneladas para cnh b!
Não confundam Limite de passageiros com Limite de pessoas no veíuculo.
O limite de passageiros é 8. condutor não é passageiro.
Se for assim então temos um total de 10 pessoas no veículo, 9 passageiros + 1 condutor.
Entenderam ?
Considero que deve ler, atentamente, o Código de Trânsito Brasileiro. Não se deixe levar por opiniões; o que vale é o texto da Lei. Espero ter ajudado.
A sprinter chassi 416 CDI posso dirigir com classe B?
Infelizmente não pode, pois no documento está classificado como caminhão.
Eu acho uma besteira pois poderia permitir, seria só mudar para caminhonete nó doc
NÃO. É SOMENTE ATÉ 3500 KILOS DE PESO BRUTO, ESTOU VENDO GENTE FALANDO AQUI QUE MUDOU A LEI…. NÃO É VERDADE, POR ENQUANTO NÃO MUDOU, O QUE VALE É O PBT TOTAL DO VEICULO, NO CASO AI SPRINTER 416 SIGNIFICA 4 TONELADAS DE PESO BRUTO (VEÍCULO + CARGA) PARA 160 CV DE POTÊNCIA.
Categoria B e para carro , veículos até 9 passageiros incluso o motorista caminhonete furgão caminhão de quatro rodas até 3,500 quilos
Negativo !
Categoria B – Carro, van, e Vuc.
Limite de passageiros – 8
Limite de preso bruto total 3.500kg
Pode tracionar (puxar) mini-reboque ou carretinha de até 6.000kgs
No Detran este “caminhão ” é cadastrado como CAMINHONETE. Reportagem tem muitas falhas!
Categoria B até onde eu sei e para pilotar motocicletas. Não seria categoria C ?
Sabe muito. A é para Bicicleta e velocípedes. B para motocicleta e C para Veículos até 3,5 toneladas. Você tá corretíssimo! Kkkkkkkkkk
Pega o livrinho de legislação galera e veja lá o BPT de cada categoria de cnh
não esta sabendo de nada então, e acha que sabe tudo.
Categoria B e para carro , veículos até 9 passageiros incluso o motorista caminhonete furgão caminhão de quatro rodas até 3,500 quilos
Categoria para Motocicletas é a “M”, estude o CBT
A reportagem ta equivocada. O peso deve ser considerado com a carga. Entao vc ate pode andar nesses utilitarios, desde que estejam vazios.
Cara não viaja ,peso de carga é de 1800 klg
Cara, peso bruto total é o peso do veículo com sua carga máxima.
Eu acho esses 3500 kl da CNH muito pouco tem várias pickups q ultrapassam deveria ser no minimo uns 4500 km…Ate porque facilitaria trabalhar com caminhoes semi leve
Isso não é caminhão!, Isso era uma van que que cortaram a parte de trás e falam que é caminhão nunca será a mesma coisa é que pra quem nunca dirigiu um sabe diferenciar puta ignorância.
tenho um caminhao vuc Agrale 1600d com rodagem dupla na trazeira bau de 3,50 mt posso dirigir com a habilitaçao categoria B remunerada
Qual a categoria mínima exigida para conduzir quadriciclos?
quadricíclos a mínima é categoria B.
Valor desse caminhão
Gostei muito, com muitas informações dos veículos.
Em todos eles faltou a CAPACIDADE DE CARGA.
Colocam o Peso Total Bruto e não colocam a tara (o peso do caminhão vazio). Aí fica difícil, né ?
Dentro dos caminhões apresentados não há câmbio automático , até quando o Brasil ficará fora do primeiro mundo ?
Até o dia que mudar o nosso poder aquisitivo
Boa! De pleno acordo!