Picapes a diesel não foram um bom negócio em 2023
Embora o mercado das caminhonetes tenha explodio durante o ano, os modelos maiores sofreram queda de valor ao longo do período
Embora o mercado das caminhonetes tenha explodio durante o ano, os modelos maiores sofreram queda de valor ao longo do período
O ano de 2023 foi o das picapes e caminhonetes. Foram vários os lançamentos de novos modelos e reestilizações, pois o consumidor adora essa categoria que representa 6% das vendas globais de automóveis – percentual que pode ser expressado em 1,94 milhão de unidades. Mas nem tudo são flores para os comerciais leves e principalmente para quem entrou na onda das picapes a diesel em 2023 e comprou uma, já que a desvalorização deste segmento chega a ser duas vezes maior do que a média convencional.
Segundo uma pesquisa da Mobialto, as picapes a diesel desvalorizaram, em média, 15,3% em somente um ano e teve modelo que chegou a passar dos 20%.
VEJA TAMBÉM:
O estudo analisou modelos que continham uma base estatística confiável com um bom volume de classificados durante os períodos de novembro de 2022 até o mesmo mês de 2023. Foram elas: Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier, Toyota Hilux e VW Amarok.
Esse levantamento exclusivo da Mobiauto apurou um total de 44 versões dessas seis picapes de anos/modelos 2023, 2022 e 2021, e obteve respostas em relação a desvalorização das picapes a diesel.
Marca | Modelo | Valorização média |
---|---|---|
Nissan | Frontier | -13,78% |
Mitsubishi | 1200 Triton | -13,82% |
Toyota | Hilux | -13,92% |
Chevrolet | S10 | -14,58% |
Ford | Ranger | -17,94% |
VW | Amarok | -20,52% |
Como mostra a tabela, os modelos que menos desvalorizaram foram as Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton e a Toyota Hilux. Na parte de baixo da lista vem a VW Amarok, com o pior índice de perda de preço do mercado.
Para Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, esse comportamento tem seus porquês.
O comprador de picapes médias é muito fiel. Ele pode até trocar de marca e modelo, mas dificilmente de segmento. Por isso mesmo, vale observar a tabela formatada por nossa equipe de Dados e Estatísticas: há três modelos praticamente empatados e bem colocados, que são a Frontier, a L200 e a Hilux. Há duas que são negócios menos recomendados: Ranger e Amarok. E a S10 no meio de tudo isso”, explica.
Em novembro de 2022 a Mobialto fez uma pesquisa desse tipo. Na época, o trio vencedor havia sido Hilux, L200 e S10, pela ordem.
O único fato novo foi a inserção da Nissan Frontier, que ganhou alterações importantes em sua versão 2023, mas que acabaram puxando também os preços da 2021 e da 2022. Ótimo resultado pra Nissan”, comenta Castro Jr.
Na lista das dez melhores, a S10 Chassi Cabine é a campeã, ainda que seja uma versão bem específica, mas tem o mérito de colocar quatro versões no topo. Hilux, Frontier e L200 Triton entram com duas versões cada uma.
Marca | Modelo | Versão | Ano/modelo | nov/22 | nov/23 | variação |
---|---|---|---|---|---|---|
Chevrolet | S10 Cabine Simples | S10 2.8 CTDi Chassi Cabine LS 4WD | 2021 | R$167.600,40 | R$158.486,92 | -5,44% |
Toyota | Hilux Cabine Dupla | SRX 2.8 TDI CD 4×4 (Aut) | 2021 | R$292.823,33 | R$276.424,79 | -5,60% |
Chevrolet | S10 Cabine Dupla | LTZ 22.5 | 2022 | R$202.555,45 | R$186.870,83 | -7,74% |
Nissan | Frontier | 2.3TD CD PRO-4X 4×4 | 2023 | R$273.247,00 | R$251.382,95 | -8,00% |
Chevrolet | S10 CabineDupla | S102.8CTDI High Country 4WD (Cabine Dupla) (Aut) | 2022 | R$271.599,33 | R$246.370,36 | -9,29% |
Nissan | Frontier | 2.3 CD Turbo Attack TDI Auto 4×4 | 2021 | R$196.895,11 | R$178.591,58 | -9,30% |
Chevrolet | S10 Cabine Dupla | S10 2.8 CTDI LS 4WD (Cabine Dupla) | 2021 | R$163.498,57 | R$145.390,27 | -11,08% |
Mitsubishi | L200 Triton Sport | Sport 2.4 DID-H HPE-S 4WD (Aut) | 2021 | R$245.987,89 | R$218.505,56 | -1,17% |
Mitsubishi | L200 Triton Sport | Sport 2.4 DID-H HPE 4WD (Aut) | 2021 | R$228.535,71 | R$202.911,43 | -11,21% |
Toyota | Hilux Cabine Dupla | SRV 2.8 TDI CD 4×4 (Aut) | 2021 | R$263.950,00 | R$234.119,96 | -11,30% |
É um segmento em que o ticket médio, pelos menos nessas versões seminovas, é de R$ 200 mil. Na média, o cliente que adquiriu esse modelo um ano atrás perdeu R$ 30 mil, o que não foi pouco. Mas vale consultar nossa tabela para verificar nos detalhes como cada modelo e cada versão se comportaram, pois algumas perderam acima de 25% de suas cotações, ou seja, a bagatela de R$ 50 mil”, destaca o executivo da Mobiauto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |