Nova versão do Porsche Panamera bate recorde em Nurburgring
A montadora ainda não confirma qual é a nova versão, mas tudo indica que será a Turbo S E-Hybrid que ficará no topo da gama
A montadora ainda não confirma qual é a nova versão, mas tudo indica que será a Turbo S E-Hybrid que ficará no topo da gama
A nova geração do Porsche Panamera foi lançada com cinco versões: a básica com tração traseira, a 4, a 4 E-Hybrid, a 4S E-hybrid e a Turbo E-Hybrid. Uma nova versão topo de linha foi confirmada de uma maneira diferente: quebrando um recorde em Nurburgring.
Esse modelo inédito do novo Porsche Panamera marcou um tempo de 7:24,17, o que faz dele o sedã de luxo mais rápido no inferno verde. Ele desbancou o Mercedes-AMG GT 63S de 4 portas.
VEJA TAMBÉM:
Os únicos carros de 4 portas mais rápidos são modelos mais focados em desempenho, como o Jaguar XE SV Project 8 e o BMW M3 CS. O tempo de volta do Panamera é similar ao de supercarros como o Maserati MC12, Pagani Zonda F Clubsport e Lamborghini Aventador LP700-4.
No teaser divulgado pela Porsche, é possível perceber que esse Panamera recordista é híbrido plug-in e possui motor V8. Tudo indica que essa versão inédita é a Turbo S E-Hybrid.
Como referência, o atual topo de gama do Panamera é o Turbo E-Hybrid, que possui 680 cv e 94,8 kgfm. O SUV Cayenne possui um conjunto híbrido de 739 cv e 96,8 kgfm, isso pode dar um indicativo da força que o sedã poderá ter.
Porém os tempos em Nurburgring não dependem apenas de potência. A nova geração do Panamera estreou uma nova suspensão ativa desenvolvida pela Porsche, que deve ter ajudado muito na pista.
A Porsche Active Ride combina molas a ar com apenas um câmara junto de atuadores eletro hidráulicos que controla cada roda separadamente. Ela mantém a carroceria nivelada mesmo rodando em pisos ondulados e pode inclinar a carroceria para compensar a força G nas curvas, acelerações e frenagens.
Foi confirmado pela Porsche que o Panamera recordista utiliza pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com medida 275/35 ZR 21 na dianteira e 325/30 ZR 21 na traseira. Trata-se de um dos melhores pneus de desempenho no mercado hoje.
O kit aerodinâmico em fibra de carbono e spoiler com aba Gourney flap completam o pacote desse modelo novo. Todos esses sinais indicam que estamos diante de um novo Turbo S pronto para desbancar outros sedãs de luxo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |