Holding anuncia plataforma de investimentos voltada à defesa, mirando áreas como drones, satélites e cybersegurança
A holding da família Porsche-Piëch anunciou, na última quarta-feira (13), a criação de uma plataforma de investimentos voltada ao setor de defesa.
O movimento busca aproveitar o aumento dos gastos militares na Europa, que devem liberar centenas de bilhões de euros para defesa e infraestrutura nos próximos anos.
VEJA TAMBÉM:
O presidente da holding, Hans Dieter Pötsch, declarou “O objetivo é ampliar nosso envolvimento nos setores de defesa e áreas relacionadas, mantendo o foco principal em mobilidade e tecnologia industrial”. Apesar da iniciativa, a empresa destacou que as projeções de lucro estavam baixas o que é justificado pela fraqueza do mercado automotivo.
Segundo a holding, os investimentos em avaliação incluem vigilância por satélite, reconhecimento e sistemas de sensores, segurança cibernética, logística e sistemas de abastecimento.
Em março, a Porsche já havia sinalizado interesse em realizar um terceiro investimento âncora de longo prazo em defesa ou infraestrutura, independente de suas participações na Volkswagen e na própria Porsche AG.
A relação do grupo com atividades militares não é nova. A Volkswagen mantém uma joint venture com a Rheinmetall para a produção de veículos militares, e, no ano passado, a Porsche investiu na Quantum Systems, fabricante de drones sediada em Munique.
Além disso, durante a segunda guerra mundial o fundador da Porsche participou do desenvolvimento de tanques para a Alemanha nazista, e o Fusca serviu de base para veículos militares. Posteriormente, a Volkswagen produziu o Type 181, usado pelo Exército da Alemanha Ocidental e vendido a consumidores no Reino Unido e nos EUA.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |