Stellantis que acabar com os cromados por motivos de saúde
Um dos elementos usados para conseguir esse tipo de acabamento pode causar doenças graves, chefe de design aponta alternativas
Um dos elementos usados para conseguir esse tipo de acabamento pode causar doenças graves, chefe de design aponta alternativas
Você curte um carro com vários detalhes cromados? Se a resposta foi “sim”, melhor tirar as marcas da Stellantis de sua lista de compras. O grupo declarou guerra a esse tipo de acabamento.
O novo Jeep Wagoneer S foi o primeiro lançamento da Stellantis que aboliu os cromados pela carroceria. O SUV elétrico utiliza apenas acabamentos escurecidos em sua versão de lançamento, o brilho fica por conta da iluminação em LED.
VEJA TAMBÉM:
O motivo dessa “guerra aos cromados” não é por estilo. Segundo a CNN, a Stellantis quer se livrar do Crómio hexavalente, também conhecido como “crómio 6”.
Esse elemento é usado para produzir os acabamentos cromados para automóveis, ele é altamente cancerígeno. Segundo o Conselho de Recursos do Ar da Califórnia, o crómio 6 é o contaminante mais potente e tóxico que existe no ar do estado.
O risco de doenças está no processo de produção dos frisos e emblemas, não existe risco de contrair doenças ao entrar de contato com o logo cromado da montadora na grade. Além do crómio 6 entrar em contato com os trabalhadores nesse processo, ele é jogado no ar.
Segundo o chefe de design da Stellantis, Ralph Gilles, a empresa está preparando acabamentos novos e mais interessantes que os cromados para os próximos lançamentos. Ele aponta misturas de texturas, imitação de aço escovado, metais polidos e bronze como alternativas ao cromado para quem não curte o preto brilhante.
Não é só a Stellantis que está tentando se livrar dos cromados. A Volkswagen também procura maneiras de não precisar mais do Crómio hexavalente em seus próximos carros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |