São Paulo quer isentar o IPVA de carros elétricos e híbridos
O estado está incentivando a produção de veículos eletrificados, essa medida complementa outras realizadas pelo governo nos últimos anos
O estado está incentivando a produção de veículos eletrificados, essa medida complementa outras realizadas pelo governo nos últimos anos
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou em uma visita à fábrica da GWM o plano de isentar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e híbridos no estado. A proposta ainda não é oficial, mas ele diz que pretende reduzir ou zerar o tributo para esses veículos.
O plano é que a redução ou isenção do IPVA esteja valendo em São Paulo já em 2024. Esse é mais um benefício para os paulistas que tiverem carros eletrificados, atualmente os híbridos e elétricos estão fora do rodízio praticado na capital.
VEJA TAMBÉM:
O estado de São Paulo vem dando incentivos para a produção de veículos eletrificados: Toyota já produz híbridos por lá, a BYD produz chassis de ônibus elétricos, GWM já confirmou que terá modelos eletrificados em Iracemápolis e a Caoa Chery está renovando sua fábrica em Jacareí para fazer elétricos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Em relação ao valor do IPVA a primeira dívida é esse recurso deverá ser usado para que? Se for para manutenção, uso e conservação das vias carros mais pesados deveriam pagar mais, se for pela emissão de poluentes carros mais novos e elétricos pagarem menos. O importante é determinar uma base de cálculo e clara o objetiva, não é justo é fulano tem mais dinheiro comprou um carro mais caro só por isso tem que pagar mais, se isso fosse o justo os preços dos produtos mas lojas mudariam de acordo com a renda do comprador.
Essa isenção é uma falácia. Privilegia que tem mais recursos para comprar um carro mais caro. Ademais , se todos os carros forem elétricos no Brasil, não teríamos energia suficiente, prejudicando os demais consumidores, como exemplo a indústria. Tem que se pensar em incentivos para eficiência energética dos motores.