Tesla é a marca de carros mais perigosa dos Estados Unidos, aponta estudos
A marca teve a maior média de acidentes do tipo por quilômetro de todo o país e ainda apontou que um dos carros mais clássicos dela é o mais perigoso
A marca teve a maior média de acidentes do tipo por quilômetro de todo o país e ainda apontou que um dos carros mais clássicos dela é o mais perigoso
Um estudo conduzido pela iSeeCars revela que a Tesla é a marca com a maior taxa de acidentes fatais entre todos os fabricantes de veículos que rodam nos Estados Unidos. A pesquisa analisou dados de acidentes entre 2017 e 2022, com foco em incidentes que resultaram em ao menos uma fatalidade. Como resultado, a marca de elétricos apresentou uma taxa média de um acidente fatal com um Tesla a casa 178 milhões de quilômetros rodados nas estradas do país.
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A análise utilizou informações do “Sistema de Relatórios de Análise de Fatalidades dos EUA”, determinando que, em média, um acidente fatal ocorre a cada 357 milhões de quilômetros percorridos por veículos de diversas marcas. No entanto, a Tesla apresenta uma taxa de acidentes fatais de 5,6 por bilhão de quilômetros, o que significa que, em média, ocorre uma fatalidade a cada 178 milhões de quilômetros rodados com um modelo da marca.
Embora esses dados não possam ser diretamente usados para avaliar a segurança de um veículo, eles destacam uma correlação com o comportamento dos motoristas.
Em entrevista par ao Auto Motor Sport, o analista sênior da iSeeCars, Karl Brauer, esclarece que a maioria dos veículos da Tesla possui boas classificações de segurança, sugerindo que o design do veículo não é o principal fator.
Os modelos nesta lista provavelmente refletem uma combinação de comportamento do motorista e condições de direção, que levam a mais acidentes e mortes”, afirma Brauer.
O estudo também revelou que o Tesla Model Y é o modelo mais perigoso da marca, com uma taxa de acidentes fatais de 10,6, quase cinco vezes superior à média dos SUVs. O Model Y ocupa o sexto lugar geral no ranking, ficando atrás apenas de modelos como Hyundai Venue, Chevy Corvette, Mitsubishi Mirage, Porsche 911 e Honda CR-V Hybrid. O Tesla Model S, por sua vez, apresentou uma taxa de 5,0, o dobro da média.
A Tesla também enfrenta críticas em relação ao mecanismo da maçaneta das portas, que foi apontado em vários acidentes, onde ocupantes não conseguiram sair do veículo a tempo.
Por fim, a pesquisa também analisou os acidentes de acordo com o tipo de veículo. Carros pequenos foram identificados como os mais inseguros, especialmente devido à desvantagem em termos de tamanho e peso em relação a veículos maiores. No contexto dos EUA, onde carros grandes são predominantes, a física das colisões faz com que veículos menores, como os compactos, sofram mais danos em acidentes com SUVs ou picapes. “Mesmo com materiais resistentes e airbags, é difícil superar as leis da física”, comenta Brauer. “Quando dois carros pequenos colidem, as forças se equilibram, mas quando um compacto e uma picape grande se envolvem, o carro menor geralmente sai perdendo.”
O estudo sugere que, embora a Tesla seja uma marca com boas avaliações em termos de segurança, o comportamento do motorista e o tipo de colisão são fatores determinantes para a ocorrência de fatalidades.
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