CNH especial: o que é, quem tem direito, como tirar

Documento indica, no campo das observações, qual são as necessidades do condutor para dirigir com total segurança

duas carteiras nacionais de habilitação (cnhs) sobre a mesa com foco no campo "observações", onde constam as letras A, X, E e F
Por AutoPapo
Publicado em 15/02/2019 às 14h57
Atualizado em 30/07/2019 às 12h00

Pessoas com deficiência (PcD) que estejam aptas a passar por exames médicos e de direção têm direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A CNH especial, dedicada ao público, descreve as adaptações ou necessidades do condutor e concede o direito a alguns benefícios. Entenda qual é o processo para tirar o documento e quem tem direito a ele.

A principal diferença em relação à solicitação da carteira de motorista comum é que, para conseguir a CNH Especial, o PcD tem que passar por uma junta médica que irá examinar a extensão de sua deficiência. Para ser válida, a análise deve ser marcado em uma clínica credenciada ao Departamento Estadual de Transito (Detran).

Aprovado pelos médicos, o candidato PcD deve realizar as aulas teóricas, o exame de legislação e as aulas práticas assim como qualquer outro aspirante a motorista.

No exame prático, o carro em que o candidato fará a prova é vistoriado por um perito do Detran. Se ele estiver adaptado às necessidades do futuro motorista, o teste é realizado normalmente. O candidato poderá usar o seu próprio veículo para realizar o exame de direção.

Quando aprovado, o campo das observações na CNH Especial do PcD será preenchido com a letra correspondente à adaptação necessária a ele.

As pessoas com deficiência (PcD) têm direito à CNH especial. Para tirar o documento, é necessário passar por exames médicos mais rigorosos.
duas carteiras nacionais de habilitação (cnhs) sobre a mesa com foco no campo "observações", onde constam as letras A, X, E e F

Alteração e renovação da CNH especial

Nos casos em que o motorista se tornou PcD depois de tirar carteira, é preciso fazer uma alteração. Para tanto, o condutor passa novamente pelos exames médicos e práticos.

Para realizar a renovação da carteira de habilitação para PcD, basta preencher o formulário disponível no Detran, pagar o documento de arrecadação estadual (DAE) e passar pelos exames médicos.

O prazo para renovação da CNH especial pode ser reduzido pelo perito examinador.

Documentos necessários para tirar a CNH especial

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante original de endereço (conta de luz, água, banco, telefone ou celular);
  • Duas fotos 3×4 colorida com fundo branco.

Benefícios

A CNH especial facilita o processo de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)Isso porque o documento comprava a necessidade dos condutores de possuírem um carro adaptado.

Quem tem direito

De acordo com a legislação brasileira, em especial a Lei Nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, 52 patologias estão incluídas na CNH especial. São elas:

Amputação de membros, artrite reumatoide, artrodese, artrose, ausência de membros, AVC, AVE, alguns tipos de câncer, cardiopatia, doenças degenerativas, doenças neurológicas, DORT, encurtamento de membros, esclerose múltipla, escoliose acentuada, falta de força, falta de sensibilidade, formigamento, hemiparesia, hemiplegia, LER, sequelas físicas, linfomas, má formação, manguito rotator, mastectomia, membros com deformidades, monoparesia, monoplegia, nanismo, neuropais diabáticas, ostomia, paralisia, paralisia cerebral, paraparesia, paraplegia, paresia, parestesia, parkinson, poliomielite, problemas graves de coluna, prótese interna ou externa, quadrantectomia, renal crônico, HIV, síndrome do túnel do carpo, talidomida, tendinite crônica, tetraparesia, tetraplegia, triparesia e triplegia.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
360 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maria Lima de Oliveira 25 de fevereiro de 2024

Perdi parte do dedo polegar direito, toda distal, será que consigo a xnh especial?

Avatar
Letícia avila 1 de março de 2024

Meu caso é semelhante ao seu,fiquei só com a falange proximal

Avatar
Jonhson Ranier 9 de fevereiro de 2024

Boa tarde, eu operei meu joelho por 4 vezes e não consigo mais ter uma normalidade nos movimentos da perna , apesar da fisoterapia, isso me qualifica a solicita o pcd?

Avatar
Dorgivan Jose de Sousa 7 de julho de 2023

Bom dia!
Eu soou monocular e, ainda não possuo CNH, estou necessitando retirar a minha CNH, mas infelizmente não sei por onde começar, fui em uma alto escola e mim informaram que no meu caso preciso passar por uma junta medica para ver qual a porcentagem de perca, no entanto a pessoa não sob informar onde faz e nem como faz porque segundo ela ainda não havia se deparado com esse tipo de problemas antes. Eu explique para ela que tenho 48 ano de idade e que já havia sido reprovado no exames de vista anos atrás e portanto não tinha mais procurado, mas com a aprovação da lei 14.126/21. Devido a necessidade de possuir a CNH, pois trabalho na Cagepa- PB, estou decidido a tirar minha habilitação e gostaria de ajuda por parte de algum especialista nessa área. para saber se tenho direito a CNH especial. Uma vez que eu desde jovem que só enxergo vultos com a vista esquerda.

Avatar
DR. Alexandre 17 de janeiro de 2024

Primeiramente deve procurar um medico e requerer um laudo medico, com este laudo encaminhasse a uma escola de formação de condutores mais perto e que você goste e confia e eles lá vão encaminhar e fazer todo o trâmite necessário para a junta medica.

Avatar
Francisco 13 de maio de 2023

Quem toma remédio controlado, caso de epilepsia pode dirigir numa boa? Queria uma resposta.

Avatar
Tiago 19 de novembro de 2023

Epilepsia nao

Avatar
DR. Alexandre 17 de janeiro de 2024

Depende da decisão do teu medico e do medico da junta, já vi motorista habilitado com o mesmo caso.

Avatar
iasmim 7 de março de 2024

Tenho epilepsia e tenho a minha habilitação. Não deixe isso te impedir de fazer oq quer.

Avatar
leonardo aguiar siqueira 31 de janeiro de 2023

Bom dia ! tenho carteira de habilitação AB ja faz mas 15 anos, tenho deficiencia de auditivo 2 lados com um quase nada da pra escutar e outro 25% escuto.
caso minha carteira CNH não é especial e consigo comprar carro com desconto e tenho direito do beneficios?

Avatar
Maria José 16 de fevereiro de 2023

Leonardo saiu uma lei no final do ano 2022 que deficiente auditivo, perda moderada comprovada pode tirar a cnh pcd. Eu tirei. E não precisa fazer exames práticos. Se vc quiser eu te ensino os passos. Vc faz sozinho

Avatar
Daril Martins 23 de fevereiro de 2023

Eu gostaria de receber essa informação sou PCD perda auditiva e quero tirar minha primeira habitação categoria A e B

Avatar
Ana Roberta 1 de março de 2023

Maria, eu gostaria muito de saber como faço para mudar a minha também, te ho visão monocular, hoje dirijo todos os dias, mas quero mudar

Avatar
Neuza 19 de março de 2023

Gostaria de receber informação passo a passo, pois, preciso alterar CNH comum para PCD Agradeço sua ajuda.
Neuza
Zap 11 989761183 vivo em sorocaba

Avatar
Josiane 29 de março de 2023

Maria José me auxilia por favor

Avatar
Debora Machado 30 de março de 2023

Eu sofro de fibromialgia e também tenho direito, você poderia me ensinar como tirar a carteira CNH PCD?

Avatar
Maria Jose 31 de março de 2023

Leonardo como eu tenho deficiência auditiva primeiro eu fui num otorrino que me mandou fazer uma audiometria, com ela não mão, voltei no otorrino que me deu um laudo cujo CID H90. Com esse laudo na mão, fui no Poupatempo Detran e lá preenchi o formulário que me mandaram no médico do detran., para avaliar o que eu tinha. Ele tb não sabia dessa nova lei. Consulte o Google a lei. Com esse laudo na mão, voltei no Poupatempo e entreguei. O médico do detran, preenche os gorlularios e já te fala a letra que vai constar na sua carteira cnhpcd. Letra B obrigatório o uso do aparelho. Obs.fui renovar a minha cnh e passar para pcd. Tudo concluído e’ aguardar uns dias e ir buscar a cnhpcd. Não precisa ir na auto escola e nem fazer exame pratico

Avatar
Adriana 4 de abril de 2023

Bom dia ! Me ajuda por favor e o meu sonho sou pcd auditiva

Avatar
Rayne Alana 25 de maio de 2023

Bom dia, Maria.

Sabe me dizer se eu renovar minha cnh para especial vou precisar fazer exames de direção novamente?

Avatar
luiz antonio 10 de junho de 2023

Maria José tudo bem? me ajuda sobre este tema. fico muito grato !

Avatar
Fernanda Cristina 28 de janeiro de 2024

Boa tarde, pode me ajudar por favor, sou degickente auditivo e pretendo tirar a carteira

Avatar
DR. Alexandre 17 de janeiro de 2024

você e PCD sim se não não, deve refazer a carteira e passar na junta medica.

Avatar
italo 7 de setembro de 2022

oi sou Italo, tenho cnh de 2019 tem como eu fazer a reciclagem

Avatar
Val 23 de agosto de 2022

Desde 2020 que dei entrada na Banca especial e nunca conseguir agendar perícia. Sempre informavam que estava suspensa por causa da pandemia. Houve alguns mutirões mas nunca conseguir uma vaga. Minha carteira venceu e não posso dirigir. Dependo do meu carro para ir para o trabalho. O que faço?

Avatar
eu 8 de outubro de 2022

denuncia! é obrigatório o atendimento e estrutura adequada para PcD.

Avatar
Ronei 26 de maio de 2023

Gostaria de saber se posso renovar minha CNH,pois tive um AVC e sou aposentado por invalidez. Grato

Avatar
DR. Alexandre 17 de janeiro de 2024

Depende do teu medico, e da junta medica.

Avatar
Elaine 8 de junho de 2022

Sabem me informar como proceder quando na cidade não há auto escola que trabalhe com CNH PCD. E no Detran da cidade (Itapipoca-CE), fui informada que é opção das auto escolas trabalharem com PCD ou não. Na capital (Fortaleza-CE) também não achei uma auto escola que ajude nesse processo. Minha mãe quer tirar a CNH e no caso dela o carro só precisa ser automático, mas infelizmente estamos de mãos atadas com essa situação.

Avatar
eu 8 de outubro de 2022

denuncia! é obrigatório o atendimento e estrutura adequada para PcD.

Avatar
Ewerson Luiz Rodrigues 8 de abril de 2022

No caso de um condutor que tem amputação de membros e possui um veículo não adaptado porém dirige normalmente, ele pode tirar a habilitação normal ou necessariamente tem que ser a habilitação especial?

Avatar
De gleyson 13 de maio de 2022

Sou sequelado de AVC isquemico e aposentado , posso renovar a CNH?

Avatar
Ronei 26 de maio de 2023

Também estou com o mesmo problema amigo

Avatar
DR. Alexandre 17 de janeiro de 2024

Para ter o pleno direitos de um PCD deve todos os teus documentos ser identificado como PCD, opinião própria vale apena eu sou PCD e nos países do Mercosul consegui usar o que e necessário para dirigir, sem pagar multa.

Avatar
Debora Ana Zambiasi Schu 6 de abril de 2022

Gostaria de saber como faço meu pai é habilitado mas não pode mais dirigir por causa do mal de pakson ele tem direito a pcd não condutor
Qual o procedimento,Como eu faço por favor

Avatar
Alexandre Miranda 16 de fevereiro de 2022

Tenho uma cirurgia no fêmur da perna esquerda onde desconheço o nome no momento mais enfim, fiquei mancando por ter que colocar uma prótese no mesmo para encaixe na bacia consigo ter esse benefício? Sinto dores quando dirijo carro manual por conta do uso excessivo da embreagem agradeço a atenção aguardo retorno se possível.

Avatar
Nilson Moura 8 de março de 2023

Alexandre, estou com esse mesmo problema. Minha prótese é total. O Perito do Detran mandou até retirar uma restrição X que tinha na minha habilitação quando a renovei em dezembro de 2022. Estou impetrando mandado de segurança para ver o que o judiciário dirá sobre o assunto. O advogado contratado disse que tenho direito à habilitação especial e à isenção de tributos na aquisição de veículo novo.

Avatar
Guilherme Neves 9 de fevereiro de 2022

Boa noite, tenho as categorias A e B, e na habilitação consta a letra X(deficiência visual). No ano de 2021, foi sancionada a lei que torna portadores de visão monocular em pessoas com deficiência física permanente. Se pedir a CNH especial, tenho que fazer os exames práticos novamente? E se aprovado, só poderei conduzir veículos automáticos? Obrigado

Avatar
Joabe 20 de fevereiro de 2023

Olá! Vc conseguiu alterar sua habilitação?

Avatar
José Antônio 9 de fevereiro de 2022

Minha CNH é especial com as letras
A,D, E, F
Quais benefícios tenho direito

Avatar
Gustavo Silva 6 de fevereiro de 2022

Muito bom gistei muito parabens para essa equipe eu tenho uma deficiencia e dirijo porem nao tenho a CNH que tanto sonho ter uma vcs estao de parabens……

Avatar
Regiane 16 de dezembro de 2021

Boa tarde!
Meu nome é Regiane e estou tirando a carta pcd porém passei no exame médico e pisicotecnico fiz todas as aulas e quando fui fazer a prova o médico do Detran não aprovou levei exame médico e dois laudos mesmo assim não aprovou não sei o que fazer pois o primeiro médico aceitou como pode o segundo recusar por favor alguém me ajude pois não sei o que fazer.

Avatar
LUIZ HUMBERTO CIPRIANO DA COSTA COSTA 26 de novembro de 2021

Precisa de advogado para tirar cnh especial?

Avatar
Isaías Silva França 1 de fevereiro de 2023

Renovei a CNH, a clínica conveniada ao Detran reduziu o tempo de validade para 2 anos porque sou Pessoa com Deficiência, mas não especificou na CNH a restrição referente à Cardiopatia F/X.

Avatar
André Luiz bispo de Oliveira 21 de maio de 2023

Eu, em 2013 fiz uma cirurgia na coluna hérnia de disco e foi colocado 6 pinos na coluna e depois da cirurgia não sentia muito em dirigir mas esse ano estou sentindo dificuldade em dirigir e sem contar com dores contantes, com isso consigo mudar minha habilitação para PCD , sem contar que sou habilitado desde 1991 e qual o procedimento para mudar a carteira de habilitação?
Desde de já agradeço e muito obrigado.

Avatar
LUIZ HUMBERTO CIPRIANO DA COSTA 26 de novembro de 2021

Precisa de advogado para tirar a carteira especial?

Avatar
Wandel da Silva Santana 13 de novembro de 2021

Entro nesse requisitos,tenho deficiência,preciso tirar uma habilitação.

Avatar
Leandro 9 de novembro de 2021

Fui multado na vaga de DEFICIENTE, e para piorar a situação a prefeitura retirou a possibilidade de refazer auto escola pois acabou todas no município e pra mim e creio para todos os deficientes a autonomia é muito importante…
E nenhum advogado quer representar a minha causa mesmo que tenha provas robustas como horário e foto do ocorrido no banco feito por um GCM que coloca por terra o argumentação do juiz que deferiu sua argumentação alegando que o agente tem fé pública…..

Avatar
Sandro Teixeira 8 de novembro de 2021

Perdi meu braço direito (amputado) ressentimente minha CNH e AE . minha dúvida e o seguinte , vou perder a categoria profissional aE ? Terei q fazer aulas denovo?

Avatar
Olá Sandro.. me chamo josiel..tive a mesma cituação..rebaixaram minha categoria..entrei novamente com processo N detran e agora liberou mi há categoria C..estou atraz de alto escola q mudem para a E. 16 de dezembro de 2022

Procuro auto escola com caminhão automático..para mudança de categoria C para E

Avatar
claudia borges 8 de novembro de 2021

Fui diagnosticada com Fibromialgia, preciso colocar em minha carteira de motorista?

Avatar
ISÔNIA CARMO COELHO 19 de outubro de 2021

Como eu renovo minha CNH?
Ja passei por uma junta medica.minha CNH tem as obs:AGH
.LI NA INTERNET QUE ERA SO APRESENTAR O LAUDO ANTERIOR MAS A BUROCRACIA CONTINUA.Alguem pode me passar uma informação concreta??

Avatar
José 12 de outubro de 2021

Posso manter a CNH AC mudando ela para CNH especial?

Avatar
Salete 22 de março de 2023

Meu marido só encherga de um olho, ele é PCD no trabalho dele, neste caso ele pode tirar a CNH cpd também?

Avatar
Zelia 29 de setembro de 2021

O meu caso é que fiz as aulas na auto escola mas quando chegou na aula de baliza não passei e já paguei aulas extras mas não consegui ir em frente, dirijo bem no trânsito só essa de baliza q ja paguei por fora e não passei o que eu faço? Esta ficando caro só por causa dessa aula de baliza

Avatar
Nelson ferreira curto filho 26 de setembro de 2021

Fiz pericia e medisseram q meu carro tem q ter ano superior a 8 anos e certo isso

Avatar
Leandro F Silva 24 de agosto de 2021

Meu nome é Leandro e sou portador de esclerose múltipla a 10 anos e tirei minha permissão, no último mês antes de pegar a definitiva foi multado na vaga de deficiente com todas as exigências como o cartão de vaga especial e tentei recorrer a justiça e não tive êxito, e ao tentar tirar novamente já que não seria só pra mim e sim aqui em casa são dois deficientes, onde meu cunhado é especial mais grave que eu pois tem epilepsia aguda onde ajudo ele enquanto minha esposa trabalha, onde gosto de me sentir útil mesmo que não pra trabalhar(infelizmente a sociedade do consegue ver um deficiente se vc for cadeirante ou acamado), e com isso tudo tentei tirar novamente mais a prefeitura onde moro cancelou aulas para PCD mesmo querendo inclusão na sociedade….oq eu faço?

Avatar
Norberto Lopes 29 de julho de 2021

Sou habilitado nas categorias AB e na mudança para pcd as auto escolas estão me obrigando a fazer exames praticos nas duas categorias ou fazer a exclusão da categoria A para poder realizar o exame prático de volante
.
Isso procede?

Avatar
Ana Paula 18 de julho de 2021

Boa noite tenho hérnia de disco cervical e lombar, tenho ruptura no ligamento e no menisco, tenho um cisto no punho esquerdo e no pé esquerdo, desgaste na cartilagem do joelho também.
Tenho carteira categoria B
Tenho direito a PCD

Avatar
Leandro Pereira Costa 15 de julho de 2021

Boa tarde!
Fui diagnóstico cm câncer de reto,e estou fazendo tratamento cm rádio e quimeoterapia eu tenho direito ao PCD ??
Tenho direito a carteira CNH especial?

Avatar
Lucia Pereira Martins 14 de julho de 2021

Boa tarde! Então sofri um acidente em 97 minha perna não dobra, quebrei a bacia em 6 lugares, vontade de tirar minha abilitaçao, como q faço? Por favor!!

Avatar
Carlos Roberto Pereira Fonseca 30 de junho de 2021

Atualmente moro em Porto Seguro Bahia. Em 2016, sofri grave acidente, que me deixou com 10cm a menos na perna esquerda o joelho foi lesionado ficando com apenas 65° de curvatura da perna, o cotovelo esquerdo foi esfacelado, foi colocada prótese. Enfim fui orientado a fazer exames, fui à clínica indicada pelo SAC Detran Porto Seguro, fiz os exames, foi pedido laudo de ortopedista da cidade, além deste anexei laudo médico do ortopedista que me acompanhou por 4 anos. Bem com todos estes documentos o Detran de Salvador depois de 8 meses me mandou ir a uma clínica em Salvador para comprovar o óbvio. Perdi todo este tempo com essa burocracia absurda e imoral. Cancelei o processo. Triste ver tamanho atrazo, falta de credibilidade do cidadão e dos médicos especialistas além de não acreditarem nem nos laudos de uma clínica credenciada e do relatório da médica da própria clínica, médica está também credenciada junto ao Detran. Sinto vergonha deste desrespeito ao cidadão com endereço fixo que escolheu este estado para viver.

Avatar
Wanderson Duarte Estevam 11 de dezembro de 2021

Sofri um acidente e foi realizado uma artrodese no joelho esquerdo e também tenho o quadril anquilosado, ou seja, não tenho articulação na perna esquerda. Fui renovar minha CNH e, para minha surpresa, a médica não aceitou meu laudo e ainda me aconselhou a procurar um psicólogo. Segundo ela, puseram na minha cabeça que a minha perna não dobra, mas voltaria a articular com tratamento psicológico.

Avatar
Josiana Martins da Costa 15 de junho de 2021

Boa tarde. Eu tenho diabética tenho 2 hérnia de disco com perda de sensibilidade do pé esquerdo e tbm tenho neuropatia de abéticos eu tenho direito a essa CNH?

Avatar
Luis Eduardo 7 de junho de 2021

Bom dia eu sou motorista ônibus rodoviário, levei acidente 02/2019 e perdei movimento do joelho esquerdo depois de 15 cirurgia estou no auxílio acidente pelo INSS, mas o médico mim deu laudo como sequelas irreversível posso troca minha CNH para CNH especial e possível pois estou na reabilitação do INSS ou eu perderia o benefício.

Avatar
Eliana pereira de souza 4 de junho de 2021

Tenho artrose quero tirar uma CNH como faso não ando de bak

Avatar
Guilherme 2 de junho de 2021

Bom dia! tenho a CNH A,B mas quando eu tirei não tinha a deficiência agora eu tenho e preciso da CNH PCD é necessário fazer tudo novamente?

Avatar
Valquiria Morais 2 de agosto de 2021

Boa noite sou deficiente auditivo bilateral profunda severa acima 41db vou renovar minha CNH o que pedem no Detran para colocar junto da observações Y que hj no caso está como X a letra B já tenho PCD pode me ajudar

Avatar
Laércio 15 de maio de 2022

Quando vc fazer a renovação ela vem obsevada

Avatar
Daniela 7 de maio de 2021

Bom dia! Tenho o fêmur raso, o que faz com que minha patela luxe, ou seja, saia do lugar. Tenho direito a carro PCD?

Avatar
EDIVALDO FERREIRA DIAS 29 de abril de 2021

Bom dia meu jovem a minha CNH é b Eu preciso de renovar ela para deficiente da mão direita foi amputada um acidente de trabalho o que que eu devo fazer a minha já está vencida a CNH normal já tem um ano eu tenho todos o laudo do hospital e para acabar até agora não aposentadoria vou fazer agora pelo LOAS e não escrevo com a mão esquerda

Avatar
Gleyso Oliveira 13 de maio de 2022

Sequelado de AVC isquemico no braço e mão direita, existe adaptação para isso?

Avatar
Laércio 15 de maio de 2022

Na hora da renovação, ela vem observada

Avatar
Vicente de Paulo Barbosa do 29 de abril de 2021

Bom dia. Tenho o dedão do pé esquerdo amputado. Eu teria direito a CNH especial? Meu nome Vicente de Paulo Barbosa do Nascimento. Depois que perdi meu dedo fiquei reduzido a muitas coisa. Quando faço caminhada e forço sinto muita dor no pé.

Avatar
Zacarias dos sanyos chaves 3 de maio de 2021

Sua deficiencia não tira vc de dirigir carro normais então não entra como deficiente no detran. faça seu processo normalmente.

Avatar
Alexandre Romano 21 de maio de 2021

Interessante essa observação, no entanto um pouco divergente a alguns entendimentos, afinal, a perda do “dedão” do pé, de acordo com estudos científicos, provoca desequilíbrio, é como se você perdesse o dedo mínimo da mão, onde você perde em torno de 50% da força da mesma, sendo assim, existe dois fatores, o primeiro é que ele está amputado (previsto no estatuto) e o segundo é a deficiência na estabilidade do seu corpo.

O veículo pode não precisar ser adaptado, mas normal ele não é mais.

Na minha singela opinião, entre com o pedido junto ao DETRAN e espere a resposta, caso seja negativa, e você, no futuro, venha a ter algum tipo de problema, ajuíze uma ação em desfavor do Detran e de todos que assinaram o indeferimento.

Avatar
EDIVALDO FERREIRA DIAS 29 de abril de 2021

Bom dia meu jovem a minha CNH é b Eu preciso de renovar ela para deficiente da mão direita foi amputada um acidente de trabalho o que que eu devo fazer a minha já está vencida a CNH normal já tem um ano eu tenho todos o laudo do hospital e para acabar até agora não aposentadoria vou fazer agora pelo LOAS

Avatar
Edson de Matos Oliveira 28 de abril de 2021

Boa tarde que Deus abençoe.
Minha CNH esta com x desde 2017 sou portador de visão monocular
Como fazer para obter desconto que documentos precisa e como fazer.
Só com a cnh eu consigo ou preciso de mais documentos eu tenho laudo de pericia de 2017

Avatar
Renata Ferreira da Silva 22 de abril de 2021

Tenho um filho de nove anos eu ele é nascido com extrofia vesical faz uso de mitrofonofe, tenho algum direto pra ele.

Avatar
Zacarias dos sanyos chaves 3 de maio de 2021

Não de habilitação devido a idade … Mais pra vc também não por vc não ter nenhuma deficiência

Avatar
Joanassana lima 17 de abril de 2021

Boa tarde tenho crises convulsivas e atrofia na na mão direita tenho direito a cnh desde ja agradeço se for atendida.

Avatar
Jezuis 1 de fevereiro de 2022

Qual é o procedimento para vc dirigir quando está em convulsão?

Avatar
Danilo Liborio de Lira 26 de março de 2021

Tenho doença rara, síndrome de Guillain barre tenho direito a CNH?

Avatar
José Anterclim Bastos Teixeira 2 de março de 2021

Tenho só metade do pé esquerdo e recentemente amputei abaixo do joelho direito por causa da diabete, minha categoria é “E” se colocar as próteses ainda posso continuar com a categoria “E”???

Avatar
Eduardo 20 de fevereiro de 2021

Queria sabe qual valor deficiente

Avatar
LUCAS GABRIEL DE FREITAS PACHECO 19 de fevereiro de 2021

Fiz uma cirurgia no tornozelo direito por conta de um acidente de trabalho. Estou com placa e 6 parafusos, tenho direito a CNH especial?

Avatar
Jezuis 1 de fevereiro de 2022

Parafasos são normais nos carros…6 a mais ou menos nao fazem diferença kkkkkkkkkk

Avatar
Alex Silva pinto 8 de fevereiro de 2021

Meu carro não e do ano ainda não está no meu nome quando eu passa pro meu nome tenho direito a isenção do IPVA?

Avatar
Thiago Viggiano Fernandes 26 de janeiro de 2021

Olá eu tenho deficiência auditiva bilateral eu tenho direito a carteira especial?

Avatar
Tiago 12 de agosto de 2021

Eu tbm tenho perda auditiva bilateral moderada. Inclusive tenho laudo do Otorrino, mas em relação a questão da CNH que já possuo habilitação, tenho dúvida se tenho direito, já pensando na questão da isenção do IPI e IOF pra adquirir um automóvel.

Avatar
Rosi. 21 de janeiro de 2021

Tenho visão monocular e uso prótese, minha CNH tem a letra ‘x’, tenho direito a dar entrada noPCD?

Avatar
Leandro ramos da silva 17 de janeiro de 2021

Eu so pcd quais os beneficios da cnh especial?

Avatar
Gabriel 11 de janeiro de 2021

Olá boa noite eu ganho dinheiro do governo e queria tirar a CNH se eu tirasse eu não ia perder o benefico

Avatar
Danilo 12 de janeiro de 2021

boa tarde, somos de uma empresa especializada em processo PCD qualquer tipo de informação e ajuda e só entrar em contato pelo e-mail

Avatar
Márcio Do Carmo Veloso 18 de janeiro de 2021

Qual é o e-mail?

Avatar
Márcio Do Carmo Veloso 18 de janeiro de 2021

Olá fiz uma cirurgia no joelho direito sofri um acidente de trabalho coloquei 4 parafuso no fêmur e só vou conseguir dobrar a perna 90° tenho direito a um carro automático?

Avatar
Ros 21 de janeiro de 2021

Tenho visão monocular e uso prótese em um olho minha CNH tem a letra ‘x’ bom verso já posso entrar com o processo de ‘pcd’.. gostaria de ajuda

Avatar
Cleusa 29 de janeiro de 2021

Já passei por 5 artrodeses na coluna lombar
E continuo com problemas na coluna
Tenho direito a CNH especial

Avatar
RODOLFO RAMOS 27 de março de 2021

BOA NOITE TENHO VISAO MONOCULAR GOSTARIA DE RENOVAR A CNH

Avatar
ADENILZA PEREIRA DA SILVA 1 de maio de 2021

Bom dia, eu tenho uma escoliose acentuada e outros decorrentes, fiz o exame médico e o médico disse que eu não me enquadro nas novas regras PCD. Disse que eu iria receber carteira normal, pagar o valor e o envio do docto. Assim fiz e nada aconteceu. Fui no Poupa tempo de Osasco e entreguei o relatório médico que me considerou APTA, pois faço tratamentos de RPG e outros fiz todos os testes solicitados. Pedi junta médica, aleguei que tenho dificuldade de dirigir carro normal, e dirijo carro automático. E se o parecer confirmar vou ter exame para Carteira normal com exame em carro normal ou posso fazer o exame no meu carro?

Avatar
FABIO FERNANDES DE BARROS 6 de setembro de 2021

GOSTARIA DE UM CONTATO

Avatar
Vanderlei de sa 14 de novembro de 2021

Cadê o e-mail?

Avatar
Camila Monteiro 12 de março de 2021

Tenho um filho de 11 anos q teve paralisia cerebral queria saber como faço e oq preciso pra comprar um veículo com desconto

Avatar
Gisely 25 de dezembro de 2020

Boa noite! Tenho artrose grau 4 no joelho e algumas limitações. Será que consigo passar minha carteira de habilitação para pcd e se sim, através desta carteira consigo adquirir um carro com descontos?

Avatar
rogerio oliveira 21 de dezembro de 2020

Boa noite!
Tive osteomelite quando pequeno, essa enfermidade de deixou com uma diferença de 0,8cm nas pernas, além de ter 20% do pé esquerdo. Em 2018 quebrei meu tornozelo e acabei tendo que colocar 02 parafusos. Qual a possibilidade de conseguir uma habilitação PCD?

Avatar
andre 19 de dezembro de 2020

oi tenho umas da perna 10 cm menor….sera consigo ser pcd

Avatar
Jacir Pellis 16 de dezembro de 2020

Tenho cnh B, mas quero alterar para cnh c, mantendo as outras condições, pode?

Avatar
Maurício Carlos Macedo silva 10 de dezembro de 2020

Quem tem carteira de motorista letra ( D) pode incluir o pcd trabalho com máquina pesada mas são todas automáticas

Avatar
Márcia 9 de dezembro de 2020

Bom dia em 2018 sofri um acidente,e hoje sou deficiente da perna esquerda,no momento ñ tenho como dirigir,como faço para renovar minha habilitação e ter direito dos benefícios? mesmo ñ dirigindo até eu poder comprar um carro adaptado futuramente

Avatar
Aleilson da silva e silva 31 de março de 2021

fiz uma artrodese do quadril tenho uma perna menor que a outra devido problema de artrite posso trocar minha carteira para especial

Avatar
Antônio Marcelo Alves do Nascimento 1 de dezembro de 2020

Cuidador do meu filho portador de deficiência como tirar a habilitação para andar com ele para as consultas

Avatar
Helio 10 de janeiro de 2021

O cuidador, no caso também condutor do veículo, não precisa de CNH especial.

Avatar
Maria ivanise 27 de novembro de 2020

Fiz uma cirurgia de desligamento de tendão no dedo mindinho da mão esquerda . Fiquei sem o movimento do dedo não tenho força para segurar as coisas com está mão tenho direito a carta pcd

Avatar
Claudio 21 de novembro de 2020

Quem tem a habilitação especial
Pode compra o carro para com desconto 50%

Avatar
Vera Jane Alves Figueredo Gomes 9 de novembro de 2020

Sou habilitada, porém tenho sindrome do punho do carpo Ler lesao por esforço repetitivo assim que me hbilitei comprei um carro mas comecei a sentir dor e dormencia na mao direita ja que a esquerda fiz a cirurgia da lesao mencionada e necessito muito de um carro pois vendi o meu por nao conseguir dirigir.Quais os procedimentos para adiquirir um carro adaptado e minha cnh sendo que a minha cnh vence em 2021?

Avatar
Cristiane 9 de novembro de 2020

Tenho hernia de disco bico de papagaio cervical e lombar desvio de coluna tendinite e vou operar tunel de carpo…ja sou hbilitada mas gostaria de saber se tenho direito a cnh especial..e como preceder…obgd

Avatar
Antonio Ivanildo 7 de novembro de 2020

Boa tarde sou o António
E tenho um carro adapitado com 3 comandos
Mais tenho q transferir para meu nome mais nao tenho carteira de motorista ainda
Pq o Detran de fortaleza nao esta tirando carteira de motorista para deficiente…
Quando adaptei meu carro .
Fiz a adaptação por uma empresa que tem convênio com o Detran a adaptação e molongada tenho toda a documentação da adaptação.
O rapaz q adaptou falou que posso transferir o carro pro meu nome .
Sendo uma pessoa que serja habilitado levando o carro .
Posso bota o carro no meu nome mesmo o carro adapitado?
E o IPVA vai fica inzento?
E qual documentos meus precisa pra fazer a transferência.
?

Avatar
Álvaro do Espírito Santo 5 de novembro de 2020

Depois de feita uma cirurgia, e a pessoa melhorar da deficiência, o detran devolve a categoria normal?

Avatar
WILIANS CURITIBA DE SOUZA 5 de novembro de 2020

EM 2006 OPEREI A COLUNA, DESCOBRI AGORA SOBRE A CNH ESPECIAL, MAS TENHO A CNH NORMAL . COMO FAÇO PARA TROCAR PARA ESPECIAL.

Avatar
Maristela Aliprandi 1 de novembro de 2020

Não tem habilitação sofri um acidente em 2003 fiquei com sequela no joelho esquerdo não consigo fazer a prova em uma moto normal tem uma Honda LED Como sabe automática não precisa usar as pernas e na moto tá auto escola preciso usar a perna esquerda tem uma moto mas não posso usar porque não tenho habilitação me ajude por favor

Avatar
Gerson Cardoso 27 de outubro de 2020

Minha esposa é PcD recém habilitada. Enquanto tramitar o processo nós órgãos competentes, ela pode conduzir veículo que não seja destinado a PcD, uma vez que a outra habilitação foi automaticamente cancelada?

Avatar
Alexandro 23 de outubro de 2020

Boa noite sou caminhoneiro em uma empresa de transporte de carga,fiz uma cirurgia de artrodese na lombar.Tenho direito de converter minha CNH para especial,para comprar um automóvel automático mais barato,e não me prejudicar na empresa que trabalho.

Avatar
Fernando Silva 21 de outubro de 2020

Eu operei meu joelho esquerdo mês passado 25/09, fiz uma cirurgia de ( LCA, e meniscos ) fiz enxerto e coloquei parafusos do joelho, quero saber se me encaixo na lista PcD, se sim, como faço para obter meus benefícios ??

Avatar
Ilda Farias sevilhano 21 de outubro de 2020

Tenho carteira de motoristas, mas agora estou com sério problema no joelho não tenho firmeza no joelho esquerdo quero pegar um carro automático eu entro nós termos do pcd

Avatar
Vera Lucia 22 de fevereiro de 2021

Ilda Faria, tenho tbm problema no joelho esquerdo a 1 ano e pouco, tentei com meu ortopedista um laudo para PcD e dei entrada, pagando o autoescola Pinherense 2800,00. Hoje passei novamente no outro médico do DETRAN hoje e fiquei sabendo que para ter o PcD tenho que ter deficiência de verdade, pois o médico me disse que se eu sofro do joelho esquerdo basta comprar um carro automático. Portando com essa nova Lei não é qualquer um que tira a carteira PcD. Agora tenho que ver se o auto escola devolve meu valor.

Avatar
Erinalva 16 de outubro de 2020

Tenho pé torto congênito e há 5 meses tive que fazer uma cirurgia de artrodese e do com umas limitações no pé esquerdo será que tenho direito a essa habilitação especial?

Avatar
Kátia 8 de outubro de 2020

Boa noite,sou renal crônica, tenho fistula,só ñ sei dirigir,sou transplantada e estou sempre viajando para consulta, gostaria de saber se tenho direito aos meus direitos, gostaria de comprar um carro com desconto pelo pcd. Aguardo a resposta de vocês.

Avatar
Itamar Peixoto de Farias 25 de setembro de 2020

Bom dia tenho sou paraplégico e meu sonho é tirar minha habilitação onde e como faço isso?

Avatar
Joana Emerick de Oliveira 1 de outubro de 2020

Como faço para tirar minha carteira de habilitação, não tenho muita firmeza na perna esquerda, tenho aracnodiite medular, mais quero tirar minha carteira e comprar o carro com adaptação, pois tenho necessidade de fazer isso ok

Avatar
Iolanda Maria da Cunha Souza 22 de setembro de 2020

Sou mastectomizda. E o mêdico perito do Detran disse que não tenho direito ao PCD.

Avatar
Jaciane 7 de setembro de 2020

Já sou habilitada, quero só renovar e fazer a alteração para CNH especial, quais os Documentos

Avatar
Ieda 10 de setembro de 2020

Ir ao Detran pedir para passar na junta médica para mudar a cnh,pagar a taxa,passar no médico do Detran onde ele te avaliara e colocará em sua ficha uma letra que indicará o tipo de adaptação necessária,pegar estes papéis ir a auto escola para ter aulas no carro certo para voce,auto escola marca exame pratico você faz e passa ,pega os papéis leva no Detran,irão te mandar pagar uma taxa é agendar dia para levar a papelada,não esqueça de pagar a taxa antes de ir no dia agendado,ótima sorte.

Avatar
Manoel Lino Ferreira 22 de setembro de 2020

TIVE AVC EM 2019 POR ESTE SOU DEFICIENTE FISICO POSSO FAZER CNH GRATUITA TENHO 57 ANOS.

Avatar
Cláudia Aparecida Morais 26 de outubro de 2020

Já sou habilitada, tem como fazer toda a parte para PCD sozinho em passar por auto escola?

Avatar
Leonardo 20 de agosto de 2020

Sou deficiente munocular tenho alguns discontô pra tira CNH como fasso pra saber dos meus direito

Avatar
Maria Graciete Duarte Da Silva 17 de agosto de 2020

Me chamo Maria Graciete Silva sou diabética e desconhecia dos meus direitos.
Tenho um sobrinho deficiente q está precisando tirar sua cnh especial tbm.

Avatar
Marcos Antonio blogoslawski 15 de agosto de 2020

Perdi perna direita mun acidente de moto faz um ano meio más prótese ainda não chegou Men tem prazo .. queria saber se posso dirigir meu carro altomanico completo ou tenho que alterar carteira de motorista

Avatar
Samuel vale Pereira 11 de agosto de 2020

Eu decifiente Monocular

Avatar
Silvia Sandra 3 de agosto de 2020

Boa tarde, sou deficiente auditiva, gostaria de saber se tenho direito, cnh especial?

Avatar
Adriano Siqueira César de Oliveira 2 de agosto de 2020

Como tira habilitação especial

Avatar
Pedro 23 de julho de 2020

Boa noite. Em relação a patologia de encurtamento de membros, acredito que tenha uma diferença mínima entre os membros para se enquadrar no direito a CNH especial e gostaria de me informar qual seria, vocês poderiam me ajudar? Desde já sou grato

Avatar
Idailson Alves de Novaes 29 de junho de 2020

Ainda não tentei mudar minha habilitação para especial, sofri acidente com moto, minha CNH tbm pra carro, tenho que fazer a renovação em setembro 2020. Tenho placa no fêmur e encurtamento na perna esquerda, fratura exposta da Tibia e perônio

Avatar
Raymundo Júnior 24 de junho de 2020

Lendo a reportagem vi a cardiopatia,porém já fiz 2 cirurgias cardíacas com implantação de prótese e a clínica do Detran em minha cidade informou que não tenho direito pois não fiquei com sequelas visíveis,isso procede? O que posso fazer para conseguir meus direitos?

Avatar
Sandra Aparecida Silveira Nunes 23 de junho de 2020

Tenho 1,43 de altura e não estou conseguindo tirar a habilitação de Moto.
Posso fazer o exame com minha moto uma neo 125 scoter//
ja reprovei 3 vezes sou muito baixinha e a moto é pesada e alem de eu não alcançar……
preciso saber como solicitar o exame especial.

Avatar
Gustavo Fonseca 21 de junho de 2020

Se a pessoa tem CNH PcD ela pode dirigir outros veículos, ou apenas veículo PcD

Avatar
Ieda 10 de setembro de 2020

Apenas o carro adequado para a sua limitacao,ex.se sua carta tem letra A e F,não poderá dirigir sem óculos e carro sem direção hidráulica ou eletrica.

Avatar
RONALDO MASCARENHAS 16 de junho de 2020

POSSUO TENDINITE CRÔNICA NO TENDÃO DE AQUILES,POSSUO TAMBÉM UMA ENDOPROTESE NA AORTA ABDOMINAL RESULTADO DE UM ANEURISMA,MINHA CNH POSSUI UM “B” E UM”X” ,POSSUO TAMBEM LAUDO DE MEDICO PARTICULAR E RESSONANCIA MAGNETICA COM RELAÇÃO A TENDINITE,O “X” EM MINHA CARTEIRA É EM REFERENCIA AO ANEURISMA. COM ISSO LHE PERGUNTO TENHO DIREITO DE ADQUIRIR VEÍCULO COM ISENÇÕES?

Avatar
Vanuzia 7 de junho de 2020

Tenho uma filha deficiente visual tenho direito a CNH especial? Serei o condutor dela pq assino por ela

Avatar
Rita de c c wittmann 24 de julho de 2020

Sim Vanuzia, sua filha tem direito e vc poderá ser a condutora.

Avatar
Thais Vieira de Oliveira 5 de junho de 2020

Tenho autismo de auto funcionamento, tenho direito a cnh especial?

Avatar
Cristiano Almeida 21 de junho de 2020

Sim, o autismo está entre as possibilidades de aquisição de veículos com desconto.

Avatar
ROSA OST STEFFEN 3 de junho de 2020

BOM DIA
meu filho a vida toda esta tentando fazer carteira de motorista mas os medicos dizem que ele nao tem condiçao mas faz uns 15 anos que anda com uma biz adatptada como tricicolo so estamos tentando andar na lei e nao esta sendo aceito queria saber de alguen onde eu poderia ir para ter melhor imformaçao?
Somos de arabuta santa catarina

Avatar
Divandro Barbosa Nascimento 28 de maio de 2020

Tenho 5 ernia de disco Poso tira a carteira pcd

Avatar
Rita de c c wittmann 24 de julho de 2020

Boa-noite

Sim, vc tem direito ao bennefico.

Avatar
Claudiney oliveira dos Santos 25 de maio de 2020

Eu sou cardiopata eu tenho direito

Avatar
Gleyson 12 de maio de 2020

Hemeparesia lado direito

Avatar
Cintia Serrano 9 de maio de 2020

Oi eu Cintia Serrano mas sou deficiência audição mas nunca tirei CNH mas como eu tenho vontade tira CNH meu sonho carro amada estão como eu faço

Avatar
Vanessa 26 de abril de 2020

Olá, já sou habilitada gostaria de mudar a minha habitação para especial pois sou pcd. Neste caso preciso fazer aulas e nova prova no Detran. Obrigada

Avatar
Ieda 10 de setembro de 2020

Tem Estados que sim e outros não,S.P sim

Avatar
Valdir Almeida 20 de abril de 2020

Olá tudo bem,gostaria de tirar uma dúvida,mas vi que muitas perguntas não foram respondida,fico com resceio se a minha também não tiver o êxito de não ser respondida igual muitas que não tiveram respostas,mas no caso vou perguntar e aguarda a resposta ok
Bom eu tenho defiência auditiva unilateral e vou usar prótese,a pergunta é se eu terei a CNH Especial

Avatar
Yorranan 19 de abril de 2020

Pcd não paga taxas. No Rio de Janeiro é assim.

Avatar
Sirlene Geraldo de Lima 11 de abril de 2020

Boa tarde,td bem ah gostaria de saber se quem tem fibromialgia,pode tirar a CNH especial, pois não tenho forças na mão,Eu já dirijo um carro com câmbio automático e já não consigo dirigir carro manual. Muito obrigada.

Avatar
Rita de c c wittmann 24 de julho de 2020

Boa noite
Vc tem direito, se for de SP poderá me enviar, laudo medico e exames para um perito consultar para você.

Avatar
romis 9 de abril de 2020

migranea ou enxaqueca com aura cronica sem dor tem direito a cnh especial

Avatar
Paulo sergio Ananias de oliveira 6 de abril de 2020

Sou renata.crônico gostaria de esclarecer duvidas

Avatar
Alex Carmo 3 de abril de 2020

Boa tarde! Sofri um acidente e coloquei hastes no fêmur, tive encurtamento de membro e artrose no joelho, a minha carta é categoria E e sou motorista de carreta.o médico quer me atestar como pcd, mas gostaria de saber se a minha habilitação será rebaixada. Muito obrigado

Avatar
Leonardo Silva 2 de abril de 2020

Boa tarde ,
sou deficiente monovisual mais antes eu já era habilitado categoria AD gostaria de saber se preciso usar carteira especial pq meu médico disse q só não posso dirigir camião nem pilotar avião mais o resto poderia normalmente e minha habilitação vence daqui a um ano o que faço?

Avatar
Leonardo Silva 2 de abril de 2020

Bia tarde ,
sou deficiente monovisual mais antes eu já era habilitado categoria AD gostaria de saber se preciso usar carteira especial pq meu médico disse q só não posso dirigir camião nem pilotar avião mais o resto poderia normalmente e minha habilitação vence daqui a um ano o que faço?

Avatar
Jose carlos 29 de março de 2020

Eu gostaria de saber que tem uma ponte safena e duas mamária que tem direito sim ou nao pçs e também tirarão um veia da perna esquerda para fazer estar procedimento em mim

Avatar
Jonas 29 de março de 2020

Boa tarde
Alguém saberia me informar se consigo tirar a categoria A para pilotar escoot, tenho a categoria B especial e gostaria de tirar a A, mas não conheço um lugar aqui na zona Sul de SP que tenha.

Avatar
Ricardo Elias dos Santos 24 de março de 2020

Muito top as informações 0elo que vó eu tenho o direto muito obrigado

Avatar
Keliton 24 de março de 2020

Cid 68.2 posso mudar minha CNH? por que minha identidade já tem o Cid!

Avatar
Jakeline Lopes 15 de março de 2020

Fiz uma cirurgia de hallux valgus nos dois pés, sendo assim tendo meu dedão esquerdo quebrado e ficando com sequelas como fraqueza e dores fortes nos pés, tenho tendinite no quadril, será que tenho direito a PCD?!

Avatar
Aparecido Marcos dos Santos 11 de março de 2020

Tenho tendinite burcite e artrose nos 2 ombros.
Já fiz atroscopia em ambos .
Tenho direito a pcd.

Avatar
Maria luiza da silva pereira 7 de março de 2020

Eu não tenho nem um tipo de deficiencia é meu filho quem possui deficiencia,tem tempo que ele adoece eu tenho que socorre-lo as vezes tenho que pagar taxi para leva-lo ao médico.eu poderia tira esse CNH especial para que eu possa comprar um carrinho para levar ele ao medico

Avatar
Ketly 12 de março de 2020

Sim a sra pode fazer a documentação no dretan como responsável por um pcd incapaz, sua habilitação nao muda mas a sra terá direito ao desconto na compra do carro, insençao de impostos incluso ipva e tambem a credencial de estacionamento para vagas pcd.
O carro deve permanecer em sua posse por 5 anos, e existem mais algumas regrinhas..

Avatar
Keila 14 de abril de 2020

Como fazer isto

Avatar
Francisco Raimundo Gomes de araujo 29 de fevereiro de 2020

Tenho hérnia de disco tenho direito a CNH especial

Avatar
Gleyso 28 de fevereiro de 2020

Tive sequelas do lado direito depois de um avc isquemico a 4 anos, mas sou canhoto

Avatar
Nataline 27 de fevereiro de 2020

Como
Faço para conseguir a carteira CNH só portadora de deficiência física

Avatar
Ketly 12 de março de 2020

Ola, basta voce ir ate seu ortopedista e lhe informar que irá tirar carteira pcd, ele fará um laudo detalhado da deficiência e indicará sua capacidade fisica para a direção. Depois disso procure uma auto escola que atenda pcd e eles lhe indicarao todos os passos seguintes.

Avatar
Karlos lima 24 de fevereiro de 2020

Qual o tipo de cardiopatia a pessoa tem direito a PCD?

Avatar
Francisca valdenia barreto Lopes Cavalcante 21 de fevereiro de 2020

Bom dia,
Que pena muitos não sabem dessa lei parabéns a todos.
Me cadastrei faz uns dois anos pra conseguir tirar minha carteira nunca foi convocada.

Avatar
Ketly 12 de março de 2020

Desculpe, nao entendi seu comentário.
Se a sra tem deficiência comprovada e seu medico lhe julga apta para dirigir (e essa deficiência for enquadrada na habilitação pcd a sra tem direito)
Porem ela é paga como qualquer habilitação ou se ja é habilitado tem q fazer as aulas de adaptação para o carro pcd e isso é pago. (nao existe gratuito) ao menos eu nunca vi, ainda mais pcd que os carros usados nas aulas sao adaptados e muito mais caros que os carros comuns que as auto escolas costumam usar.

Avatar
Ivonete 18 de abril de 2020

Boa noite!Tenho definido B24 quero saber se dar direito a PDC? Obrigado.

Avatar
SElMA Vallamede 17 de fevereiro de 2020

Uso bolsa de colostomia do lado esquerdo, gostaria de saber se tenho direito a tirar a CNH especial?

Avatar
JADIR CUNHA FERREIRA 3 de fevereiro de 2020

A carteira especial é gratuita

Avatar
Ketly 12 de março de 2020

Nao, ela é ate mais cara que a normal (para primeira habilitação)
Ja para quem é habilitado e precisa trocar para pcd o valor e o processo é bem diferente.

Avatar
José Sérgio Bezerra 16 de março de 2020

Já tenho conhecimento oque preciso fazer pra muda pra PCB?

Avatar
Maria de lourdes 3 de fevereiro de 2020

Para renovar a cnh e passar para a categoria com deficiência exigem exame prático em carro automático. Um problema para quem não tem. Quero alugar e dizem não poder. Porque o exame é necessário??? Já sou habilitada!!

Avatar
Maria de Lourdes 3 de fevereiro de 2020

Estou em tratamento de câncer de mama. A minha cnh será alterada para carro automático e direção hidráulica. Tenho que fazer exame prático?? Já dirijo há mais de 40 anos!!! Achei um absurdo!

Avatar
Aparecido do nascimento 31 de janeiro de 2020

Fiz três cirurgias cardíacas e tenho marcapasso no onbrm esquerdo.todas cirurgias de peito aberto .tenho direito a CNH especial

Avatar
Luciano Pereira Mendes 19 de janeiro de 2020

Olá tudo bem? Então eu tenho parafuso na coluna a chamada artrodese, meu médico disse que sou pcd mas que não tenho tanta limitação só para me curvar para frente e não posso pegar peso, tenho CNH de moto e quero tirar a de carro, mas tô na dúvida se preciso informar que sou portador de deficiência e ter a carteira especial, tem os benefícios de ganhar desconto na compra de um veículo mas não quero parar de pilotar moto e também não preciso de adaptação na moto, somente o carro que precisaria ter direção hidráulica, como proceder?

Avatar
KETLY 12 de março de 2020

Ate onde sei (minha experiência) voce consegue sim a pcd para carro mas perderá a de moto.
Veja se valerá a pena porque o desconto no valor do carro é proporcional aos custos da adaptaçao ou seja o seu desconto vai ser mínimo pq é so cambio automatico. Porem tera insencao de ipva… Se achar que compensa para voce…

Avatar
RAMEZONI LIMA DE ALENCAR 18 de janeiro de 2020

Olá tenho direito no PCD mas trabalho como motorista cat D
Posso comprar um carro sem rebaixar minha carteira

Avatar
Maura 6 de fevereiro de 2020

Quem tem CNH especial tem a mesma rebaixada automaticamente. Se você não pode dirigir um carro com embreagem como poderá dirigir um caminhão, ônibus…?

Avatar
Evandro 16 de março de 2020

Os caminhões e ônibus modernos são (quase) todos automáticos.

Avatar
Aparecida da Silva 23 de fevereiro de 2020

Sou paciente de ca de mama.não tenho habitação estou com metástase preciso muito da habilitação lespecial.Agradeço sua atenção e resposta.

Avatar
ANTONIO CARLOS MARTINS DE CARVALHO 13 de janeiro de 2020

Ola, sou Funcionário Público readaptado por problemas na coluna, com reflexos na minha perna esquerda, provocando dormência, bem como eu não consigo ficar muito tempo em pé, nem sentado. Minha readaptação se deu ante uma análise de uma junta médica, no setor de perícias médicas do Estado. Gostaria de saber, ante o meu problema, teria direito a CNH de deficiência física?

Avatar
Sueli da Silva Santos 21 de fevereiro de 2020

Boa noite, sou PCD auditiva grau moderado profundo gostaria de saber se posso dirigir ??

Avatar
Gabriel Amaro Oliveira 11 de janeiro de 2020

Olá ,sou jovem tenho 22 anos porém sou usuário do aparelho auditivo
Já tenho a minha CNH normal
Eu devo ir atrás para poder mudar para a especial ?

Avatar
Sandra Cerqueira dos Santos 11 de janeiro de 2020

Olá tenho deficiência no membro inferior esquerdo , gostaria de saber como faço para tirar minha CNH

Avatar
Islaine 6 de janeiro de 2020

Olá tenho um filho especial ele tem paralisia cerebral então gostaria de saber se eu tenho o direito de tirar essa CNH gratuita. .É se tenho o q devo fazer?desde já agradeço..

Avatar
Nilton Nilo dos santos 30 de dezembro de 2019

Preciso de um detalhe.
Como fasso pra tirar a carteira de motorista?
Sou deficiente das duas mãos.

Avatar
Nilton Nilo dos santos 27 de dezembro de 2019

Sou deficiente das duas mãos.
Sofri um acidente de trabalho em uma circular,cortei os dois pulsos e não tenho muita força nas mãos.
As minha mão esquerda foi cortado os cinco dedos falta três pedaços de dedo.
A minha mão direita foi cortado o pulso e os tendonhis das duas mãos.
Tenho fraqueza nas duas mãos.
Muito das vezes pegar as coisas tenho que ficar atento pra nada cair.
Coi fasso pra tirar t minha carteira de motorista?

Avatar
jaqueline fortunato schueng 27 de dezembro de 2019

tenho a perna esquerda deformada so dobra a metade outra limitacoes

Avatar
Alessandra Paula de oliveira 26 de dezembro de 2019

Olá tenho distonia cervical..gostaria de saber quais os meus direitos para retirar carteira de motorista

Avatar
Gleyson 18 de dezembro de 2019

Tive um avc a 4 anos

Avatar
LUIS CARLOS CAVASSANA 16 de dezembro de 2019

Eugostaria de saber nse antes de terminar um processo de habilitação ao PCd algum dos senhores(as), tiveram sua cnh caso a fosse, a/c; a/d e; a/e, rebaixadas e nao tiveram uma a/b pretendida até terminar o processo e ja ter sua categoria alterada no sitema prodesp e utilizando um exame medico para a/b que não era e auq sim era a/c, lançada a/b no exame de saude da cnh atual, bem antes de passar pór uma auto escola, por um medico do CIAT, ler livros e passar em um exame pratico, em que sua habilitação a fossem baixadas somente depois de termiinar o processo por que que eu saiba processo , não é lei, e ainda ?

Avatar
Idinei Fenerich 10 de dezembro de 2019

Boa noite. Tenho LER e estou querendo entrar com processo para aquisição de carro como PCD. Posso entrar com o processo antes de alterar minha CNH?

Avatar
Rubens Freire de Carvalho 9 de dezembro de 2019

Fiz cirurgia de retirada de menisco dos dois joelhos posso ficar isento do IPVA?

Avatar
Roberta 7 de dezembro de 2019

Para trocar a CNH(Câmbio automático) em Minas Gerais, é necessário ir para BH além de passar na Clínica da sua cidade?

Avatar
Samuel 3 de dezembro de 2019

Tem algum modelo já pre determinado pelo Detran para preenchimento do laudo médico?

Avatar
José Luís Barbosa 29 de novembro de 2019

Eu operei da coluna ernia d disco eu tenho direito a carteira especial eu tenho habilitação mas está apreendida como faço

Avatar
Terezinha Perpétuo Busch 15 de dezembro de 2019

Estou na mesma situação aprenderam minha CNH e agora não quero mais a CNH especial

Avatar
José Antônio do Couto 23 de dezembro de 2019

Tenho pinos na coluna lombar desde 2010 estou em tratamento até hoje,tenho direito de trocar minha CNH por uma especial?

Avatar
José Antônio do Couto 23 de dezembro de 2019

Tenho CNH desde 2000 em 2010 sofri um acidente de trabalho e tive que botar pinos na coluna lombar estou em tratamento até hoje, tenho direito CNH especial?

Avatar
JORGE DE ASSIS MENDES 27 de novembro de 2019

ALEM DE SER TRANSPLANTADO DO FIGADO AINDA PASSUO UM CA DE PENIS DESDE 2007 COMO TANBEM COMO TANBEM UM NODULO MALIGNO CALCIFICADO NO OSSO DO TORAX. SOU APOSENTAFOPOR INVIDEZ DESDE2012 E QUASE NAO DA PARA SOBREVIVER MINHA CARTEIRA ERA D E NA ULTIMA RENOVAÇAO TIVE QUE REBAIXAR PRA B DEVIDO O VALOR CARO DO EXAME TOXIOLOGICO E MAID OUTRAS TAXAS. GOSTARIA DE VOLTAR ELA PRA D COMO SEMPRE FOI. MAS AGORA TO NO FINAL DO REPOUSO DO TRANSPLANTE DE FIGADO MAS JA POSSO ME LOCOMOVER SEM ESFORÇO.QUAIS MEUS DIREIOS PATA FAR CONTINUAÇAO ESTOU ATE COM UM PROCESSO NO DETRAN DE VOLTA PARA A CAYEGORIA D MAS ESTAVA MUITO MAU COM 5 TUMORES NO FIGADO E HEPATITE C E TANBEM CIRROSE E NAO DEU PRA DAR CONTINUAÇAO. BCS PODEME IMFORMAR?

Avatar
Jps 4 de fevereiro de 2020

Na verdade vc pode ter carteira D, mas não poderá mais exercer atividade remunerada. Geralmente motorista é aposentado automaticamente por invalidez no caso de tx hepático. Foi o meu caso, queriam rebaixar minha habilitação para B mas como não exercia atividade remunerada continuei com a categoria D. No caso da isenção para PCD temos direito pois não se recomenda que façamos esforço físico por isso necessidade de que o carro possua direção hidráulica ou elétrica e de preferência câmbio automático. Espero ter ajudado.

Avatar
Mariza Domaneschi 26 de novembro de 2019

Tenho condromalacia grau severo nos dois joelhos. Tenho direito a isenção?

Avatar
Guilherme 22 de novembro de 2019

Tenho síndrome de impacto femoro acetabular, com desgaste da cartilagem em ambos os lados. Tenho direito a isenção de impostos?

Avatar
Maria Amélia Pelissari 20 de novembro de 2019

Tenho condromalacia patelar, tenho direito a carta PCD?

Avatar
Lídia Maria Peixotos Nunes Oliveira 20 de novembro de 2019

Oi tenho mau de Parkinson tenho direito de tirar a carteira de motorista especial? Como faço.

Avatar
Vanessa 13 de novembro de 2019

Tenho hérnia na L5, sinto mta dor em algumas posturas, peso, certos movimentos… posso dar entrada no processo para conseguir?

Avatar
EDUARDO MAIA 13 de novembro de 2019

Bom dia, sou pessoa com deficiência, já possuo passe livre federal, estadual e municipal, já sou habilitado e estou pleiteando a CNH Especial, pois tenho 3 hernias de disco na coluna cervical, 1 (uma ) na coluna torácica 2 ( duas ) na coluna Lombar e 1 ( uma ) na coluna sacral e coxartrose bilateral, passei recentemente por uma junta médica pericial; gostaria de saber como devo proceder caso seja negado o direito a Carteira de habilitação Especial, qual o documento para pleitear mudar o resultado da perica médica e onde encontro amparo jurídico? na certeza de uma boa orientação antecipo meus sinceros agradecimento.

Avatar
EDUARDO MAIA 13 de novembro de 2019

Bom dia, sou pessoa com deficiência, já possuo passe livre federal, estadual e municipal, já sou habilitado e estou pleiteando a CNH Especial, pois tenho 3 hernias de disco na coluna cervical, 1 (uma ) na coluna torácica 2 ( duas ) na coluna Lombar e 1 ( uma ) na coluna sacral e coxartrose bilateral, passei recentemente por uma junta médica pericial; gostaria de saber como devo proceder caso seja negado o direito a Carteira de habilitação Especial, qual o documento para pleitear mudar o resultado da perica médica e onde encontro amparo jurídico? na certeza de uma boa orientação antecipo meus agradecimento.

Avatar
Dalcir Fabiano Júnior 12 de novembro de 2019

Eu sou deficiente eu queria saber como é que eu faço para mim tirar minha habilitação o que eu tenho que fazer

Avatar
Kelly Cristina Santos 12 de novembro de 2019

Bom dia eu estou muito decepcionada com algumas Auto escola da região onde morro, bem me parece que os responsáveis são todos parentes estou tentando a anos tirar minha CNH sou deficiente e tenho sido sempre reprovada na prova escrita do Detran já estou com o pé atrás alguém pode me ajudar aí?

Avatar
Rurh 9 de novembro de 2019

Púrpura placetopenica indiopatica não entra como deficiência ? E não tenho o baço

Avatar
Rurh 9 de novembro de 2019

Púrpura placetopenica indiopatica não entra como deficiência ?

Avatar
Neide noe Ribeiro 3 de novembro de 2019

Fui acometida de um câncer de reto alto passei por duas cirurgias tenho sequelas e fiz 40 quimioterapia 10 radioterapia tenho as pernas fracas em razão das quimios tenho direito a carta especial?

Avatar
Gustavo de Oliveira 31 de outubro de 2019

Olá..tenho toxoplasmose sou deficiente monocular cid:H 54.4
Eu tenho direito a banca especial?

Avatar
JURACI FRANCISCO PEREIRA 30 de outubro de 2019

Estou pensando em tirar carta pcd
Só tenho uma dúvida
Caso eu queira desistir eu perco a minha CNH normal?

Avatar
Vanderlei. 28 de outubro de 2019

boa noite amigo meu nome é Vanderlei tenho paralesia infandiu mais tenho a CNH normal a D mais não quero a especial com devo faz

Avatar
Janice moraes 27 de outubro de 2019

Tenho a minha CNH à 20 anos. O ano passado tive um acidente de moto onde fraturei o ombro em 3 lugares,luxação e rompimento de tendões. Cirurgia com placa e parafusos. Perdi a força e amplitude do braço direito. Minha CNH está no Detran para verificar se preciso de automóvel especial.se for autorizado, tenho que fazer aulas de novo ou só vai mudar a carteira?????

Avatar
Luciane martins 25 de outubro de 2019

Tenho os tímpanos perfurados a mais de 7 anos uma infecção crônica , perda auditiva bilateral, posso de isenção na compra do carro ? Como faço

Avatar
Eliane rosendo 21 de outubro de 2019

Meu filho e tem pelepcia , e DISTONIA muscular não tem força nos músculos pra andar precisa de transporte para sair de casa . Eu só a mae povo tira em nome a carteira pois sou a acompanhante dele. Como faço pra tirar minha habilitação pois não tenho ?

Avatar
Eliane rosenso 21 de outubro de 2019

Meu filho e tem pelepcia , e DISTONIA muscular não tem força nos músculos pra andar precisa de transporte para sair de casa . Eu só a mae povo tira em nome a carteira pois sou a acompanhante dele. Como faço pra tirar minha habilitação pois não tenho ?

Avatar
Nacira georgette SEBIA 20 de outubro de 2019

Bom dia. Eu sou mãe de uma criança com deficiência motor. Estou precisando comprar um carro. Como comprar com desconto ?
Obrigada

Avatar
Rosangela AParecida da C.de Paula 20 de outubro de 2019

Boa noite
Por favor gostaria de saber se tenho direito .
Frature o PLATO TIBIAL ESQUERDO onde coloquei 9 pinos e 1 placa. E gostaria de saber se posso trocar a minha CNH

Avatar
Oswaldo Gonçalves de Oliveira 19 de outubro de 2019

Sou hipertenso.diabetico e espondilite anquilosante

Avatar
SOLANGE FRANCO 16 de outubro de 2019

Tenho CNH desde 1985, fiquei cega de 1 olho em 2015, posso renovar CNH. Sou do RJ

Avatar
SOLANGE FRANCO 16 de outubro de 2019

Tenho CNH desde 1985, fiquei cega de 1 olho em 2015, posso renovar CNH. Sou do RJ

Avatar
Fatima Aparecida Moreira 11 de outubro de 2019

Olá bom dia… tenho um filho especial que precisa de cuidado
Tem problema na perna, quando saiu com ele a pé para ir ao médico e outro lugares ele sempre reclama mãe tá doendo minha perna ?
E os lugares são cansativo para ele.
E precisava fazer minha CNH
Para poder sair com ele
Mais tá muito carro a Carteira
E ninguém abre as portas para nós mãe com filhos assim
E triste o preconceito com as mãe ?

Avatar
Beatriz Valença 14 de outubro de 2019

Tenho um filho com paralisia cerebral , realmente é um preconceito , pois temos que ir a vários lugares com eles e nem sempre tem acesso a ônibus , deveriam criar uma lei pra nós mamães conseguir este benefício

Avatar
Rodnei 9 de outubro de 2019

Bom dia, sou motorista profissional categoria d, trabalho numa empresa de ônibus,fiz uma artrodese e tenho 10 pinos e duas hastes na coluna,se eu der entrada para tirar a CNH especial eu corro o risco de ter a CNH rebaixada?

Avatar
Uilliams S. Santana 2 de outubro de 2019

Boa noite!
E quem é DPCO
Tem direito a habilitação especial.

Avatar
JONATHAN VINICIUS SOUZA CABRAL 1 de outubro de 2019

Quem tem CNH especial pode conduzir veículos normais? Se for pego numa blitz, por exemplo, pode dar multa?

Avatar
Sérgio 14 de outubro de 2019

Se a sua CNH especial não possuir nenhuma restrição, não haverá problema algum. Existem pessoas que possuem o benefício do IPI, por ter alguma doença que não necessariamente implique em redução da capacidade de manejar um automóvel, como hérnia de disco ou LER. Exemplo: Digamos que sua CNH especial tenha a observação que você deverá dirigir veículo com câmbio automático, neste caso, se for pego com câmbio manual, poderá ser autuado.

Avatar
kenji 16 de novembro de 2019

mas ai eu nao entendi, se nao tem restricao entao porque a carteira é especial? hoje conversei com um cara que mexe com isencao e falou uma grande besteira…. Falou que somente dor nao da direito a carta especial… Oras o que limita o motorista é a dor ou falta de movimento… artrite, artrose, sao doenças que causam dor e consequentemente o movimento… é cada cara idiota que fala bobagem.

Avatar
MONICA REGINA DOS SANTOS REIS 30 de setembro de 2019

Tenho uma aste de titânio, pois quebrei a minha perna. Para que pudesse colar a tíbia e a fibola. Gostaria de saber se tenho direito a carteira especial?

Avatar
Vera Heloísa 27 de setembro de 2019

Sou monocular posso comprar um carro com desconto no nome da minha filha que dirige pra mim tenho 67 anos e possuo carteira de motorista

Avatar
Maria Helena Bazzo 26 de setembro de 2019

Oi bom dia gostaria de saber se eu tenho direito a CNH tenho uma cirurgia na mão esquerda do túnel do carpo tenho pobrema na mão direita túnel do carpo tenho um pino no ombro esquerdo estou com impacto ísquio femoral no quadril

Avatar
ROMEU birck 18 de setembro de 2019

Olá tenho Parkinson mas consigo dirigir um carro que tenha apenas direção hidráulica, fui dar entrada do pedido da cnh especial no csv me disseram que eu corria o risco de perder a carteira pois estava solicitando antes do vencimento. Isto procede?

Avatar
Rosa g Magalhães 24 de setembro de 2019

Não tenho forsa no braço direito tenho direito a carteira especial não sei quanto tenho que ter de forsa

Avatar
Willerson 13 de setembro de 2019

Bom dia, minha esposa tem esclerose múltipla, porém tem a habilitação normal, qual o procedimento para habitação especial pra quem já tem a normal e tem deficiência.

Avatar
Marivaldo 12 de setembro de 2019

Pessoas que tem autiamo leve cid.10 f84.1 pode tirar a CNH de DEFICIENTES .?

Para a CATEGORIA A e B ?

Avatar
kenji 16 de novembro de 2019

eu acho que so para altimo severas…. pois altistas leves é o que mais tem por ai…. meu irmao creio que tem altismo leve e levou uma vida normal, mas noto que ele tem uma deficiencia leve que nao permite encontrar um trabaho normal. Mas com certeza ele nao rasga dinheiro.

Avatar
Diego 20 de março de 2024

Não existe nível de autismo, até existe, mas na legislação não, ou você tem ou você não tem.

Avatar
Marivaldo soares silva Junior 12 de setembro de 2019

Pessoas que tem autiamo leve cid.10 f84.1 pode tirar a CNH de DEFICIENTES .?

Para a CATEGORIA A e B ?

Avatar
Jocineide Marques Brasil 12 de setembro de 2019

Preciso de uma Cnh não tenho dinheiro para pagar sou deficiente ando mais tenho dificuldade seria legal poder tirar uma habilitação para quem sabe comprar um carro

Avatar
Alfredo Enrrico Moleti 12 de setembro de 2019

Olá estou com hérnia de disco ,e sinto formigar as pernas quando cento no carro tenho direito?
Eu estou tentando tratar ,mas está muito ruim ainha mobilidade

Avatar
Gisele de fatima Pires de moraes 12 de setembro de 2019

Oi boa noite…eu sou pessoa com deficiência física…dei entrada na minha 1 habilitação..mais não foi como pcd. Eu queria poder tirar como pcd…como eu faço pra classifica com pcd …ainda não fiz o simulador ..meu processo termina em janeiro do próximo ano…como faço pra coloca na minha habilitação que eu quero tira com pcd.

Avatar
Cláudia Brito 4 de outubro de 2019

Voce precisa solicitar junto a autoescola a alteração. Eles te explicam certinho. Será preciso um exame em clínicas credenciadas pelo Detran. Assim será confirmado a deficiencia.

Avatar
Simone jose de.moura 10 de setembro de 2019

Nao enxergo do olho esquerdo. Tenho direito?

Avatar
Simone jose de.moura 10 de setembro de 2019

Nao encergo do olho esquerod. Tenho direito?

Avatar
Tânia Ameno Ribeiro 9 de setembro de 2019

Eu tenho a letra A e o X na minha carteira de motorista eu tenho direito de comprar carro com inserção de IPI e ICMS.

Avatar
Ricardo Augusto MENDES TEIXEIRA 7 de setembro de 2019

Ola gostaria de saber sou soropositivo e faco hemodialise pois perdi os 2 rins a mjnha duvida é..nao tenho carta mas consigo financiar um carro em mwu nome com direito aos descontos e isencoes ??

Avatar
Paulo Mascagna 23 de outubro de 2019

Boa noite, Ricardo.
Acredito que você só obteria os descontos, com a CNH especial. Mesmo no financiamento para um usuário normal,se exige CNH.
Você precisará passar pelo processo e retirar sua CNH. Qualquer dúvida, segue me e-mail.
Boa sorte!

Avatar
Eraldo Vaz Ferreira Júnior 6 de setembro de 2019

Oi eu tenho 2 filhos,um com espectro autismo e hidrocefalia e a menina tbm com espectro autista…eu gostaria de se eu tenho direito a CNH especial

Avatar
Cintia 3 de setembro de 2019

Boa tarde, sou portadora de doença de graves e oftalmopatia de graves, faço tratamento no hospital universitário, tenho direito a habilitação?

Avatar
Renato Boracchi 3 de setembro de 2019

Olá, meu filho nasceu com uma má formação na bexiga, será que posso ter o direito também?

Avatar
Gabriela 3 de setembro de 2019

Bom dia ! Tive CA e fiz nefrectomia do rim direto . Tendo apenas o esquerdo . Tenho direito ?

Avatar
Luiz Henrique Messias 29 de agosto de 2019

Oi sou considerado deficiência por acidente com moto
Vosso ter habilitaçao ir e vir com trociclo minha a e b venceu mês 5

Avatar
Ilda Rodrigues cARNEIRO 26 de agosto de 2019

PRECISO SABER SE A CIRURGIA DE COLUNA FOI A 20 ANOS ATRAS..MAS CONTINUO CONSTANTEMENTE EM TRATAMENTO….E O MEDICO ORTOPEDIST5A JA DEU O LAUDO INFORMANDO DIAGNOSTICO..PORQUE O MEDICO DO DETRAM PEDE EXAME DE ELETRONEUROMIELOGRAFIA???QUAL A FINALIDADE?

Avatar
José aparecido sousa silva 26 de agosto de 2019

José Aparecido Sousa Silva tenho problema no quadril direito q é desgaste na catilagem na cabeça do osso do fémo

Avatar
Cicero Mourato 25 de agosto de 2019

Tenho a perna direita amputada posso ter habilitação categoria D?

Avatar
Isaac Nicacio 24 de agosto de 2019

Eu achei sinceridade no serviço para ajuda os deficientes nós precisamos disso.

Avatar
Robson santos 24 de agosto de 2019

Boa noite fiz uma Cirurgia de coluna lombar em L3,L4 e L5,S1 e deu compricaçao e vou ter q operar dinovo quando eu dirijo sinto muita dor na perna esquerda, tenho 8 parafuso e 16 pino na coluna sera q eu tenho direito,quem mim ver não falar q eu tenho esse problema mais sinto muita dor mesmo…

Avatar
Marcia Rosa 23 de agosto de 2019

Tomo remedio controlado a mais de 15 anos….pois tenho clises convulsivas se ficar sem os mesmo….o problemas está controlado pois tenho que tomar a medicação (TEGRATOL 200 CR ) para o resto da minha vida…..consigo me encaixar no Pcd.

Avatar
Andréa Moreira de Oliveira Lacerda 22 de agosto de 2019

Boa tarde. Quero tirar a dúvida tenho tenho encurtamento de perna tenho pino, placa, não tenho tanta força na perna . Somente o laudo e RX que tenho que ter ou tenho que fazer exames de ressonância magnética, e aquele exame pra ver a força da musculatura. Obrigada

Avatar
Andréa 22 de agosto de 2019

Boa tarde. Quero tirar a dúvida tenho tenho encurtamento de perna tenho pino, placa, não tenho tanta força na perna . Somente o laudo e RX que tenho que ter ou tenho que fazer exames de ressonância magnética, e aquele exame pra ver a força da musculatura. Obrigada

Avatar
Cicero Mourato 18 de agosto de 2019

Tenho a perna direita amputada e o médico negou habilitação D isso tá correto?

Avatar
Juliano de Oliveira Martins Alves 18 de agosto de 2019

Bom dia acabei de fazer a mudança de CNH para CNH especial PCD, a carteira está prevista para chegar depois do dia 25.
Qual o próximo passo,somente a carteira é necessário para ir na concessionaria ou precisa de algo a mais para conseguir o desconto na compra e a isenção dos impostos?

Avatar
Reginaldo 13 de agosto de 2019

Minha abilitação ė (E) só vai vencer 11/2020 mas sofri um acidente e tenho que rebaixa pra (B) especial PCD o que faço? Só não escrevo atingiu os nervos eu mexo tudo etc

Avatar
Reginaldo 13 de agosto de 2019

Minha abilitação ė (E) só vai vencer 11/2020 mas sofri um acidente e tenho que rebaixa pra (B) especial PCD o que faço?

Avatar
jaqueline azevedo 13 de agosto de 2019

6 meses de cirurgia fratura fibula , ligamentos rompidos e talus , adquiri 8 parafuso e uma placa , quais sao meus beneficios da carteira especial meu pe incha e trava movimentos sao duro

Avatar
RAYMUNDO SILVA OLIVEIRA JUNIOR 31 de julho de 2019

Boa tarde tenho cardiopatia grave com implantação de prótese e arritmia tenho direito a carro PCD?

Avatar
Kelthlyeen Hillida 14 de julho de 2019

Tive um acidente de moto, no qual fraturei o fêmur. Foi uma fratura na diafise do fêmur, tive encurtamento e estou com uma haste intra medular no fêmur esquerdo. Não tenho muita força.
Tenho direito?

Avatar
Juliana 29 de julho de 2019

Essa cnh especial elae gratuita

Avatar
David Reis 1 de julho de 2019

Visão monocular tem direito a Isenção de IPI.

Avatar
Vera Heloísa 27 de setembro de 2019

Sou monocular tenho direito a comprar um carro , com desconto no nome de minha filha pra ela dirigir por mim

Avatar
Vera Heloísa 27 de setembro de 2019

Sou monocular tenho direito a comprar um carro , com desconto no nome de minha filha pra ela dirigir por mim tenho 67 anos

Avatar
Wesley Fabricio da Silva 27 de junho de 2019

Tenho esclerose múltipla,mas a algum tempo não vou mas as consultas, fiquei interessado como faço

Avatar
Judite Piza 24 de junho de 2019

Boa tarde. Fiz o procedimento requerendo o isenção de veiculo para deficiente físico para meu marido que no momento e funcionário publico e exerce a profissão de motorista com categoria E, ate então o procedimento foi fácil através do sistemas sisen, fui surpreendido com a exigência da equipe medica pois os mesmo dizem que meu marido só poderá dirigir carro aptado nas mãos . A cirurgia que ele fez na L5 s1 na coluna parte lombar obtendo quatro pinos. A questão é , isso é verídico? que ele só poderá dirigir carro dessa natureza ou tem ambaro jurídico para dirigir um carro automático.

Avatar
Tereza 22 de junho de 2019

OLA,tenho um filho autista posso tirar,CNH especial?

Avatar
kenji 16 de novembro de 2019

se for totalmente dependente sim…. pois existem muitos altistas que se viram sozinhos.

Avatar
Regina Antunes 18 de junho de 2019

É um absurdo ter que fazer prova prática, mesmo sendo habilitada há mais de 20 anos e não tendo nenhum ponto na carteira. Puro mecanismo para ganhar dinheiro. Pior, vc só consegue realizar as provas via auto escola, que cobram fortunas. Caso contrário, se quiser fazer “sozinho”, não consegue. É tanto empecilho que colocam, que te obrigam a contratar uma auto escola. País dos absurdos se reafirmando.

Avatar
Rosivana 11 de junho de 2019

Boa noite meu nome é Rosivana gostaria de saber Porque é tão caro para tirá uma carta especial? Tenho problema de coluna fui em uma auto escola é ficar 1900 reais para tirá uma carta especial obrigada

Avatar
Valéria dyas 9 de junho de 2019

Fiz uma nefrectomia a 3 anos, e tenho q passar por exames de rotinas para vistoriar o outro rim a cada 6 meses pois tenho diversos cauculos no q sobrou, será q tenho direito ? Sou de SP.

Avatar
samuel mendes 6 de junho de 2019

oi….. sou surdo. eu moro em juiz de fora . eu ja tentei procurar um auto escola querendo tirar carteira. mas o moço disse que eu precisar la Belo horizonte para fazer emaxe medico, é verdade obrigação??? obrigado.

Avatar
Gleyson 30 de maio de 2019

Tenho 47 anos e tive um AVC isquêmico a 3 anos e meio e moro no sul de minas

Avatar
kenji 16 de novembro de 2019

creio que somente se o AVC deixou sequela, tipo alguns membros incapacitados….

Avatar
Romis Matheus da Costa Silva 18 de maio de 2019

Cefaléia crônica enxaqueca clássica com aura sem dor e formiga to nas mãos tem direito a CNH especial

Avatar
Romis Matheus da costa silva 17 de maio de 2019

Eu tenho uma doenca chama se cefaleceia crônica com aura mais não tenho dor apenas sinto um pouco de formigamento nas mãos tenho direito a CNH especial

Avatar
André Arantes 16 de maio de 2019

Quais os tipos de de prótese que dão direito?

Avatar
kenji 16 de novembro de 2019

creio que protese na perna e braço

Avatar
Cynara Veronezi 15 de maio de 2019

Olá, minha mãe de 75 e meu pai de 78 realizaram o exame pra retirar a carteira especial de motorista e só meu pai conseguiu, pois minha mãe fica nervosa e não consegue. Ela tem prótese no joelho, porém desenvolve e está apta a dirigir carro normal, sem dificuldades., com carta de mais de 30 anos. Ela quer voltar a ter carta normal pois a dela venceu e ela não consegue tirar a especial. Como agir nesta situação? Aguardo uma explicação para este problema! Obrigada

AutoPapo
Alexandre Carneiro 15 de maio de 2019

Olá, Cynara, como vai?
Até onde sabemos, não há meio lícito para obter a carteira sem passar pelo exame. Em outras palavras, é imprescindível ser aprovado no exame para receber a habilitação. Talvez uma alternativa para sua mãe seja um fazer um tratamento ou alguma atividade para ficar mais relaxada durante tal procedimento.
Abraço e boa sorte!

Avatar
Sueli Vignoli de Oliveira 14 de maio de 2019

Tive ca de mama, com retirada de linfonodos no braço esquerdo, ao renovar a cnh após o ocorrido fiz os procedimentos para cnh especial. Hoje ao renovar novamente, com todas a taxas pagas, o médico do Detran se recusou a me fornecer a CNH especial e me encaminhou para renovação comum em autoescola. Na autoescola me informaram que devo proceder como habilitacao nova, com todas as aulas, exame,etc…É correto isto? Sou habilitada desde 1994!!!

Avatar
Maria das dores rodrigues 13 de maio de 2019

Ola boa noite já fiz 5 cirurjia de protese no femor
E uma na coluna tenho 4 pinos na coluna e não coscegui a carteira especial gostaria de um concelho

Avatar
Leanderson Da Paixão Santos 13 de maio de 2019

Na verdade tenho uma pergunta eu tenho 38 anos trabalho como motorista profissional categoria E fiz uma cirurgia na coluna tenho 2 pinos e 6 parafusos eu posso ter a cnh especial na minha categoria? Já que não me interfere dirigir veículos pesando desde que seja automático?

Avatar
Rodnei 9 de outubro de 2019

Amigo estou na mesma dúvida

Avatar
Luana 10 de maio de 2019

Quem tem filho com escoliose tem direito de. Pcd?

Avatar
kenji 16 de novembro de 2019

creio que nao, somente filhos com autismo severo totalmente dependente

Avatar
Milton de lima Andrés 10 de maio de 2019

Boa tarde tromboangerite obliterante já perdi um dedo do pé esquerdo tenho ateromatose difusa ao longo das artérias.

Avatar
Robson Nunes 9 de maio de 2019

A 2 anos e meio, fiz uma cirurgia de câncer de próstata e tenho um sério problema na coluna: bico de papagaio e desgaste! Já fiz 3 denervacoes e ainda encontro-me em tratamento!
Será que tenho direito a habilitação especial?

Avatar
Gleyson 7 de maio de 2019

Eu tenho habilitação a 20 anos e tive um AVC isquêmico a 3 anos e meio, moro em Machado, no sul de minas

Avatar
ariston 1 de maio de 2019

Tenho toxoplasmose posso tirar cnh

Avatar
vera lúcia 1 de maio de 2019

Boa tarde. Tenho menos de 1,50 de altura e também já operei hérnia de disco. Tenho cnh comum. Posso pedir alteração e direito a isenção de ipva?

Avatar
Fernando Martins 30 de abril de 2019

Bom dia sou renal crônica como faço para tirar uma habilitação de carro vc pode me dar uma orientação queria tirar uma habilitação de carro

Avatar
Maurilio Pinho 29 de abril de 2019

Fui vitima de infarto, passei por duas angioplastias e coloquei três stents. Tenho direito a CNH especial?

Avatar
Leandro Rios 29 de abril de 2019

Fiz duas cirrugia no pé esquerdo tenho uma placa interna e 6 parafuso tenho dificuldade em Serra embreagem logo o pé incha de acodo com o movimento que fasso e trava. Tenho direto a CNH especial.

Avatar
Sueli Martins 23 de abril de 2019

Boa tarde! Gostaria de saber se a CNH especial é concedida só para quem já possui a CNH normal.

Avatar
James Souza Carvalho 21 de abril de 2019

Tive paralisia facial quando criança, eu tenho direito?

Avatar
Lucas Leonardo Almeida 18 de abril de 2019

Boa tarde!

Tenho Hidrocefalia Congênita, tenho direito a CNH especial? Mesmo não tendo sequela?

Avatar
Gleyson 18 de abril de 2019

Tenho 47anos e um AVC isquêmico a 3 anos e meio e minha habilitação vence em setembro

Avatar
ELAINE CRISTINA SIMOES 7 de novembro de 2019

Nada a ver mais tenho q te apertar pois só agora descobriram porque tive 2 avc esquemicos demorou muito o diagnóstico…48 anos tenho um furinho no coração do agora descobriram o porque do avc só um alerta tá ora vc pesquisar seu avc

Avatar
Jane Cândida 15 de abril de 2019

Boa noite!
Tenho artrose nos dois joelhos, iperlordose, sifose, tendinite no ombro e epicondilite no cotovelo.
Posso adquirir a CNH especial? Tenho direito de comprar carros com desconto?

Avatar
Kenji 16 de novembro de 2019

acredita que fui falar com um cara que mexe com esse negocio e ele falou que dor nao eh motivo para tirar cnh especial… Nao acreditei no que ele falou… tem cada doido seu….

Avatar
Tiago 14 de abril de 2019

Tive uma MAV a 8 anos e submetido a embolizaçao tive um avc hemorragico. Pós cirúrgico. Algumas crises convulsivas, que foram controladas.Ha 3 anos sem crises convulsivas ,controladas por medicamentos,e com sequelas de hipersensibilidade em algumas áreas da perna esquerda.tem cid de Mav, cid de crise convulsiva….
Fato é,sou pcd pelo INSS. A pergunta .Tenho direito Às isenção?E qual cid usaria?Poderia pedir um apenas de avc junto com Mav?obrigado

Avatar
Meu nome é Rose 10 de abril de 2019

Boa noite! Gostaria de saber se deficiente auditivo pode fazer a CNH? Meu filho é surdo e gostaria de tirar a carteira de habilitação A e B.

AutoPapo
AutoPapo 11 de abril de 2019

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os deficientes auditivos não só podem ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como devem receber apoio dos órgãos responsáveis durante todo o processo de habilitação.

Art. 147-A. Ao candidato com deficiência auditiva é assegurada acessibilidade de comunicação, mediante emprego de tecnologias assistivas ou de ajudas técnicas em todas as etapas do processo de habilitação. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)

§ 1o O material didático audiovisual utilizado em aulas teóricas dos cursos que precedem os exames previstos no art. 147 desta Lei deve ser acessível, por meio de subtitulação com legenda oculta associada à tradução simultânea em Libras. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)

§ 2o É assegurado também ao candidato com deficiência auditiva requerer, no ato de sua inscrição, os serviços de intérprete da Libras, para acompanhamento em aulas práticas e teóricas. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)

Avatar
Jaqueline 25 de julho de 2019

Minha mãe tem deficiência auditiva e também artrose e escoliose. Posso fazer como condutor para ela?

Avatar
CLAUDEMIR GROVO 3 de abril de 2019

Fiz cirurgia e tenho uma protese e quatro pinos, medula comprimida, fiquei com sequela na perna direita, perdi massa, e ostoporose tenho direito de adquiri veiculo com isenção? posso tirar dirigir o carro, e o meu filho que me acompanha tambem?

Avatar
Angela 2 de abril de 2019

Boa tarde!
Meu esposo recentemente operou do joelho direito (Ligamento), está em tratamento fazendo reabilitação. Tem direito?

Avatar
FLAVIO 31 de março de 2019

Comprei um carro só com a iseção de IPI (alienação de dois anos) e o documento do carro veio com alienação de 4 anos. Está correto?

Avatar
diver 2 de abril de 2019

2 anos sem isençao de ipva e 4 anos c isençao de ipva.

Avatar
Gleyson 23 de março de 2019

Eu tive um AVC a 4 anos e tenho de renovar em setembro deste ano

Avatar
Gerson Mota 6 de outubro de 2019

Boa noite, meu nome é Gerson, tenho a mesma duvida, em 2020 vence a minha normal tive avc ha um ano. Como proceder?

Avatar
Gleyso 20 de março de 2019

Sou de Machado, tenho que me deslocar até BH para fazer a perícia

Avatar
Claudio 5 de março de 2019

Sou paraplegico sou de Assai e aqui no tira CNH es

Avatar
Alzelina 6 de março de 2019

Sou mastectonizada da mama direita com esvaseamento das axilas , nao consegui passar pelo detram de mg ja fui la 2 x , e minha 1 cnh , estou indgnada, pois na lista de direito estou incluida…….eles passam quem eles quer.

Avatar
Claudio 5 de março de 2019

Sou paraplegico

Avatar
Evandro Kipper 20 de fevereiro de 2019

Quanto anos tenho que ficar com o carro depois de comprar um O K icms e ipi .

Avatar
Cinara fraga Barbosa 17 de fevereiro de 2019

Sou desempregada posso fazer a carteira de habilitação

Avatar
Carlos Oliveira Miranda 17 de fevereiro de 2019

Isso é uma lei que só beneficia deficientes rico , porque qual a vantagem para quem é deficiente e não tem condições de comprar um carro zero km????? O cartão de estacionamento???????

Avatar
Marcus 22 de março de 2019

Você tem outros direitos como não pagamento de IPVA mesmo adquirindo carro usado.

Avatar
delmar silveira machado 1 de maio de 2019

ola bom dia como assim tbm tenho direito a nao pagar ipva sendo pcd no carro usado??

Avatar
Liziane Emilly Koelbl 17 de fevereiro de 2019

Oi tenho esclerose múltipla posso tirar CNH???!

Avatar
Tânia Rodrigues Moraes 21 de agosto de 2019

Oi meu nome é Tânia Rodrigues Moraes eu tenho uma filha com deficiência neurológica eu tenho direito à CNH como Fasso

Avatar
Rafhael Rodrigues Januário 16 de fevereiro de 2019

Olá boa noite, fiz cirurgia de artrose na coluna, tenho 6 pinos e 2 hastes na região lombar já trabalho como PCD. Tenho direito a habilitação especial ?

Avatar
Santos 17 de fevereiro de 2019

Sim! Procure uma auto escola da sua cidade ou
o Denatran que te informarão de todo o procedimento necessário.

Avatar
Adilson 1 de maio de 2019

Vá até ao DETRAN da sua região com sua habilitação, laudos médicos, laudos da cirurgia e dê entrada, não precisa pagar para este serviço, vai demorar, passará por uma perícia. Se for apto seguirá um protocolo interno. E receberá a carteira.dai dará entrada no laudo juntamente ao DETRAN para facilitar sua vida na isenção dos impostos.. só é demorado se tiver direito consegue.

Avatar
Alan do nascimento pires 24 de julho de 2019

Sério preciso renovar a minha operei o femura perna ficou menor q a outra vou fazer cirugia hérnia de disco ….consigo gratuita sou de São peulo

Avatar
Regineide Morais dos Santos 9 de dezembro de 2019

Não preciso de auto escola pra fazer novos exames já tenho cnh

Avatar
Antônio Marques dos Santos 16 de fevereiro de 2019

Oi eu sou deficiência auditiva

Avatar
Wanderson Francisco Da Silva 6 de novembro de 2019

A onde tira a carteira de motorista de pcd

Avatar
Valnei Carvalho Souza 15 de agosto de 2020

Tenho deficiência visual só encherão com um olho tem direito a abilitacao especial

Avatar
Leandra varella da Silva 4 de outubro de 2020

Boa tarde!
Fiz uma cirurgia de artrose e perdir o movimento do pé esquerdo e minha perna ficou mas curto.
Com faço para retirar carteira dela CNH.
Sendo que cheguei tirar carteira de moto.

Avatar
Silvane 28 de outubro de 2020

Bom dia!
Eu fiz duas cirurgias na cervical 4 pinos na coluna.
E tenho artrite reumatoide…meu lado esquerdo do braço punho cotovelo e ombro com sequelas tenho crises muito fortes de dores.
Tenho o direito da CNH especial?

Avatar
Deixe um comentário