Este Peugeot Boxer de ‘duas cabeças’ é real e oferecido pela montadora

A Stellantis oferece seus utilitários nessa configuração sem a seção traseira do chassi para aplicações bem específicas

peugeot boxer duas cabines cinza lateral
Cada cabine traz mecânica completa e funcional (Foto: Peugeot | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/05/2024 às 19h02

O mercado de veículos comerciais é o mais racional possível. Tudo é pensado com implementadores em mente e para maximizar os lucros do operador. E foi por uma razão assim que a Stellantis vende o Citroën Relay (nosso Jumper), Fiat Ducato e Peugeot Boxer com duas cabines.

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Essa configuração pode ser encomendada na Europa, com o nome “back to back” (costas-com-costas em tradução livre). Sim, são duas cabines aparafusadas juntas pelo chassi. E ambas são funcionais.

peugeot boxer duas cabines cinza frente
Cada “frente” usa um motor 2.2 turbodiesel de 140 cv (Foto: Peugeot | Divulgação)

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O Peugeot Boxer de duas cabines existe para suprir as necessidades de implementadores que precisam realizar mudanças extensas na parte traseira do veículo e que alterem o chassi. Por ser uma plataforma de tração dianteira, o eixo rígido traseiro é simples e o chassi usa longarinas simples.

Quem compra nessa configuração já leva duas cabines funcionais com a mecânica completa, só precisa separá-las e montar a seção traseira. Isso acaba com o desperdício, já que antes compravam uma versão chassi cabine e tinham que descartar a parte traseira.

weinsberg carahome peugeot boxer frente parado
Um dos usos é para fazer motorhomes (Foto: Weinsberg | Divulgação)

Um dos usos mais comuns para essa configuração é para fazer motorhomes. O implemento instalado na traseira já completa o chassi e ainda traz uma suspensão própria e mais confortável que o feixe de molas da versão chassi cabine para cargas.

Outra vantagem desse Peugeot Boxer de duas cabines é a facilidade na hora do transporte: pode subir e descer da cegonha sem precisar de usar a marcha à ré. O motorista só precisa tomar o cuidado de colocar a outra cabine em ponto morto para não estragar o câmbio.

A configuração de duas cabines usa o mesmo motor 2.2 turbodiesel Blue HDi de 140 cv que é adotado nos furgões da Stellantis vendidos no Brasil. A tração nesses veículos é sempre dianteira e toda a mecânica fica junto da cabine.

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