Tecnologia muda cores do para-choque para que pedestre saiba o que motorista faz

A Stellantis aposta em um protótipo da Opel para criar nova forma de interação entre carros autônomos e pedestres

Stellantis e Opel se juntam para deixar direção autônoma mais segura para os pedestres 9
Opel se uniu a Stellantis para construir a tecnologia voltada para segurança (Foto: Opel | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 24/09/2025 às 16h00

A Stellantis, em colaboração com a Opel, desenvolveu um protótipo inovador do SUV Grandland a fim de melhorar a segurança dos pedestres na era da direção autônoma. O objetivo do projeto é substituir o logotipo tradicional do carro por um display com luzes animadas, permitindo que o veículo se comunique visualmente com os pedestres.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Essa necessidade surgiu, pois os carros autônomos (especialmente com nível 3 de assistência), assumem o controle em certas situações, fazendo com que uma nova forma de integração entre pedestres e outros motoristas surja.

VEJA TAMBÉM:

Tecnologia e a linguagem visual do sistema

O protótipo apresentado opera com assistência de direção autônoma de nível 3, onde o motorista pode desviar a atenção em condições específicas. Eles fazem o uso de câmeras avançadas e uma IA com previsão de intenção, que é capaz de reconhecer gestos, objetos e cenários.

O sistema de comunicação funciona com códigos de cores e animações de luzes:

  • Ciano: indica que o carro está operando de forma autônoma;
  • Magenta: acende quando o veículo detecta um pedestre e começa a frear;
  • Verde: usado quando o carro está parado, mostrando no visor a figura de um pedestre caminhando para sinalizar segurança.

A tela frontal, que normalmente exibe o emblema Blitz da Opel, mostra sinais de alerta ou figuras de pedestres, reforçando a comunicação visual. A Opel e seus parceiros descartaram cores tradicionais, como o vermelho e o amarelo, para evitar confusão.

A Opel e seus parceiros desenvolveram o projeto na sede da Opel, em Rüsselsheim (Alemanha), e o apresentaram no Simpósio Internacional de Iluminação Automotiva (ISAL), em Darmstadt. A iniciativa é um projeto conjunto com a Stellantis e a Universidade Técnica de Darmstadt, que começou em 2022 pesquisando novas tecnologias de iluminação.

A Stellantis é atualmente a financiadora de três projetos de doutorado na área de Engenharia Elétrica e Tecnologia de Informação. A empresa busca explorar soluções inovadoras de segurança rodoviária.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário