Câmeras em carros de aplicativo poderão se tornar obrigatórias

Projeto de Lei prevê certificação de que cidadãos sentenciados por crimes de violência contra mulher não serão motoristas, como já é exigido por norma

mão de pessoa boa clicando em celular acom logotipo da Uber afixado em painel de carro lista de carros Uber Black Uber Comfort 2025
Proposta prevê câmeras em carros de app e regras para uso de imagens, com base na LGPD (Foto: Shutterstock)
Por Júlia Haddad
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 21/07/2025 às 15h00

O Projeto de Lei 692/25, de autoria do deputado Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), propõe a instalação obrigatória de câmeras de segurança em veículos usados por motoristas de aplicativos.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

A proposta, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana e tem como principal objetivo aumentar a segurança de passageiros e condutores.

VEJA TAMBÉM:

As imagens captadas deverão seguir as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e do Marco Civil da Internet. O projeto exige transparência no uso dessas imagens e garante a preservação dos direitos fundamentais dos envolvidos. Além disso, os motoristas deverão informar previamente os passageiros sobre a presença das câmeras nos veículos.

A proposta também reforça critérios de segurança já previstos em lei, como a exigência de certidão negativa de antecedentes criminais para os motoristas, e acrescenta que profissionais com condenação por crimes de violência contra mulheres não poderão atuar nas plataformas. O autor do PL, destacou importância da fiscalização destes casos.

Em segundo lugar, mas não menos importante, impedir que pessoas condenadas por crimes sexuais ou violência doméstica atuem como motoristas de aplicativo, prevenindo a ocorrência de novas infrações e promovendo um ambiente mais seguro para passageiros, especialmente para as mulheres”, justificou Ribeiro.

As comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania analisarão o projeto, que tramita em caráter conclusivo. Para virar lei, a Câmara e o Senado ainda precisam aprová-lo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário