Heresia que salva: Porsche Cayenne completa 20 anos
Há 20 anos a Porsche lançou o Cayenne, seu primeiro SUV; esse modelo ajudou a salvar a marca da falência e a consolidou como competidora no mercado de luxo
Há 20 anos a Porsche lançou o Cayenne, seu primeiro SUV; esse modelo ajudou a salvar a marca da falência e a consolidou como competidora no mercado de luxo
A Porsche está comemorando o 20º aniversário do Cayenne, seu primeiro SUV. Quando o modelo foi lançado em 2002, os puristas ficaram revoltados ao ver o emblema da marca em um utilitário. Mas se não fosse por esse modelo, a marca teria falido.
Na época a Porsche era independente e dependia apenas dos esportivos 911 e Boxster para ficar na ativa. O Cayenne nasceu em um projeto conjunto com a Volkswagen, que na época era liderada por Ferdinand Piech.
VEJA TAMBÉM:
Como os SUVs eram veículos com foco no fora-de-estrada na época e os únicos modelo de luxo até então eram o Mercedes-Benz ML e o BMW X5, a Porsche optou por fazer o Cayenne um SUV valente. Ele trazia tração 4×4 com reduzida e suspensão a ar que permitia deixa um grande vão-livre.
E por ser um Porsche, o Cayenne tinha que ser rápido e bom de dirigir. Para isso ele contava com um motor V8 4.5 todo novo e existia a opção de câmbio manual nas versões aspiradas. No topo da gama estava o Cayenne Turbo, com uma versão sobrealimentada desse V8 que rendia 450 cv.
O mercado mostrou que o caminho adotado pela BMW era o mais adequado para esses SUV. O público queria um carro familiar alto mas não fazia questão das capacidades off-road, apenas de uma tração integral para dias chuvosos ou neve.
Por isso a segunda geração do Cayenne perdeu a caixa de transferência com reduzida e passou a usar uma tração integral permanente com acerto mais esportivo. Essa fórmula continua em uso até hoje e são poucos o SUV de luxo que trazem uma tração 4×4 com reduzida.
O SUV foi um sucesso e conseguiu salva a marca da falência. O lançamento seguinte da Porsche, que foi a geração 997 do 911, teve um grande salto de qualidade em relação o modelo anterior. O volume de vendas o Cayenne permitiu que a marca alemã deixasse de ser nichada e virou um competidor forte no mercado de luxo.
Nessa comemoração de 20 anos a Porsche disse que o Cayenne é um sucessor do 959, um esportivo que nasceu para correr em provas de rali. O lendário piloto Walter Rohrl, que era piloto de testes da marca na época, disse que ficou impressionado com as capacidades do SUV em seu primeiro contato com o carro.
Hoje o Cayenne está na terceira geração, com oferta de versão cupê. Sua versão mais forte é a Turbo GT. com 640 cv e desempenho que faz muitos esportivos passarem vergonha. E os alemães parecem estar prontos para mais 20 anos com o SUV.
Andamos no Macan, o segundo SUV da Porsche, confira as impressões:
Fotos: Porsche | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Caramba, eis que um SUV salvou uma marca kkkkk
Mais a Porsche tá de parabéns por essa linda jóia q eu sempre achei lindo.