Deputada propõe PL para reduzir vítimas de trânsito a zero
Chamado de Visão Zero, o Projeto de Lei é inspirado em sistemas mais rigorosos que focam na preservação da vida
Chamado de Visão Zero, o Projeto de Lei é inspirado em sistemas mais rigorosos que focam na preservação da vida
Criado em março, o Projeto de Lei 722/24 que está em análise na câmara dos deputados chega como uma proposta e estratégia para a melhoria da segurança dos cidadãos, pedestres, passageiros e condutores do Brasil. Denominado Visão Zero, ele propõe cursos de capacitação, campanhas, treinamentos e a conscientização de todos, junto de uma fiscalização mais firme, a fim de reduzir as mortes no trânsito a zero.
VEJA TAMBÉM:
Inspirada no programa sueco de 1997 que tem a mesma denominação, o Projeto de Lei Visão Zero – que no país conseguiu o transformar em um dos mais seguros do mundo para circular – a medida sabe que os usuários do sistema eventualmente cometerão erros, mas ainda sim busca a incansável meta de erradicar as mortes e lesões graves no trânsito brasileiro.
Embora já haja uma orientação em razão do Pnatrans para a adoção do Visão Zero, o objetivo da proposta da deputada Duda Salabert (PDT-MG) é estabelecer uma lei com orientações sobre o programa.
Pelo texto, a implementação do Visão Zero se dará por meio de:
A proposta define o terceiro domingo de novembro como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito como a data principal para dar visibilidade ao Visão Zero por meio de atividades diversas promovidas por ministérios e outros órgãos federais.
Duda Salabert afirma que o Visão Zero é um ideal a ser seguido e que deve ser construído gradualmente, com análise, monitoramento, planejamento, testagem e melhorias.
Conforme noticiado globalmente, a capital da Noruega, Oslo, não registrou qualquer morte de ciclistas ou pedestres em ruas e avenidas em 2019. O motivo: a administração pública local está totalmente comprometida com a Visão Zero, na qual toda vida é importante e nenhuma morte é tolerada no trânsito”, defendeu a parlamentar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Sério??? Estamos no Brasil, não na Noruega !!!
Propostas quase inatingíveis em se considerando que vivemos num país em que mais da metade dos “pseudo” motoristas dirige manuseando o celular direto!!! E se você reclamar é xingado sem o menor pudor. Punição/multa, somente uma mínima parte é punida. Costuma dizer que, se um fiscal de trânsito se propor a autuar este tipo de infração, se parado em um cruzamento nas grandes cidades, não daria conta de tanto trabalho… E olha que exemplifiquei apenas uma infração…
Resultado…incontáveis acidentes diariamente, e certamente muitos com vítimas…
Idéia maravilhosa, mas quase utópicas em se tratando de Brasil, infelizmente…