Senatran promete menos burocracia para PcD

Parceria entre a Secretaria de Trânsito e o Ministério dos Direitos Humanos prevê uso de dados para ampliar o Cadastro Nacional de Inclusão

vaga demarcada para pessoa com deficiencia pcd unsplash
Proposta vai incrementar novos registros, agilizando o acesso de pessoas com deficiência (PcD) a políticas públicas (Foto: Unsplash | AutoPapo)
Por Julia Vargas
Publicado em 19/08/2025 às 17h00

As pessoas com deficiência (PcDs) possuem uma série de direitos, especialmente quando o assunto é mobilidade. Um deles é o Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que será incrementado a partir de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Essa união dos dois órgãos, que consiste na integração de sistemas, vai ampliar em até 2 milhões o número de registros no banco de dados.

VEJA TAMBÉM:

Como a integração auxilia as PcDs

Com a adição das informações da Senatran ao Cadastro Nacional de Inclusão, exigências repetidas de laudos médicos serão evitadas e o acesso a políticas públicas e serviços essenciais será facilitado. Além disso, dessa forma, os condutores avaliados por Junta Médica Especial e proprietários de veículos com isenção fiscal para pessoa com deficiência não precisarão reapresentar documentos para acesso a outros serviços públicos.

Assim, na prática, mais pessoas com deficiência poderão obter credenciais, como a de estacionamento, de forma mais rápida, simples e digital.

O que é o Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência

O cadastro é o registro público eletrônico que armazena informações de pessoas com deficiência, bem como de barreiras que impedem a realização de seus direitos.  Esse conjunto de arquivos também integra bases de dados de políticas públicas relacionadas aos direitos desse grupo, informações de censos nacionais e de demais pesquisas realizadas no país.

O objetivo é contribuir no planejamento e desenvolvimento de políticas públicas para a pessoa com deficiência, promover o acesso aos seus direitos e constituir fonte de dados para estudos e pesquisas. Até 2024, 3,5 milhões de indivíduos estavam cadastrados, o que corresponde a 20% da população PcD.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário