Encher o tanque até a boca poderá ser multa

Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou projeto que visa evitar acidentes durante o abastecimento

bomba etanol tanque combustivel portal
A proposta obriga os postos a instalarem cartazes ou placas informando sobre a proibição (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 20/08/2024 às 08h02

Abastecer o carro pelo famoso pedido de “encher até a boca” está mais próximo de se tornar multa. Aprovado agora na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, o novo Projeto de Lei (PL) quer proibir a ação, fazendo com que o abastecimento seja encerrado com o desarme da bomba. A medida prevê que isso também evite acidentes nos postos.

VEJA TAMBÉM:

A proposta obriga os postos revendedores de combustível a instalarem cartazes ou placas informando sobre a proibição.

O relator do PL que proíbe encher o tanque até a boca, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), recomendou a aprovação do substitutivo acatado anteriormente pela Comissão de Saúde aos projetos de lei 7817/17, do deputado Lincoln Portela (PL-MG); e 8282/17, do deputado já falecido Rômulo Gouveia (PB).

Modificado, o substitutivo determina multa prevista de R$ 20 mil a R$ 1 milhão para postos de abastecimento que descumprirem a medida, porém agora apenas em caso de reincidência.

  • Em janeiro a PL foi aprovada pela comissão de Saúde, tempo em que a multa ainda valia também em primeira infrações.

Há preocupação sobre a incidência de multa pesada sobre o dono do posto quando muitas vezes ele nem sabe o que está acontecendo. No caso concreto, a responsabilidade é do frentista”, observou o relator. “Caberia, então, inicialmente uma advertência ao proprietário e, somente em caso de reincidência, a sanção”, defendeu Augusto Coutinho.

  • Aqui no AutoPapo, nosso querido Boris Feldman já cansou de alertar sobre os riscos de encher o tanque até a boca. Além de causar problemas a atmosfera e a saúde, o filtro danificado – canister – é encharcado com combustível, desta forma estragando e prejudicando também o funcionamento do carro. Outro problema de encher o tanque até a boca é que o combustível pode escorrer e manchar a pintura da carroceria.
  • O combustível derramado também aumenta os riscos de explosão e incêndio no local.

Tramitação

O projeto que proíbe encher o tanque até a boca ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto também precisa ser aprovado pelo Senado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre Brugger 20 de agosto de 2024

Não sei quem é o pior tipo de gente: o que faz uma lei dessas, os que aprovam, ou os que votam pra eleger essas m****! Não estou dizendo que a prática esteja correta, mas francamente, com tanta coisa mais importante a se discutir e aprovar e nego aprovando fiscalização se saber se tá enchendo o tanque do veículo até a boca! São por essas e tantas e tantas outas que essa buçanha desse país não vai pra frente!

Avatar
Rodrigo 20 de agosto de 2024

Concordo! Com o tráfico, violência, corrupção e tudo o mais, e ainda tem gente pensando em legislar se o posto enche o tanque até a boca??? Que falta do que fazer…

Avatar
jose 20 de agosto de 2024

poderia ter pena de morte dupla!!! sem fiscalização, inutil!!!

Avatar
Deixe um comentário