Primeiro Chevrolet Omega 1994 Irmscher restaurado vai a leilão pelo CARDE

Restaurado pela própria engenharia da marca, sedã raro é a estrela de lote histórico no museu Carde; veja detalhes da relíquia

GM Vintage Omega 2 v2
Modelo inaugura lote de dez exemplares históricos do programa Chevrolet Vintage (Foto: Chevrolet | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 03/12/2025 às 21h00

A General Motors realiza, neste sábado (6), o leilão do primeiro veículo restaurado oficialmente pelo seu novo programa, o Chevrolet Vintage. O evento beneficente ocorre no Carde, em Campos do Jordão (SP), e tem como protagonista um raro Omega CD 1994 preparado pela Irmscher.

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O sedã é o primeiro de um lote histórico de dez exemplares que a montadora pretende restaurar para celebrar seu centenário no Brasil. O leilão integra o “Spring Sale” — iniciativa que também comercializará veículos da coleção Dreams in Motion, dos irmãos Luiz e Nelson Haberfeld.

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O carro

GM Vintage Omega 4 v2

O modelo ofertado vai além da nostalgia: a versão do Omega conta com o kit da preparadora alemã Irmscher, que elevou a capacidade volumétrica do clássico motor de seis cilindros em linha de 3.0 para 3.6 litros. A modificação exigiu, à época, uma recalibração completa do conjunto mecânico para oferecer desempenho compatível com os sedãs europeus de alto padrão.

GM Vintage Omega 3 v2

Para o programa Chevrolet Vintage, a restauração foi tratada como uma operação de manufatura. O veículo foi completamente desmontado, permitindo uma revisão estrutural minuciosa. O objetivo foi garantir fidelidade absoluta aos padrões de saída de fábrica de três décadas atrás. Houve um esforço técnico para manter a originalidade, revitalizando componentes sempre que possível e utilizando peças de reposição genuínas do estoque histórico da marca.

O resultado visual é um carro com status de “zero-quilômetro”. A carroceria recebeu pintura nova seguindo as especificações exatas do catálogo de 1994. No interior, o painel digital — marca registrada da tecnologia da época — foi reconfigurado para funcionamento pleno. O refinamento final ficou por conta da tapeçaria: os bancos de veludo foram restaurados por um fornecedor homologado que recriou a tecelagem original, devolvendo ao habitáculo a textura e o conforto que consolidaram a fama do Omega.

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