Porsche confirma que 911 híbrido será lançado em breve
O CEO da montadora confirmou que uma versão com sistema híbrido inspirado no 919 campeão de Le Mans chegará como o topo de linha do esportivo
O CEO da montadora confirmou que uma versão com sistema híbrido inspirado no 919 campeão de Le Mans chegará como o topo de linha do esportivo
A Porsche está preparando um 911 híbrido e confirmou seu lançamento para meados de 2024. A versão eletrificada virá na atualização de meio de ciclo da geração atual, a 992.
Quem confirmou foi o CEO da Porsche, Oliver Blume, durante a última coletiva de imprensa anual da marca. Ele justificou o 911 híbrido relembrando que o modelo sempre esteve à frente em trazer novas tecnologias ao segmento de esportivos, como foi com o turbo em 1975, a tração integral em 1989 e o câmbio de dupla embreagem PDK em 2009.
VEJA TAMBÉM:
Segundo o executivo, o sistema híbrido será “ultra esportivo” e derivado de carros de corrida. Ele será oferecido em versões selecionadas da linha 911, o que é um alívio para os puristas com mente fechada que irão torcer o nariz para a tecnologia — como sempre fazem toda vez que alguma novidade aparece no modelo.
Oliver Blume deixou uma trilha de declarações que ajudam a desvendar como poderá ser a nova variante híbrida do Porsche 911. Falar que é derivado das pistas já elimina os sistemas plug-in, que já são adotados no Cayenne e no Panamera E-Hybrid.
Em 2022 o executivo havia confirmado que uma versão híbrida do 911 seria feita e ficaria no topo da gama, chamando atenção para o 919 Hybrid que foi campeão nas 24 horas de Le Mans. Isso pode indicar que a versão eletrificada seja a GT2, que estreia sempre no final do ciclo de cada geração do 911 e com desempenho extremo.
Essa informação é reforçada por uma fonte da revista britânica Autocar. Ela adiantou que o modelo estreará em 2026 com conjunto inspiado no 919 e será o novo GT2.
O sistema híbrido do 919 de competição utiliza um sistema que recupera energia cinética em desacelerações e outro que recupera a energia térmica do escapamento. Essa energia é armazenada em uma bateria pequena, que energiza um motor elétrico no eixo dianteiro.
Se essa receita for seguida, o Porsche 911 híbrido terá tração integral com um motor elétrico tracionando o eixo traseiro. O GT2 é, tradicionalmente, com tração traseira.
O que podemos ter certeza é que a Porsche nunca irá fazer um 911 elétrico. A montadora alemã já confirmou que isso nunca irá acontecer e seus estudo sobre combustíveis sintéticos irão dar longevidade a esse esportivo tão tradicional.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |