Tesla fecha 2022 com perdas de R$ 3,75 trilhões e a culpa é de Musk
Marca de Elon Musk teve seu pior resultado motivada por queda de demanda por automóveis e até mesmo a compra do Twitter
Marca de Elon Musk teve seu pior resultado motivada por queda de demanda por automóveis e até mesmo a compra do Twitter
A Tesla fechou o ano de 2022 com desvalorização na casa dos US$ 700 bilhões, ou R$ 3,75 trilhões, desde o início do ano passado. O valor corresponde a quase a metade do PIB brasileiro em 2021.
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A queda nos papeis da fabrica de carros elétricos de Elon Musk se deve a vários fatores. A começar pela queda de demanda no segmento de automóveis, principalmente na China, que vive uma retomada de mercado mais lenta que o previsto.
Mas o que demoliu as ações da Tesla foi a novela da compra do Twitter. A insistência de Musk em comprar a rede social gerou desgastes e desconfiança dos investidores, mesmo com o início das operações nas plantas de Austin, no Texas, e Brandemburgo, na Alemanha.
E ao mesmo tempo que o bilionário batalhava para comprar a rede do passarinho, a projeção de ampliação da produção nas plantas de Fremont (Califórnia) e Xangai, não foi divulgada. A promessa seria de um aumento de 50%.
“Não se preocupe muito com a loucura do mercado de ações. À medida que demonstramos um excelente desempenho contínuo, o mercado reconhecerá isso”, disse Musk aos funcionários da Tesla, em uma mensagem divulgada após o Natal.
Apesar da desconfiança do mercado, a Tesla ampliou suas vendas em 40% em 2022. Foram 1,31 milhão de unidades entregues. No ano anterior, a marca vendeu 936 mil elétricos.
Mesmo assim, os números do quarto trimestre ficaram abaixo das expectativas do mercado financeiro. Era esperado que fossem licenciados 427 mil unidades, mas os números devem ficar na casa dos 410 mil carros.
Trata-se de uma variação pequena, mas que coloca os investidores em estado de alerta. Musk chegou a enviar um e-mail para os funcionários pedindo para que eles ajudassem, de forma voluntária, na entrega dos carros até 31 de dezembro.
Quando a Tesla iniciou suas operações em 2008, quase nenhuma marca apostava em elétricos. Naquela época basicamente a Toyota explorava o segmento eletrificado com o híbrido Prius.
Hoje o cenário é outro, General Motors, Ford entraram na briga com força total. E novos rivais como a Rivian fizeram com que a Tesla deixasse de ser algo diferenciado.
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