[Vídeo] Essa VW Quantum ganha a vida enfrentando superesportivos

A Volkswagen Passat Variant, conhecida no Brasil como Santana Quantum, teve uma versão com tração integral da Audi e quando preparada não faz feio

volkswagen passat syncro preparada arrancada contra mclaren
A Passat Variant Syncro vinha de fábrica com tração integral da Audi (Foto: YouTube | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 13/10/2021 às 11h16

A Santana Quantum foi uma das peruas mais desejadas pelos brasileiros nos anos 80. Ela trazia espaço interno para uma família e sua bagagem viajar com conforto, além de contar com o potente motor AP. Na Europa, a perua se chamava Passat Variant e possuía algumas versões que não tivemos.

A mais interessante é a Syncro, com tração integral fornecida pela Audi e motor 2.2 de cinco cilindros. A proposta dessa versão era de ser uma perua aventureira, mas um preparador europeu decidiu usar a Passat Syncro para outra proposta: assustar donos de esportivos.

VEJA TAMBÉM:

Uma Quantum que enfrenta McLaren

O motor 2.2 de cinco cilindros é derivado do nosso conhecido AP e também foi usado pelo Audi Quattro. A tração integral também é o mesmo sistema do Audi campeão de rali, mas a Volkswagen adotou a suspensão traseira independente do furgão Transporter T3 por ser mais compacta e não exigir modificações no assoalho.

Por causa desse compartilhamento mecânico com um Audi usado em corridas, a Passat Syncro lida bem com preparações fortes. Essa do vídeo foi turbinada e produz 590 cv. Infelizmente não encontramos mais detalhes do que foi feito na perua, mas pelos vídeos é possível notar a suspensão esportiva, as rodas BBS e freios da linha RS da Audi.

volkswagen passat syncro preparada
Visualmente é igual a Quantum brasileiro, mas essa esconde 590 cv (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Essa Quantum quattro mexida foi alinhada com Porsche 911, McLaren 720S, Audi RS4 Avant e um Audi 200 igualmente mexido. A perua Volkswagen não fez feio no quarto de milha, conseguindo tempos abaixo de 10 segundos e sempre perto dos esportivos mais moderno. E ela conseguiu superar a Audi RS4 moderna e o Audi 200.

Em outro vídeo, onde a perua participa de uma competição de meia milha, ela enfrenta uma Audi RS6 Avant. A Passat Syncro ficou atrás por apenas 0,168s. Nada mal para um carro com mais de 30 anos nas costas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cristiano Liberado Sagrillo 14 de outubro de 2021

Muito bonito de ver um sleeper assim, porém aqui no Brasil tem carros bem mais rápidos que esse, andando na rua. Gol, e Cia.
Único porém como sempre são os gastos ( 200 mil +) e a legalidade x segurança das modificações.

Avatar
Deixe um comentário