Nova versão do Porsche Panamera bate recorde em Nurburgring

A montadora ainda não confirma qual é a nova versão, mas tudo indica que será a Turbo S E-Hybrid que ficará no topo da gama

Nova versão porsche panamera nurburgring laranja frente fazendo curva karussell
Nova versão ficará acima da Turbo E-Hybrid (Fotos: Porsche | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/07/2024 às 08h02
Atualizado em 18/07/2024 às 23h06

A nova geração do Porsche Panamera foi lançada com cinco versões: a básica com tração traseira, a 4, a 4 E-Hybrid, a 4S E-hybrid e a Turbo E-Hybrid. Uma nova versão topo de linha foi confirmada de uma maneira diferente: quebrando um recorde em Nurburgring.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Esse modelo inédito do novo Porsche Panamera marcou um tempo de 7:24,17, o que faz dele o sedã de luxo mais rápido no inferno verde. Ele desbancou o Mercedes-AMG GT 63S de 4 portas.

VEJA TAMBÉM:

Os únicos carros de 4 portas mais rápidos são modelos mais focados em desempenho, como o Jaguar XE SV Project 8 e o BMW M3 CS. O tempo de volta do Panamera é similar ao de supercarros como o Maserati MC12, Pagani Zonda F Clubsport e Lamborghini Aventador LP700-4.

No teaser divulgado pela Porsche, é possível perceber que esse Panamera recordista é híbrido plug-in e possui motor V8. Tudo indica que essa versão inédita é a Turbo S E-Hybrid.

Como referência, o atual topo de gama do Panamera é o Turbo E-Hybrid, que possui 680 cv e 94,8 kgfm. O SUV Cayenne possui um conjunto híbrido de 739 cv e 96,8 kgfm, isso pode dar um indicativo da força que o sedã poderá ter.

Porém os tempos em Nurburgring não dependem apenas de potência. A nova geração do Panamera estreou uma nova suspensão ativa desenvolvida pela Porsche, que deve ter ajudado muito na pista.

A Porsche Active Ride combina molas a ar com apenas um câmara junto de atuadores eletro hidráulicos que controla cada roda separadamente. Ela mantém a carroceria nivelada mesmo rodando em pisos ondulados e pode inclinar a carroceria para compensar a força G nas curvas, acelerações e frenagens.

Foi confirmado pela Porsche que o Panamera recordista utiliza pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 com medida 275/35 ZR 21 na dianteira e 325/30 ZR 21 na traseira. Trata-se de um dos melhores pneus de desempenho no mercado hoje.

O kit aerodinâmico em fibra de carbono e spoiler com aba Gourney flap completam o pacote desse modelo novo. Todos esses sinais indicam que estamos diante de um novo Turbo S pronto para desbancar outros sedãs de luxo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário