Projeto sugere tornar permanente a limitação do ICMS na gasolina

Uma MP editada pelo novo governo prorrogou a desoneração de impostos federais sobre a gasolina e outros combustíveis até o fim deste ano

gasolina etanol bomba portal
A medida originalmente tinha data de validade para o final de 2022 e foi estendida pela nova gestão (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por AutoPapo
Com Agência Câmara de Notícias
Publicado em 06/01/2023 às 18h02

O Projeto de Lei Complementar 137/22 torna permanentes as medidas de incentivo fiscal incidentes sobre gasolina, etanol, diesel e gás natural previstas nas leis complementares 192/22 e 194/22 — que incluem a redução do ICMS. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Em março, a Lei Complementar 192 zerou a cobrança do PIS e da Cofins sobre combustíveis em 2022 e estabeleceu a incidência do ICMS apenas uma vez, com base em alíquota fixa por volume comercializado.

VEJA TAMBÉM:

Uma medida provisória editada pelo novo governo (MP 1157/23) prorrogou a desoneração de impostos federais sobre combustíveis, inclusive importados, até 31 de dezembro de 2023.

Já a Lei Complementar 194/22, sancionada em junho, proibiu a fixação de alíquotas de ICMS para combustíveis – e outros setores da economia – maiores do que às das operações em geral (17% na maior parte dos estados). Até então, os combustíveis e demais itens pagavam alíquota equivalente a produtos e serviços supérfluos, podendo chegar, em alguns casos, a 30%.

As medidas, que também beneficiavam os setores de energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, tinham como objetivo ajudar no controle da inflação.

“Por entender que a limitação a 31 de dezembro de 2022 de tais medidas tão benéficas ao País representa uma frustração injusta à população brasileira, apresentamos projeto de lei para tornar permanentes os incentivos incidentes sobre combustíveis e gás natural”, diz o deputado Diego Andrade (PSD-MG).

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para análise pelo Plenário.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre 10 de janeiro de 2023

Porque será que na mídia comum não falam que isso foi ideia do governo anterior?

Avatar
J.Dickmam 27 de janeiro de 2023

or que é do interesse da midia atual que Muuula leve os creditos por beneficios e ideias anteriores. #ForaMuula

Avatar
Andre 27 de janeiro de 2023

Pois é. Triste isso…

Avatar
HAF 6 de janeiro de 2023

Tem que tornar permanente mesmo, os desGovernadortes estão NADANDO em dinheiro! E o pior, esse dinheiro some pelo ralo, o retorno ao povo, é quase NULO! O capitão estava e sempre esteve certo! Reforma tributária já! No meu estado de PE, houve um desfalque(sumiu dos cofres) 1BILHÃO e meio de reais… isso some assim numa facilidade que me assusta… isso num estado pobre no NE… A esquerda ama o Nordeste…. não sei por que…(sarcasmo)

Avatar
Andre Rocha 7 de janeiro de 2023

Não precisa ir longe: a verba destinada à COVID-19 está indo de ralo. Tenho um amigo que trabalha em uma UPA onde os médicos realizam os relatórios e colocam numero X de pacientes do COVID, mesmo não estando, para que possam continuar recebendo verba do Estado e complementar seus salários. Pois se colocarem que tem baixo numero de infectados (ou nulo), não recebem nada e acabam com o programa… Brasil sil sil sil sil…

Avatar
J.Dickmam 27 de janeiro de 2023

Só saberemos realmente o que sumiu dos cofres quando acabar o desGoverno do Moola, ou seja, começou o ano a gasolina só sobe… 2x vezes mais precisamnete… maiso gado gosta de ser desfalqueado.

Avatar
Deixe um comentário