Tecnologia muda cores do para-choque para que pedestre saiba o que motorista faz

A Stellantis aposta em um protótipo da Opel para criar nova forma de interação entre carros autônomos e pedestres

Stellantis e Opel se juntam para deixar direção autônoma mais segura para os pedestres 9
Opel se uniu a Stellantis para construir a tecnologia voltada para segurança (Foto: Opel | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 24/09/2025 às 16h00

A Stellantis, em colaboração com a Opel, desenvolveu um protótipo inovador do SUV Grandland a fim de melhorar a segurança dos pedestres na era da direção autônoma. O objetivo do projeto é substituir o logotipo tradicional do carro por um display com luzes animadas, permitindo que o veículo se comunique visualmente com os pedestres.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Essa necessidade surgiu, pois os carros autônomos (especialmente com nível 3 de assistência), assumem o controle em certas situações, fazendo com que uma nova forma de integração entre pedestres e outros motoristas surja.

VEJA TAMBÉM:

Tecnologia e a linguagem visual do sistema

O protótipo apresentado opera com assistência de direção autônoma de nível 3, onde o motorista pode desviar a atenção em condições específicas. Eles fazem o uso de câmeras avançadas e uma IA com previsão de intenção, que é capaz de reconhecer gestos, objetos e cenários.

O sistema de comunicação funciona com códigos de cores e animações de luzes:

  • Ciano: indica que o carro está operando de forma autônoma;
  • Magenta: acende quando o veículo detecta um pedestre e começa a frear;
  • Verde: usado quando o carro está parado, mostrando no visor a figura de um pedestre caminhando para sinalizar segurança.

A tela frontal, que normalmente exibe o emblema Blitz da Opel, mostra sinais de alerta ou figuras de pedestres, reforçando a comunicação visual. A Opel e seus parceiros descartaram cores tradicionais, como o vermelho e o amarelo, para evitar confusão.

A Opel e seus parceiros desenvolveram o projeto na sede da Opel, em Rüsselsheim (Alemanha), e o apresentaram no Simpósio Internacional de Iluminação Automotiva (ISAL), em Darmstadt. A iniciativa é um projeto conjunto com a Stellantis e a Universidade Técnica de Darmstadt, que começou em 2022 pesquisando novas tecnologias de iluminação.

A Stellantis é atualmente a financiadora de três projetos de doutorado na área de Engenharia Elétrica e Tecnologia de Informação. A empresa busca explorar soluções inovadoras de segurança rodoviária.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário