A tradicional marca japonesa de eletrônicos agora aposta em um veículo feito em parceria com a fabricante do iPhone
Conhecida no Brasil pelos televisores e videocassetes que marcaram época, a Sharp anunciou sua entrada no setor automotivo. A tradicional fabricante japonesa apresentará um conceito de minivan elétrica no Tokyo Auto Salon de 2025, com produção prevista para 2027.
A Sharp apostará em um modelo minimalista, voltado para famílias e com custo competitivo, segundo o jornal Nikkei. A proposta é oferecer um veículo acessível, confortável e com experiência interna semelhante a uma “sala de estar sobre rodas”.
O projeto conta com suporte da Foxconn, controladora da Sharp e responsável pela manufatura do iPhone.
VEJA TAMBÉM:
A movimentação da Sharp ocorre em um momento de transformação da indústria automobilística, impulsionada por tecnologias elétricas e soluções definidas por software —cenário que tem atraído empresas antes distantes das linhas de montagem de veículos.

Embora o lançamento represente uma nova etapa para a marca, esta não é sua primeira iniciativa no setor: em 2024, a empresa apresentou o conceito LDK+, similar a uma van. A minivan de agora, que será exibida no Japão, deverá ser mais leve e manter o foco em oferecer um interior versátil e voltado ao entretenimento, quase como um cinema móvel.
A aquisição de 66% da Sharp pela Foxconn em 2016, por US$ 3,5 bilhões, marcou o plano da empresa taiwanesa de diversificar negócios além da produção de eletrônicos. A entrada no mercado automotivo pode fortalecer a presença da marca em um segmento em ascensão.
A Foxconn já havia demonstrado interesse no setor com tentativas de produzir veículos elétricos nos Estados Unidos, além de parcerias como a realizada com a Mitsubishi. Para a minivan da Sharp, fornecerá uma plataforma de 800 volts e tecnologias que incluem portas deslizantes, projetor e tela retrátil.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|