Projeto prevê instalação de ‘ranhuras’ sonorizadoras em rodovias federais
O PL aponta que a instalação destas pequenas ondulações no asfalto será importante para contribuir com a sinalização de acostamento e evitar acidentes
O PL aponta que a instalação destas pequenas ondulações no asfalto será importante para contribuir com a sinalização de acostamento e evitar acidentes
O Projeto de Lei 1894/23 torna obrigatória a instalação de ranhuras sinalizadoras entre a pista de rodagem e o acostamento em rodovias federais que vierem a ser privatizadas. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, a medida deverá ser cláusula obrigatória em futuros contratos de concessão.
VEJA TAMBÉM:
A proposta define as ranhuras sinalizadoras como pequenas ondulações impressas no asfalto para provocar trepidação e ruído durante a passagem do veículo. O objetivo é alertar o motorista sobre a troca de faixa de rodagem.
Autor do projeto, o deputado Bruno Ganem (Pode-SP) lembra que o Código de Trânsito Brasileiro trata o acostamento como local destinado à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver área apropriada para esse fim.
É de conhecimento comum que muitos acidentes acontecem no acostamento, principalmente em circunstâncias em que ocorre a invasão dessa área por veículos de maneira irregular, já que ultrapassar, transitar ou parar no acostamento configura infração gravíssima”, acrescenta o autor.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ranhura para que? Já não chega a buraqueira?
Uma opção seria fazer a ranhura e com o material que sair, tapar o buraco.
Será que vai ser como no Japão? Onde a ranhura é feita para gerar uma música!
Acho que aqui vai ser “baticum”… 😀