Nova versão do Porsche Panamera bate recorde em Nurburgring

A montadora ainda não confirma qual é a nova versão, mas tudo indica que será a Turbo S E-Hybrid que ficará no topo da gama

Nova versão porsche panamera nurburgring laranja frente fazendo curva karussell
Nova versão ficará acima da Turbo E-Hybrid (Fotos: Porsche | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/07/2024 às 08h02
Atualizado em 18/07/2024 às 23h06

A nova geração do Porsche Panamera foi lançada com cinco versões: a básica com tração traseira, a 4, a 4 E-Hybrid, a 4S E-hybrid e a Turbo E-Hybrid. Uma nova versão topo de linha foi confirmada de uma maneira diferente: quebrando um recorde em Nurburgring.

Esse modelo inédito do novo Porsche Panamera marcou um tempo de 7:24,17, o que faz dele o sedã de luxo mais rápido no inferno verde. Ele desbancou o Mercedes-AMG GT 63S de 4 portas.

VEJA TAMBÉM:

Os únicos carros de 4 portas mais rápidos são modelos mais focados em desempenho, como o Jaguar XE SV Project 8 e o BMW M3 CS. O tempo de volta do Panamera é similar ao de supercarros como o Maserati MC12, Pagani Zonda F Clubsport e Lamborghini Aventador LP700-4.

No teaser divulgado pela Porsche, é possível perceber que esse Panamera recordista é híbrido plug-in e possui motor V8. Tudo indica que essa versão inédita é a Turbo S E-Hybrid.

Como referência, o atual topo de gama do Panamera é o Turbo E-Hybrid, que possui 680 cv e 94,8 kgfm. O SUV Cayenne possui um conjunto híbrido de 739 cv e 96,8 kgfm, isso pode dar um indicativo da força que o sedã poderá ter.

Porém os tempos em Nurburgring não dependem apenas de potência. A nova geração do Panamera estreou uma nova suspensão ativa desenvolvida pela Porsche, que deve ter ajudado muito na pista.

A Porsche Active Ride combina molas a ar com apenas um câmara junto de atuadores eletro hidráulicos que controla cada roda separadamente. Ela mantém a carroceria nivelada mesmo rodando em pisos ondulados e pode inclinar a carroceria para compensar a força G nas curvas, acelerações e frenagens.

Foi confirmado pela Porsche que o Panamera recordista utiliza pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com medida 275/35 ZR 21 na dianteira e 325/30 ZR 21 na traseira. Trata-se de um dos melhores pneus de desempenho no mercado hoje.

O kit aerodinâmico em fibra de carbono e spoiler com aba Gourney flap completam o pacote desse modelo novo. Todos esses sinais indicam que estamos diante de um novo Turbo S pronto para desbancar outros sedãs de luxo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário