Politico processa GM por vender ilegalmente dados de motoristas

Esses dados abrangiam informações detalhadas, como horários de condução, velocidade, uso do cinto de segurança e distância percorrida

Chevrolet S10 Midnight
General Motors coletou e vendeu dados de direção de mais de 14 milhões de veículos (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 15/08/2024 às 17h02

O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, processou a General Motors, alegando que a montadora coletou e vendeu dados de direção privados de clientes sem o conhecimento ou consentimento deles. Essa ação judicial surge após uma investigação sobre diversas montadoras, alimentando preocupações sobre violações de privacidade do consumidor.

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Venda ilegal de dados

A montadora é acusada de vender informações de clientes para “várias outras empresas”, incluindo firmas de corretagem de dados. Segundo a ação coletiva, pelo menos duas dessas firmas criaram “Pontuações de Condução”, que foram posteriormente vendidas para companhias de seguros. Essas pontuações poderiam ser utilizadas pelas seguradoras para decidir se aumentariam as taxas ou até mesmo se negariam cobertura a “maus motoristas”.

O gabinete do procurador-geral afirmou que a General Motors coletou e vendeu ilegalmente dados de direção privada de “mais de 1,8 milhão de texanos” utilizando tecnologia incorporada na maioria de seus veículos desde o ano modelo de 2015.

Os clientes da GM teriam sido levados a acreditar que o programa “OnStar SmartDriver” era necessário para ativar os recursos de segurança de seus veículos. Através de “divulgações longas e detalhadas”, os clientes acabaram consentindo, sem perceber, com a coleta e venda de seus dados pela GM, sem serem plenamente informados sobre as implicações das chamadas “Pontuações de Condução”.

A investigação conduzida no Texas revelou que a General Motors coletou e vendeu dados de direção de mais de 14 milhões de veículos, incluindo 1,8 milhão no Texas. Esses dados abrangiam informações detalhadas, como horários de condução, velocidade, uso do cinto de segurança e distância percorrida. Fatores como dirigir tarde da noite, curvas fechadas, frenagens bruscas e altas velocidades poderiam resultar em uma pontuação ruim de direção, influenciando decisões de seguradoras sobre taxas e cobertura.

O procurador-geral Ken Paxton denunciou a GM por práticas comerciais que violam a privacidade dos texanos, destacando que a montadora transformou veículos em sistemas de vigilância que vendem dados a empresas terceiras. A investigação no Texas foi iniciada em junho de 2024, e embora a GM seja a primeira a enfrentar um processo no estado, montadoras como Hyundai e Kia também estão envolvidas em ações semelhantes na Califórnia.

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