Postos de combustível são interditados por uso irregular de marca

Estabelecimentos localizados no Rio de Janeiro foram autuados e interditados por uso indevido de marca e bomba baixa

postos combustível interditados autuados uso irregular de marca e bomba baixa RJ
Um dos postos autuados, de bandeira branca, utilizava características gráficas da bandeira BR, induzindo o cliente ao erro. (Foto: Sedcon | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 18/08/2025 às 11h28

Na última sexta-feira (15), três postos de combustíveis foram flagrados com irregularidades na Zona Norte do Rio de Janeiro. A Operação Clone interditou bombas em estabelecimentos nas regiões de Ramos e no Engenho Novo, enquanto o terceiro, em Olaria, foi autuado por uso indevido de marca.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

A ação de fiscalização, deflagrada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), Procon Estadual (Procon-RJ), Comando de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Rio de Janeiro e pelo Instituto Combustível Legal, foi motivada por denúncias da Vibra. A empresa licenciada da marca Postos Petrobras, apontou o uso indevido da sua identidade visual por postos que não fazem parte da sua bandeira.

VEJA TAMBÉM:

Por meio de nota à imprensa, a Vibra afirmou que seguirá colaborando com as autoridades para proteger os consumidores:

A empresa apoia todas as ações contra a ilegalidade no setor e reforça seu compromisso com a qualidade dos produtos e a proteção ao consumidor, que pode ser induzido a erro ao adquirir combustíveis em estabelecimentos que infringem a legislação e os direitos do consumidor ao exibir indevidamente a marca que não a da real fornecedora dos produtos comercializados”

Bomba baixa em Ramos e Engenho Novo

A bomba baixa em postos é o equipamento que fornece uma quantidade menor de combustível do que está sendo marcado no visor, por isso o cliente acaba ficando no prejuízo. Essa irregularidade foi encontrada em um estabelecimento localizado em Ramos, que também adotava uma identidade visual semelhante à de uma marca reconhecida, o que pode confundir os consumidores.

Já no Engenho Novo, bombas baixas também foram interditadas. O posto não apresentava nota fiscal dos combustíveis, nem identificação do fornecedor nas bombas e ainda tinha problemas estruturais no teto.

Postos de combustível bandeira branca disfarçado de marca conhecida

Em Olaria, o posto autuado apresentava características gráficas da bandeira BR, induzindo o cliente a acreditar que o combustível vendido lá era fornecido pela marca reconhecida. Essa prática contraria o Código de Defesa do Consumidor e foi dado o prazo de até 72 horas para que o estabelecimento descaracterize os postos e comprove à secretaria e à autarquia, sob pena de interdição.

Esse estabelecimento em questão é o que chamamos de bandeira branca, ou seja, é independente e não está atrelado a nenhuma distribuidora (BR, Shell, Ale, etc.). Dessa forma, ele pode adquirir o combustível de da refinaria ou do fornecedor que oferecer o melhor preço, condições e qualidade.

A Sedcon e o Procon-RJ orientam os consumidores a identificar esse tipo de posto, como ausência de logotipos conhecidos nas bombas e no pórtico. É importante desconfiar dos que têm preços muito abaixo da média, falta de informações visíveis como CNPJ, razão social e autorização da ANP, além de precariedade na estrutura e nos equipamentos.

Fora os estabelecimentos que apresentem esses sinais, é uma generalização injusta afirmar que postos de bandeira branca vendem combustível sem qualidade. Combustível adulterado pode ser encontrado em qualquer posto, mesmo os de bandeiras consagradas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário