Mercedes-Benz passa a ser a marca mais premiada em Pebble Beach
O 540K Special Roadster 1937 que pertenceu ao Xá do Afeganistão recebeu o prêmio de Best Of Show no mais importante evento de clássicos
O 540K Special Roadster 1937 que pertenceu ao Xá do Afeganistão recebeu o prêmio de Best Of Show no mais importante evento de clássicos
Pelo segundo ano consecutivo, um carro da Mercedes-Benz recebeu o consagrador troféu de Best Of Show no Pebble Beach Concours d’Elegance. Na edição de 2023 o premiado foi um 540K Special Roadster de 1937.
Além de ser um belíssimo automóvel, esse Mercedes-Benz da era pré-guerra é uma das três unidades sobreviventes dessa carroceria do 540K. Sua história também é fascinante.
VEJA TAMBÉM:
O primeiro proprietário do 540K Special Roadster premiado em Pebble Beach foi o Xá do Afeganistão. Durante a Segunda Guerra Mundial o carro ficou escondido na embaixada do país em Paris.
Ele só saiu do esconderijo em 1948, quando o Xá deu o carro para seu genro. O novo proprietário rodou com o Mercedes-Benz por alguns anos em Londres e vendeu o veículo.
Hoje o 540K Special Roadster pertence à Patterson Collection, de Louisville no estado do Kentucky, nos EUA. Com essa premiação no Pebble Beach Concours d’Elegance, a Mercedes-Benz superou a Bugatti na quantidade de troféus Best Of Show.
No páreo para o premio estava outros carro da marca, um 710 SS Special Roadster 1930, além de um Alfa Romeo 8C 2300 Corto Figoni Cabriolet 1932 e um Delahaye 165 Figoni et Falaschi Cabriolet 1939.
A série 540 era parte da gama de luxo da Mercedes-Benz, ficando abaixo apenas dos suntuosos 770. Ela foi oferecida com três opções de entre-eixos, com o Roadster premiado em Pebble Beach sendo da opção mais curta.
O motor é um oito cilindros em linha, com 5.401 cm³ de deslocamento. O “K” no nome significa que o carro possui um compressor mecânico do tipo Roots, o que resulta em um potência de 180 cv.
O câmbio era de quatro marchas, opcionalmente existia uma caixa de cinco marchas com sincronizador nas três últimas relações. A velocidade máxima é de 180 km/h, um número impressionante para a época.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |