Tesla Cybertruck pode não ter airbags, entenda o motivo
A carroceria com alta rigidez da Tesla Cybertruck e uma brecha ma legislação podem ser justificativa para falta do equipamento de segurança
A carroceria com alta rigidez da Tesla Cybertruck e uma brecha ma legislação podem ser justificativa para falta do equipamento de segurança
A Tesla apresentou sua caminhonete Cybertruck em 2019, mas o lançamento vem sendo adiado frequentemente. A previsão atual é de que seja até o final de 2023. Nesse tempo vão aparecendo novas informações sobre o modelo, incluindo as promessas malucas de Elon Musk como a capacidade de ser um barco.
O site Recharged apareceu com uma informação bastante diferente do usual: a Tesla Cybertruck não terá airbags. O motivo para isso é a alta rigidez da carroceria, que fará a caminhonete ser indestrutível.
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Segundo o site da Tesla, a carroceria é feita com um exoesqueleto de aço inoxidável ultraduro laminado a frio 30 vezes. Os painéis de carroceria, como os para-lamas, tem função estrutural. Com isso, o carro é sólido como um cofre, além de ser resistente a arranhões e corrosão.
Mas aí entra um problema que a Tesla ainda não explicou: a Cybertruck tem zonas de deformação programada? Elas são feitas para absorver os impactos e, assim, não transmiti-lo para os ocupantes. Um carro com um “exoesqueleto ultraduro” aparenta que não poderá amassar.
Essa é a justificativa para o carro não ter airbags, já que a rigidez e os cintos de segurança serão suficiente. Mas se não amassar, a energia do impacto precisa ir para algum lugar. Esse lugar costuma ser os ocupantes, como acontecia com os carros antigos pesados.
Outro perigo dessa promessa de ser indestrutível é para os outros carros. A pesada picape que não deforma pode causar danos ainda maiores quando se envolver em um acidente, aumentando o risco de fatalidade.
Mesmo os carros mais seguros de hoje precisam ter airbags. os carros de corrida que dispensam o dispositivo costumam trazer uma gaiola de proteção, os pilotos usam capacete e são presos por cintos de seis pontos.
Apesar de ser obrigatório em todos os carros novos desde 1994, os airbags dianteiros não são exigência para caminhões com peso bruto total acima de 3.856 kg segundo a legislação dos EUA. Essa categoria inclui veículos do porte de Ford F-250, Ram 2500 e Chevrolet Silverado 2500, que também não precisam passar por crash-tests.
O porte da Tesla Cybertruck é o mesmo dessas caminhonetes e o peso também deverá ser próxima — ainda mais se for levar em conta o peso desse aço endurecido e o das baterias. As concorrentes feitas pelos fabricantes tradicionais trazem os airbags mesmo não sendo obrigatório.
Como a Tesla ainda não divulgou fotos da versão de produção da Cybertruck, não sabemos ainda se essa especulação de não ter airbags é real. A picape já foi flagrada usando rodas diferentes do conceito e trazendo retrovisores e limpador de para-brisa, os airbags podem estar nessa lista de itens adicionados durante o projeto.
Fotos: Tesla | Divulgação
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