Suzuki Vitara ganha versão elétrica para 2025
SUV totalmente elétrico chega sob plataforma Heartect-e com tração integral; Suzuki ainda faz mistério sobre detalhes da motorização
SUV totalmente elétrico chega sob plataforma Heartect-e com tração integral; Suzuki ainda faz mistério sobre detalhes da motorização
A Suzuki acaba de anunciar a versão 100% elétrica do Vitara sob nova plataforma e com algumas novidades divulgadas em termos de mecânica, design e tecnologia. O novo SUV denominado eVitara deve chegar ao mercado em 2025.
Com essa apresentação, a marca japonesa entrou para a lista de fabricantes que querem explorar o segmento de carros elétricos. Esse tipo de veículo que está em ascensão no mundo todo apresenta uma série de vantagens e desvantagens próprias, mas atende muito bem quem deseja economia no dia a dia, menor impacto ambiental e tem acesso a uma infraestrutura de carregamento.
VEJA TAMBÉM:
Dessa forma, assim como a Fiat ‘apelou’ para o 500 e a Mini para o Cooper, a Suzuki decidiu investir em uma versão elétrica do seu SUV, que é um dos modelos mais clássicos da montadora. O novo modelo chega com estilo mais invocado e com apenas duas janelas laterais que remetem ao passado quando o Vitara só estava disponível com somente duas portas.
O eVitara foi construído sobre a plataforma Heartect-e desenvolvida para carros elétricos e, apesar de ser compacto, possui um bom espaço interno e de porta-malas. Seu design segue os traços do conceito eVX, apresentado na Índia em 2023 e indica que o modelo deve ser produzido em escala global.
No interior, a marca investiu em refinamento e tecnologia, com direito a quadro de instrumentos agregado com multimídia, em uma ampla moldura flutuante. Além disso, o Suzuki Vitara elétrico conta com assistentes de condução e serviços de conectividade fazem parte do pacote de comodidades a bordo.
A respeito de informações sobre a mecânica, a marca ainda esconde o jogo e ainda não divulgou dados técnicos sobre potência e nem capacidade das baterias. Mas já está claro que o veículo terá tração integral e, por isso, é possível afirmar que serão pelo menos dois motores, um para cada eixo.
A marca ainda explica que o Suzuki eVitara utilizará células de fosfato de ferro-lítio, mas não especificou sua capacidade. O que a fabricante fez questão de divulgar é que as pilhas, assim com a nova plataforma, foram projetadas para serem leves e não elevar demais o peso final.
Nos resta agora aguardar mais informações para bater o martelo se esse será um lançamento notável ou só mais um modelo que chega com a onda dos carros elétricos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Para mim a SZK morreu após de tirar o GV3 4×4
Só resta único: Jimny Sierra….
Tenho o meu GV3 4×4 2014 top de linha com teto + aro 18 etc e o meu xodó Samurai 93…..!
Resto já acabou dentro da marca….
Vamos lá.
Um fora de estrada elétrico, sério mesmo isso?
Sei lá, tipo, leva um galão sobressalente com energia elétrica? Painel solar no teto? Ou quem sabe um gerador a gasolina?
Meu Deus do céu, só rindo desses Eletro-Enzos.
😂