Sandero RS ganha kit “RS Finale”, que marca o fim do esportivo no Brasil
Últimos 100 compradores receberão itens exclusivos, que servem como despedida para o hot hatch nacional da Renault
Últimos 100 compradores receberão itens exclusivos, que servem como despedida para o hot hatch nacional da Renault
A Renault lançou em 2015 o Sandero RS, único esportivo no mercado nacional abaixo dos R$ 100 mil. Contudo, 2021 é um ano que marca a despedida do modelo francês, graças às novas normas de emissões do Proconve L7.
O motor 2.0 de 150 cv do Sandero RS não cumpre os requisitos para se enquadrar na nova legislação e ajustá-lo não seria rentável para a fabricante, visto que, atualmente, o modelo é o único equipado com esse motor.
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Uma publicação feita pela Revista Quatro Rodas em setembro deste ano afirmava que o esportivo receberia um último lote de 130 unidades, sendo 30 delas destinadas à Argentina.
A Renault confirmou esses rumores e preparou uma despedida digna para o seu esportivo. Assim, a fabricante preparou um kit especial chamado “R.S. Finale” destinado para as 100 últimas unidades produzidas do Sandero RS. 2.0.
Os últimos clientes que adquirirem o modelo receberão itens exclusivos como um pôster no estilo blueprint do veículo, bem como itens da griffe R.S. – boné, chaveiro, squeeze e carteira. Além destes itens, o kit trará uma plaqueta de metal numerada, para ser afixada no console central, identificando que aquele veículo é um dos últimos produzidos, o que torna a unidade ainda mais especial.
De acordo com Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil, esse projeto foi criado porque “O Sandero RS 2.0 é um carro emblemático para a Renault do Brasil e possui uma legião de fãs apaixonados pelo modelo.”
O modelo foi desenvolvido pela Renault Sport em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina e carrega consigo características esportivas que iam além da estética.
O motor 2.0 aspirado entrega 150 cv e 20,9 kgfm de torque e é acoplado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade. O “hot hatch” alcança os 202 km/h e acelera de 0 a 100km/h em 8 segundos.
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A Renault acabou com o Sandero RS e tb acabou de perder um cliente, pois este carro é o melhor da marca no país. Ela chegou a desenvolver um motor 2.0 da família SCE que atenderia com sobras as exigências do Proconve L7, porém não teve interesse na continuação do carro por causa das baixas vendas, o que a meu ver é muito contraditório, pois ao lançá-lo, ela mesma disse que não seria um modelo de volume e sim de imagem, destinado a um nicho específico. Portanto, vai deixar frustrados milhares de amantes do modelo assim como eu. Bye Bye Renault
A realidade dos números de unidades vendidas de todas as versões do Sandero até 30/11/2021 explica isto: apenas 11.666, segundo a Fenabrave !
Realmente, muito pouco e olha que este número é a soma de todas as versões do Sandero em quase todo ano (falta contabilizar os números de dezembro)! Imagina o número ainda menor desta versão esportiva RS !
Outro aspecto ruim para a Renault no Brasil: este número muito baixo de vendas do Sandero em quase todo ano representa o 3º carro mais vendido da montadora francesa no Brasil !
O primeiro é o Kwid com 46.143 unidades vendidas e o segundo é o Duster com 20.654 no acumulado deste ano até novembro, segundo a Fenabrave !
A realidade é que não se pode esperar muito da Renault no Brasil !
Agora, o único carro esportivo com motor (felizmente turbo) de 150 cv que sobrou no mercado brasileiro é o Polo GTS!
Sinceramente, eu prefiro o Polo GTI de 204 cv com câmbio de dupla embreagem, mas, infelizmente, ele NÃO é vendido no Brasil !
Infelizmente, o mercado automotivo brasileiro é muito pobre de boas, ótimas e excelentes opções de carros esportivos !
Enquanto que nos EUA e Europa, é comum falar de carros esportivos (tanto de fábrica quanto preparados/modificados) com motores MAIORES que 400 cv, aqui no Brasil (que vergonha!) o mais comum é falar de carros “esportivados” na aparência e com fraquíssimos motores MENORES que 200 cv !
Como disse Dominic Toretto em Velozes e Furiosos 5 , “….aqui é o Brasil ! “
Só espero que não surga um Kwid sport 1.0 para ficar no lugar… chega de compactos esportivados…
Será que com o turbo 1.3 feito com a Mercedes atenderia às novas exigências de emissões? O Clio europeu é belíssimo e seria alternativa ao minguando segmento de esportivos.