Saiba por que confiar cegamente no velocímetro pode fazer você andar mais devagar do que imagina — e por que isso é bom
É uma cena comum para quem utiliza aplicativos de navegação: enquanto o velocímetro do painel marca 100 km/h, o Waze ou o Google Maps indicam 95 km/h ou 96 km/h. Essa discrepância não é um erro do sistema, mas sim uma característica técnica e regulatória da indústria automotiva.
De modo geral, o GPS é o instrumento mais preciso para medir a velocidade real em velocidade de cruzeiro. Isso ocorre porque o sistema calcula a velocidade medindo a distância percorrida ao longo do tempo através do rastreamento por satélite, independentemente das partes mecânicas do veículo.
VEJA TAMBÉM:
Já os velocímetros funcionam medindo a rotação das rodas. O problema é que o diâmetro dos pneus não é uma constante absoluta. Pneus desgastados ficam menores, girando mais rápido para cobrir a mesma distância, o que faz o velocímetro marcar uma velocidade superior à real. Alterações na pressão ou a troca por rodas de tamanhos diferentes também afetam a leitura.
Para evitar problemas legais, as montadoras adotam uma margem de segurança. Normas internacionais, como as da União Europeia (UNECE), proíbem que o velocímetro mostre uma velocidade inferior à real. Se você estiver a 100 km/h, o painel nunca poderá marcar 95 km/h, pois isso induziria o motorista a cometer infrações ou acidentes. Por outro lado, a legislação permite que ele marque para mais (geralmente até 10% + 4 km/h).
Portanto, na maioria dos casos, seu carro está, de fato, mais lento do que o painel informa. O GPS vence na precisão em retas e velocidades constantes, mas pode sofrer “lags” (atrasos) em acelerações bruscas, curvas acentuadas ou túneis, momentos em que o velocímetro mecânico reage mais rápido.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|